Como é a sensação de co-criar com o AWAYTOMARS

Descentralização é evolução, a cópia faz estagnar possibilidades.

Renan Serrano
renanserrano
4 min readFeb 20, 2017

--

No processo de co-criação, fiz diferente, ao invés de criar e publicar um desenho eu submeti fotos dos produtos da Trendt:

Awaytomars #512

Dessa maneira pude observar como outras pessoas enxergam a evolução de um produto desdobrando eles em novos itens.

No meu ponto de vista, um produto é relevante quando ele serve de fonte para os rumos da história, ao invés dos designers copiarem produtos, eles podem olhar por outro ângulo, pegando os pontos fracos e fazendo melhorias

É muito difícil lidar com o sentimento da reinterpretação, principalmente quando leva o meu nome, e, em um produto que levei anos formatando. Acabo enfrento constantemente esse sentimento por ter nascido em uma geração centralizadora mas sei que pra me adaptar, terei que aceitar que o presente é descentralizado e o futuro é distribuído.

  • A visão centralizadora: a partir do momento que coloco um produto no mundo, tenho que aceitar que não é mais meu. No ponto de vista de vendas, temos que vender para o máximo de pessoas possível e sobreviver disso, assumindo todos os riscos.
  • A visão descentralizada: o meu produto é uma tradução das referências que me cercam eu atinjo as fontes e meu network, mas ele também é atingido por outras. Quanto mais eu expando minha rede menos relevante meu produto se torna.
  • A visão distribuída: sou um ponto de referência e um apoio para as pessoas ao meu redor, tenho que ser crítico e íntegro com o que colocarei no mundo pois irá influenciar o próximo. Como o que faço é relevante para as outras pessoas, elas conseguem descobrir a fonte através de uma rota inversa. Obter lucros disso e de outros desdobramentos é uma consequência.

A teoria dos seis graus de separação vem sendo reduzida rapidamente mesmo com o aumento da população como mostra esse artigo do NYTimes, hoje estamos a 3.57 de qualquer pessoa do mundo.

No instagram um caso recente pode deixar mais claro, a camiseta tangle da Trendt saiu em várias mídias, um estudante de modelagem fez uma “réplica” da peça, só que usando tule e muita costura, aproximando-se do visual dela, sem considerar o conforto, caimento e tecnologia, posso dizer que ele chegou perto, porém, o erro foi de tentar vender o modelo para a rede de network dele, ao invés disso, ele deveria se expor como um cara que tem skills em modelagem e fez essa peça como um estudo, expandindo a rede dele (que se cruza com a nossa e de muitas marcas) de maneira consistente e evolutiva. (ainda dá tempo)

Esquerda: Lincooln vestindo camiseta Trendt | Centro: Réplica | Direita: Comentários da foto centro. Thanks to lucasvbm por tagear a Trendt

AWAYTOMARS é um projeto que está ganhando muita visibilidade da mídia e dos governos internacionais e com certeza vai trazer muitas mudanças para o universo da moda.

O preço está um pouco salgado pro nosso bolso, acredito que tenho esse sentimento por não entender a estrutura de precificação, sem aquele papo furado de HonestBy, quero saber de onde vem o markup: desde os custos com desfile e fotos até a remuneração de cada participante indireto, sei como é difícil compreender e tornar explícito essas informações, mas tenho certeza que em breve vão conseguir.

Mais insights na entrevista Co-Creators: Renan Serrano para Awaytomars.

--

--