O sucesso do Biosoftness depende de você!

Renan Serrano
renanserrano
Published in
3 min readDec 30, 2017

Ao longo dos últimos anos vim me aprofundando em conceitos no qual eu achava que eram suficientes, mas longe disso, valores de uma marca e propósito de sua existência, não são nada sem um time perfeito.

Valores, são sobre como cada indivíduo da equipe vai reagir frente à decisões com: colaboradores, consumidores, consequências do impacto social e no meio ambiente;

O propósito, é a relação do esforço e dedicação que há do ser pensante, em cumprir sua missão evolutiva para com a sociedade, preocupando-se menos com as métricas de vaidade e mais com o legado que ele deve deixar para as gerações seguintes.

O time por trás (onde eu estou apanhando) é o que define o sucesso de uma empresa. No universo das startups a lei que rege é que, um time bem formado vale mais do que uma ótima idéia.

Mesmo que o negócio já tenha atravessado o vale da morte (inclusive seu break-even), se os profissionais por trás não estiverem equilibrados, em momentos de turbulência, não irão surgir estratégias sagazes para preservar a marca e os investidores que apostaram suas fichas nela 😢

😙A boa notícia é que o Biosoftness conseguiu preservar-se, e por enquanto é: one man army! Felizmente, chegou a hora de encontrar humanos alinhados com os princípios sistêmicos! (Será que ele existe? Conhece um? Você é ele?)

A aceleração aqui na fazenda de 🦄 (StartupFarm), me mostrou que sozinho será impossível ir além do estágio atual, então, fui atrás do mestre das artes sistêmicas para me mentorear nessa busca.

Os princípios sistêmicos, são o GPS da organização, uma espécie de sensibilidade de campo. (Max Nolan Shen)

Esse ser humano, com princípios sistêmicos, é a pessoa que sabe definir exatamente qual o seu lugar dentro da organização, consegue identificar e respeitar o lugar do outro, ciente do que, o outro sabe fazer; entende até onde é sua responsabilidade e quando deve passar o bastão; agrega à estrutura tradicional de comando e controle (aquela, que assume que as pessoas não são responsáveis por elas mesmas e precisam receber ordens), e também à horizontalidade (ninguém sabe seu próprio lugar, não está claro quem faz o que, todos querem opinar, todos querem fazer tudo ou ninguém faz nada).

1˚ Pertencimento, ele proporciona a harmonia do sistema, todo mundo pertence, todos tem o seu lugar na organização.

2˚ Ordem, honra a precedência e todas as formas de hierarquia: quem tem mais idade; mais experiência de vida; estudou determinado assunto; é melhor em habilidades específicas; tem a capacidade de considerar todas essas hierarquias em simultâneo nas suas tomadas de decisões.

3˚ Equilíbrio, consciência da relação entre o receber e o dar, está ligado diretamente à harmonia; movimentos em rede só acontecem com trocas equilibradas e dinâmicas; é a mobilização do seu próximo movimento, onde ao doar, você deve se abrir para receber, e, vice versa.

Se você identificou-se e/ou acredita que alguém que conheça, honre os 3 princípios sistêmicos, tenha vivência prática e sinergia com o Biosoftness, manda um oi pra já! E vem ajudar a fazer essa startup decolar!

❤️️ ? Clique no👏 eles vão de: 1 a 50! Assim você ajuda a fazer essa notícia chegar mais longe!

--

--