O que DIABOS eu estou fazendo na Universidade?

Palestra para o UniCarreiras 2017 da UniCarioca

O que DIABOS você está fazendo no Universidade?

ui convidado para palestrar na UniCarreira 2017 e decidi levar um tema que fizesse nossos alunos refletirem sobre seu papel na Universidade, sua postura diante da vida acadêmica, do mercado e perante a sociedade.

Com isso em mente, decidi usar um tema que realmente despertasse a curiosidade deles, e pelo visto funcionou, j√° que a sala estava LOTADA e tinha gente DE P√Č! :)

O tema da palestra foi: "O que DIABOS eu estou fazendo na Universidade?" e tratamos de diversos temas, conforme passo a detalhar para você, aluno que esteve presente e para quem não esteve presente, mas gostaria de compreender melhor o que está, definitivamente, fazendo na Universidade!


O que você veio buscar na Universidade?

A primeira pergunta da palestra foi justamente para fazer os alunos refletirem acerca dos seus objetivos. Não é preciso ser nenhum pesquisador com o prêmio Nobel para saber que, infelizmente, a grande maioria dos egressos atuais está simplesmente em busca de um papel que diz: "Parabéns, você se formou. Agora, se vira!"

E, lamentavelmente, essa busca desesperada por um Diploma, que no fundo, n√£o prova NADA, √© o que tem dado a t√īnica das rela√ß√Ķes entre os alunos e a Universidade nos √ļltimos anos. E isso est√°, pouco a pouco, destruindo o valor da Educa√ß√£o, que n√£o √© apenas formar m√£o de obra qualificada (?!?!), mas acima de tudo, formar CIDAD√ÉOS com capacidade cr√≠tica e com a capacidade de usar a cultura como ferramenta de desenvolvimento social.


Educação, Carreira ou Diploma? O que a Universidade pode te dar?

Come√ßamos nossa palestra fazendo uma reflex√£o sobre tr√™s coisas importantes que tem rela√ß√£o ‚ÄĒ direta ou indireta ‚ÄĒ com a Universidade:

Educação, Carreira e Diploma

As principais perguntas norteadoras dessa reflex√£o foram:

  • Educa√ß√£o: Ser√° que voc√™ REALMENTE precisa da Universidade para ter EDUCA√á√ÉO?
  • Carreira: Voc√™ conhece algu√©m que teve uma carreira BRILHANTE antes da Universidade?
  • Diploma: Onde mais se pode conseguir um, sen√£o na Universidade?

Com base nestes questionamentos, seguimos em nossas reflex√Ķes‚Ķ


Preciso da Universidade para ter Educação? Resposta: NÃO!

O famoso e conceituado pesquisador Sugata Mitra já deu essa resposta várias vezes, assim como o ilustríssimo mestre Bunker Roy.

Sugata Mitra e o fim dos professores como or√°culos do saber

Autor dos projetos Hole in the Wall, Build a School in the Cloud e Granny Cloud, este homem simples, de rosto gentil e gestos carism√°ticos, demonstra ‚ÄĒ para o desespero de muitos ‚ÄĒ que os professores est√£o se tornando obsoletos. Voc√™ pode espernear. Voc√™ pode torcer o nariz. Voc√™ pode se manifestar. Mas a verdade n√£o pode ser mantida escrava das nossas prefer√™ncias ou medos. Ele PROVOU que os professores ser√£o obsoletos no futuro, se n√£o fizerem nada pelos alunos, al√©m de simplesmente dar aulas expositvas chatas, sem significado e repetitivas!

SAIBA MAIS: https://www.theschoolinthecloud.org/

Faculdade dos Pés Descalços: A faculdade que não aceita pessoas que frequentaram a Escola!

