Joss Stone — 20 Years of Soul World Tour — Curitiba (25/04)

Lucas Henning
-Relevo, +Música
Published in
6 min readApr 25, 2023

Hoje eu vi um dos shows que mais estava ansioso para assistir. Pra mim uma das principais cantoras atemporais da atualidade, Miss Joss Stone. No final desse post vou contar uma história pessoal com o show dessa diva do modern soul.

A cantora está em turnê comemorando 20 anos do seu disco de estréia , "The Soul Sessions", e para isso ela criou um show extremamente arrebatador com uma banda muito afiada tocando pesado, com direito a metais e backing vocals que abrilhantam ainda mais as músicas de seu repertório.

O palco montado com apenas um pano rugoso ao fundo junto somado aos grande efeitos de iluminação do show ajudam a criar uma atmosfera imersiva e um clima diferente a cada música. Surpreendentemente a cantora troca de roupa ao longo do show onde para também refletir os seus diferentes momentos musicais ao longo da noite, sempre descalça.

Joss é um carisma a parte , o tempo todo se movimentando, sorrindo, interagindo com a platéia, arriscando frases longas e agradecimentos em português, ela aje como se o palco fosse o seu habitat natural.

Crédito Imagem Curitiba Cult (https://www.instagram.com/p/CrcR1fZMfbA/)

Apesar do show ser extremamente sincronizado / roteirizado na questão de arranjos, luzes, iluminações secundárias, a musicalidade da Joss e sua banda soa extremamente vivo e orgânico e nunca fica em segundo plano. O espaço que ela dá para os seus músicos é impressionante, todos tem seus momentos de brilhar ao longo do show, onde as luzes se apagam e focam em um determinado músico para deixar ali a sua assinatura. A impressão que dá pra quem está assistindo é que todo mundo se divertindo muito no palco, e o clima parece super leve. A presença da Joss é hipnotizante e sublime, sendo por sua beleza, sua maneira natural de se movimentar, seu sorriso sempre aparente enquanto canta, e por sua voz única que orquestra tudo.

Falando da montagem do show , a primeira parte dele ela vai apresentando músicas pinçadas dos seus discos e apresentando na ordem cronológica dos seus lançamentos junto com uma narrativa muito pessoal do período que estava passando em cada momento onde escreveu ou gravou determinadas músicas. Pra quem conhece um pouquinho da história da artista , parece que passa um filme na cabeça.

Resumidamente, ela começou aos 15 anos lançando o disco que dá nome a turnê, e imediatamente ela já foi considerada uma promessa da música soul moderna. Esse disco trouxe apenas covers lado B muito bem escolhidos e re-arranjados da soul music mundial, the "The Soul Sessions"— 2003. Apenas 1 ano depois ela lançou o primeiro disco com suas músicas autorais que levou o nome dela para o mundo com talvez os maiores sucessos da sua carreira lançados até hoje: "Mind Body and Soul" — 2004.

Após isso, ela lançou um disco chamado "Introducing Joss Stone"-2007 , onde ela diz que foi onde de fato teve uma liberdade maior de mostrar várias facetas da sua personalidade, extensão, e influências musicais fora do estereótipo da cantora "jovem de soul music", o título a qual ela provou ao longo dos anos que era pouco para a definir como artista. Após isso veio um disco chamado "Colour Me Free"-2009 onde foi marcado por um período turbulento em que ela queria se desvinciliar de sua gravadora EMI, onde ela transformou em uma briga pública onde não fazia questão de esconder sua satisfação. Além de não conseguir ser liberada, ela pagou uma multa milionária para quebra do contrato, se desvincular da gravadora, e abrir seu próprio selo.

Outro marco de sua carreira foi o lançamento de um disco com influência s de raeggae, após um contato mais próximo e projetos paralelos com Demian Marley, filho da lenda Bob Marley. Esse disco chamado "Water For Your Soul"-2015 e é uma grata surpresa de como a cantora transita bem por esse estilo , e todo seu swagg combina casa muito com o ritmo jamaícano.

Durante o seu show ela traça muito bem essa linha do tempo de sua carreira e conta, canta, e encanta a plateia com sua narrativa pessoal ao longo do repertório. O show é impecável recomendo a todos.

Como prometido, eu tenho uma história pessoal com um show da Joss Stone. Em Julho/2022 estava fazendo um curso de verão na CSUN, California State University em Los Angeles, junto com um grupo grande de brasileiros que tinham ido lá para esse propósito. Um dos finais de semana que tinhamos livre , separamos para visitar Las Vegas. Eu convenci um grupo de quase 20 brasileiros a ir no final de semana de 15/07 porque a Joss Sotne ia se apresentar com banda em um dos hoteis resorts da cidade, e os ingressos eram super acessíveis pelo show que ela entrega, certca de 30$. . Além de convencer as pessoas a viajar naquele final de semana, convenci algumas outras a ir no show comigo prometendo que elas não iam se arrender e que seria um show inesquecível.

Nota Pessoal : Eu acompanho a carreira da cantora a distância já a muitos anos , vejo ela se apresentando em festivais transmitidos pela internet, eu tinha muito segurança naquilo que estava falando

Ingressos comprados, carro alugado, todos já alocados no mesmo hotel .
No dia do show estávamos a caminho de Las Vegas na freeway saindo de Los Angeles, aproximadamente 4 horas de viagem. Mais ou menos na metade do caminho , atravessando o deserto em um calor surreal, consigo sinal da internet e percebo que recebi um email da Ticket Master de poucas horas atrás, informando que o show tinha sido cancelado por conta da Joss ter positivado para COVID. Fiquei muito frustrado :(.
Morando em Curitiba, eu sabia que eram baixas as probabilidades dela tocar fora do eixo Rio / SP caso viesse ao Brasil .

Alguns meses depois de volta ao Brasil , em meados de Fevereiro/2023 estava conversando por facetime com os amigos do intercâmbio, cada um de uma cidade diferente, quando eu recebo uma notificação dizendo que a Joss acaba de anunciar um show em Curitiba para Abril, na semana no meu aniversário.Entendi como um sinal do destino que eu não poderia deixar passar essa oportunidade e o dia finalmente chegou :)

BONUS PLAYLIST:

Caso você queira conhecer mais das musicas que marcaram esses 20 anos da carreira de Joss Stone, e estão sendo tocadas nessa turnê, eu montei uma playlist como uma curadoria especial das músicas dessa turnê que podem ser ouvidas abaixo no Spotify. Se você curtir, deixe siga a playlist pra ela ficar salva nos seus favoritos.

--

--