Do que se trata “-Relevo, +Música”? Sobre o blog…

Lucas Henning
-Relevo, +Música
Published in
6 min readJan 28, 2019

Fala galera, beleza?

Inspirado na reformulação da logotipo aqui do meu medium, que ganhei de presente de uma querida amiga, resolvi contar um pouco das motivações, propostas e pretenções que tenho com esse espaço. Espero que curtam ;)

Logos antigas. A mais recente será apresentada ao longo do post.

Por que do nome, “-Relevo, +Música” ?

Bem, a idéia desse nome já vem de alguns anos e existe um motivo para essa escolha. Eu queria um nome que refletisse um conceito que eu sempre tive quando se fala de música: “nem sempre o que tem maior destaque, maior visibilidade, de fato é o que mais sensibiliza e marca as pessoas”.

A música mudou a minha forma de ver a vida muito cedo, com 13, 14 anos, através de bandas que eu amava como Green Day, Bad Religion, Rise Against, Anti-Flag, Sugar Kane, Dead Fish. Elas me ensinaram que a música poderia ir muito além do papel de “trilha sonora”, ela pode te fazer refletir, contestar, criticar, entender, mudar a ótica sobre determinados temas, expandir tua visão de mundo, e te colocar de forma empática em uma realidade distante da que se apresenta a você. Depois eu percebi que isso não se aplicava só ao rock/punk rock/hardcore.

Cada estilo musical tem uma história, uma raiz, uma origem. Cada um deles teve/tem uma “função” que ia/vai muito além do entretenimento. Eles se originaram por conta de restrições, questionamentos do status quo de uma determinada época, vontades de mudança, e engajamento das pessoas.

Paul Van Dyk — Influente DJ alemão. Um dos mais respeitados mundo.

Com o passar dos anos eu vim a compreender a música como uma forma de comunicação subjetiva, que pode vir a ter um significado tão único e especial para cada pessoa. Ela pode refletir um momento/sentimento, mesmo você não conhecendo a origem dela e para que ou porque ela foi feita. Mesmo assim, ela pode vir a te provocar alguma sensação ou trazer sentimento a tona.

Quando eu penso nisso, eu me lembro de vários shows que eu fui. Uma cena comum é ver pessoas de diferentes idades, diferentes tribos, diferentes culturas, cantando uma determinada canção a plenos pulmões. Umas em um momento de celebração com amigos, outras com os olhos fechados cantando como uma oração, outras sorrindo e dançando aproveitado cada momento, outras emocionadas e até com os olhos cheios de lágrimas.

Não conheço nenhuma outra “força” capaz de reunir essa diversidade de pessoas por uma causa tão comum, e que mantenha esse caráter singular para cada um dos presentes. Durante esses momentos, a gente esquece dos problemas da vida, do trânsito, dos conflitos pessoais, e consegue focar em ter acesso a uma parte extremamente íntima do ser humano. Uma parte que em boa parte do tempo não temos acesso de forma voluntária. Pra mim, esse sentimento é música.

Eu dei essa volta toda pra dizer que o nome “-Relevo,+Música” é também sobre isso. Conectar pessoas, enxergar a música de uma forma muito mais ampla.

Retirada das Aulas do Professor Marciano Dantas

Relevo é uma posição de destaque se comparada a planície. É um lugar mais alto onde todas as pessoas que estão em uma altitude mais baixa conseguem enxergar facilmente. Expandido essa licença poética, isso não é sinônimo de que esse artistas “atingem” ou “conquistam” mais pessoas com suas músicas, apenas que tem maior visibilidade, entendem a diferença?

Minha proposta com esse espaço é apresentar músicas que toquem as pessoas, que façam elas se conectarem a momentos, sentimentos, e épocas diferentes. Existem diversos espaços que falam de artistas e bandas que possuem mais destaque ou atraem mais clicks, minha proposta aqui é falar de música.

Falando da Logo…

Inspirado no nome desse espaço, alguns dias atrás eu fiz um desenho no meu caderno, que com certeza não é um dos meus pontos fortes como da para perceber, e passei para uma amiga dar uma opinião. Não sobre o desenho em sí, mas sobre o conceito que eu queria explicitar com essa marca.

Alguns dias após encaminhar esse “ “ “ belo” “ “ rascunho para minha amiga, que é também uma das pessoas que mais me incentiva e estimula a escrever aqui, ela me presenteou de forma inesperada com essa bela logo que passa a ser a ilustração oficial desse espaço.

Criada por Agnes Lina Tsukuda — https://www.behance.net/agneslinatsukuda

Como dito na sessão anterior, as montanhas aqui representam lugares altos, onde se tem destaque na paisagem, e uma torre de sinal de rádio transmitido música acima dessas montanhas é um bom simbolismo.

De imediato eu adorei essa logo, e me trouxe a lembrança do selo de antigas gravadoras. O formato redondo me lembra muito o selo impresso no centro dos discos de vinil, umas das minhas paixões também.

…mas, qual a proposta? O que você pretende com esse espaço?

Não tenho pretensão de ser um crítico musical, e nem julgar tecnicamente bandas, discos, e artistas, mas eu gostaria de falar do ponto de vista de ouvinte, de um cara que é apaixonado por música em toda sua extensão. Que tem dedicado, por paixão mesmo, muito tempo para conhecer, escutar, estudar, e entender diversos movimentos musicais, e estilos. Tenho um verdadeiro fascínio em pesquisar e encontrar propostas musicais interessantes, que se confundem a cultura dos lugares e a determinadas épocas.

Por uma necessidade pessoal de querer encontrar pessoas para conversar sobre esses temas, e também reunir/centralizar tudo que eu tenho conhecido ao longo dos anos eu resolvi criar esse espaço para trocar essas indicações e idéias.

Pretendo falar primeiramente de forma informativa a respeito dos temas, e depois de uma perspectiva extremamente pessoal a respeito de bandas, iniciativas, e temas que eu acredito estarem “abaixo do radar” da grande mídia.

Nação Zumbi — Fusão de Maracatu com Rock.

O Brasil é o pais musicalmente mais diverso e rico do mundo, até por um reflexo étnico também. Eu fico indignado ao ver a grande maioria dos espaços midiáticos que atingem o maior número de pessoas em extensão territorial, considerar que nossa música atual se resume a 2 ou 3 segmentos, e uma dúzia de artistas que culturalmente representam pouquíssimo. Moldam seus trabalhos seguindo tendências passageiras, sem se preocupar com sua discografia ou o legado que está sendo deixado.

Por entender e acreditar que a música vai muito além de simples entretenimento e da cultura de massa, é que eu me dedico a escrever e compartilhar minhas descobertas com vocês aqui.

Sejam bem vindos, e espero que gostem do “-Relevo,+Música”.

Lucas Henning
https://www.facebook.com/LHBriz

--

--