Al√©m disso, outro GIGANTE da Educa√ß√£o, o professor Bunker Roy nos apresentou a "Faculdade dos P√©s Descal√ßos": uma universidade onde voc√™ √© PROIBIDO de frequentar aulas, se foi √† Escola!!! ūüėĪ

SAIBA MAIS: http://porvir.org/uma-beduina-na-universidade-dos-pes-descalcos/

OU SEJA: N√£o!

Você NÃO PRECISA da Universidade para ter Educação


Preciso da Universidade para ter uma Carreira? Resposta: NÃO!

Com certeza voc√™ tem um smartphone. Afinal, segundo os √ļltimos n√ļmeros publicados pelos institutos de pesquisa, at√© o final de 2017 teremos um smartphone por habitante no Brasil. O uso de smartphones no Brasil cresceu 3.5x no Brasil nos √ļltimos 4 anos. E mesmo que o n√ļmero de vendas de celulares tenha ca√≠do pelo segundo ano consecutivo no Brasil, ainda temos mais smartphones do que computadores no Brasil. Impressionante!

SAIBA MAIS: http://www.teleco.com.br/ncel.asp

E sabe a quem vocês devem isso? Steve Jobs!

Steve Jobs foi o c√©rebro, o cora√ß√£o e a alma da Apple enquanto esteve √† frente da empresa, criando inova√ß√Ķes tecnol√≥gicas que mudaram o mundo para sempre. Steve Jobs era filho adotivo. Teve uma vida dif√≠cil e abandonou a faculdade por n√£o perceber prop√≥sito naquilo e por n√£o ter interesse nas disciplinas do curso que fazia. Al√©m disso, ele n√£o achava que era justo destruir as reservas monet√°rias dos seus pais adotivos com algo que n√£o fazia sentido.

Uma parte da história de vida de Steve Jobs pode ser conhecida no seu famoso (e emocionante) discurso na Universidade de Stanford.

LEIA O DISCURSO NA √ćNTEGRA NESTE LINK

Recomendo MUIT√ćSSIMO que voc√™ assista este discurso pelo menos UMA VEZ por m√™s, para manter as coisas em perspectiva e valorizar mais as coisas que voc√™ tem:

ASSISTA‚Ķ √Č S√ČRIO!

Invista apenas 15 minutos da sua vida para obter uma das maiores li√ß√Ķes de vida que voc√™ jamais ter√°, de um dos homens mais brilhantes que j√° viveram em nossa sociedade!

Assim como Steve Jobs, outros empreendedores BRILHANTES e que fizeram uma ENORME diferença nunca fizeram faculdade.

DEFINITIVAMENTE: N√£o!

Você NÃO PRECISA da Universidade para ter uma carreira BRILHANTE!


Preciso da Universidade para ter um DIPLOMA? Resposta: INFELIZMENTE, SIM!

Sim. Infelizmente, nosso modelo educacional é baseado em um certificado de que você esteve presente em mais de 75% das aulas e tirou notas que permitiram que você progredisse nas provas padronizadas e obrigatórias, que lhe conduziram a receber um Diploma: um certificado de que você fez o que alguém decidiu que você deveria fazer para ser considerado apto…

Mas, apto para quê?

Vamos ler uma história que vai fazer vocês pensarem em suas trajetórias acadêmicas de forma bem crítica e reflexiva?

Você conseguiu seu Diploma. Parabéns!

E AGORA?

Entenda: se voc√™ s√≥ est√° na Universidade para pegar um Diploma, meu conselho para voc√™ √©: V√Ā EMBORA! Esse lugar n√£o √© pra voc√™!

Aprenda uma profissão, faça cursos livres, descubra algo que você AMA. Lembre-se: Você vai morrer. A vida é curta demais para fazer algo que você odeia só para cumprir rituais!


O Diploma n√£o √© a √ļnica coisa que a Universidade pode te DAR! Tem outras coisas. Mas, estas, voc√™ ter√° que CORRER ATR√ĀS!

E que coisas ser√£o essas?

