Eu me apaixonei por um boneco de videogame

Jessica Miranda
Revista Relvado
Published in
4 min readMar 23, 2018

Meu amor chegou na janela de inverno, no fim de janeiro, um dia após atingir a maioridade. A Fiorentina havia acertado a sua contratação em junho de 2017, antes do início do meu save no Football Manager 2018. Como não tive participação nessa compra, bati o olho no grandalhão sérvio de 1,90m e então aceitei emprestá-lo por seis meses de volta ao seu país de origem.

Não me condene, leitor. Eu não sabia quem era Dusan Vlahovic. É muito provável que você também não o conheça e é exatamente por isso que este post existe. Nascido em 2000, começou no Estrela Vermelha, mas logo já foi para o arquirrival Partizan quebrar recordes. É o mais jovem a figurar no time principal dos alvinegros e a marcar um gol, tudo com 16 anos.

Juntando isso ao desempenho nas competições de base pelo Partizan e pela Sérvia, o interesse de grandes e endinheirados clubes era inevitável. A mídia especulava o Arsenal como a nova equipe de Dusan, mas foi o time com o melhor uniforme da Europa inteira, a Fiorentina, que acertou a sua transferência, por um milhão de euros.

Daqui alguns poucos anos, o dinheiro investido no adolescente parecerá troco de bala, pois será uma venda a la Baggio — ou Boy George, como o Sócrates o chamava — e Rui Costa.

Por problemas burocráticos, o atacante só poderá estrear na equipe principal da Fiorentina na próxima temporada. Porém, no Football Manager este empecilho não existe e Dusan já pode desfilar sua técnica, agilidade, faro de gol e força usando a camisa viola.

Como havia dito, o sérvio chegou um dia após seu aniversário de 18 anos, em janeiro último. Terminou a temporada 2017/18 emprestado. Ao longo das 340 horas de FM, divididas entre dois saves — além da Fiorentina, o Corinthians — , desenvolvi dois esquemas táticos principais. Em resumo, um 5–4–1 e um 4–1–4–1, ou seja, jogo com apenas um forward.

Giovanni Simeone, primogênito do técnico do Atlético de Madrid, e o senegalês Khouma Babacar se alternavam na linha de frente. Eles não são ruins, fazem gols. Mas não são regulares. Podem furar a rede quatro vezes numa partida e sumir nas próximas sete. Olhando de fora, ostentariam assim a média de 0,5 gol por jogo, quando a participação real seria outra.

Ao contrário dos gols, a frequência das lesões deles é constante. E foi justamente quando perdi os dois quase concomitantemente, por algumas semanas, no ápice de definição do campeonato italiano e da Europa League, que Dusan apareceu em minha vida.

Após terminar a primeira temporada à frente da Fiorentina num honroso terceiro lugar, a diretoria estipulou metas mais altas. Num misto de ingenuidade e soberba, dei meu aval, só para me ver eliminada na fase de grupos da Champions e patinando no italianão. Sem meus dois atacantes, recorri à base, tirando o Dusan do sub-18.

Embora o sérvio marcasse muitos gols nas competições inferiores, a vida no profissional é bem diferente, ainda mais quando o técnico te lança num jogo continental. Pelas quartas de final da Europa League, Dusan jantou o Angers. “Ah, mas é o Angers”. Papou o Milan nas semifinais e marcou os dois do empate na final, contra o Southampton, vencida nos penais — e converteu a cobrança dele, claro.

Chegou ao ponto de que Simeone e Babacar estavam recuperados e eu não queria tirar o já cansado Dusan do time. Apesar de ser grandalhão, é ágil e relativamente veloz. Sai muito da área para fazer tanto o pivô, quanto para organizar o ataque, de frente, enfiando bolas para os meias. Em 16 jogos, foram 14 gols e 4 assistências.

Terminou o ano com a maior média de nota do time e também foi o jogador que mais vezes foi eleito o melhor da partida, com seis prêmios. Foi o pilar do vice campeonato nacional e a estrela do meu primeiro título com a equipe, que para a temporada a começar será moldada em função do garoto sensação.

Dusan Vlahovic será o artilheiro da Copa de 2022, ajudando enormemente a Sérvia a conquistar o terceiro lugar. Depois será vendido ao Real Madrid. Chuteira de ouro a partir da temporada 2023/24, por quatro anos consecutivos. Escreve aí.

Mas para que nem tudo fique apenas na imaginação, veja alguns gols e lances de Dusan no Partizan.

--

--