Ok, você já entendeu que o DIPLOMA é algo que só a Universidade pode te dar. Mas será que o Diploma é a ÚNICA COISA que a Universidade pode te dar?

Será que existem outras coisas que a Universidade pode te dar e que podem fazer a diferença em sua vida acadêmica, profissional e pessoal?

Quem sabe, as disciplinas?

Sim, as disciplinas s√£o partes importantes da sua Educa√ß√£o. Elas ir√£o estruturar a maneira como voc√™ receber√° as informa√ß√Ķes, de forma que voc√™ consiga compreender melhor os temas, obter uma maior compreens√£o sobre as mat√©rias e at√© mesmo, iniciar suas pesquisas em determinados temas da sua gradua√ß√£o.

Certamente, estudar de forma comprometida, focado(a) nas matérias, fazendo pesquisas adicionais e participando ativamente das aulas, vai fortalecer várias características importantes em sua vida.

Mas, apesar de muito importantes, as disciplinas não são a parte mais importante do seu curso superior. Afinal, tudo que seu professor te ensina na sala de aula você poderia aprender sozinho(a).

Talvez, os trabalhos em grupo?

Sim: trabalhos em grupo s√£o MUIT√ćSSIMO importantes.

Eles v√£o te ensinar um mont√£o de coisas que voc√™ precisa para sobreviver no mercado: capacidade de trabalhar em conjunto, √† dist√Ęncia, utilizando ferramentas tecnol√≥gicas de produtividade e gest√£o de tarefas‚Ķ Definitivamente, os trabalhos em grupo v√£o ajudar voc√™ a desenvolver fortes caracter√≠sticas que ajudar√£o voc√™ ao longo da vida.


Ferramentas fundamentais para trabalhos em grupo:


Mas, apesar de serem importantes ferramentas para seu desenvolvimento profissional, os trabalhos em grupo NÃO SÃO a coisa mais importante que a Universidade poderia te dar…

"Ah, ent√£o certamente s√£o as provas, pois sem elas eu n√£o consigo meu Diploma, certo?"

ERRADO!

As provas n√£o provam NADA!

As provas s√≥ provam que voc√™ decorou um monte de informa√ß√Ķes que precisava, para passar num teste que mede unicamente sua capacidade de DECORAR, n√£o de APRENDER. E com isso, voc√™ se esfor√ßou ao m√°ximo para guardar o m√°ximo de informa√ß√Ķes para passar na prova. E esqueceu TUDO 6 meses depois. Acham que eu estou mentindo?

Você acha que eu peguei pesado? Vamos fazer um teste?

  • Quanto √© a raiz quadrada de 964?
  • Qual foi o motivo da Guerra dos Farrapos?
  • Qual √© a composi√ß√£o qu√≠mica do a√ß√ļcar?
  • Como se calcula velocidade m√©dia?
  • O que √© um pronome obl√≠quo reflexivo?

Então, você não sabe, né?

Voc√™ n√£o sabe por um motivo simples: essas informa√ß√Ķes s√≥ serviram para voc√™ passar de ano. O √ļnico objetivo que te deram foi decorar, passar na prova e esquecer. Afinal, pra qu√™ aprender algo que voc√™ nunca mais vai usar?

Entendeu porque, até agora, você mais decorou do que aprendeu?

O que diria o Rubem Alves?

Perceberam?

Vamos assistir a um vídeo breve do Prof. Rubem Alves e entender porque a Educação não pode ser vista como um fardo, mas sim como algo que prepara o indivíduo para a vida em sociedade, com todas as suas vicissitudes?

A Escola Ideal ‚ÄĒ O Papel do Professor: Rubem Alves

Vamos analisar algumas falas desse s√°bio e talentoso educador?

  • "O objetivo da Educa√ß√£o n√£o √© ensinar coisas, porque as coisas j√° est√£o na Internet, nos livros‚Ķ √Č ensinar a PENSAR!"
  • "A rela√ß√£o com a leitura tem que ser uma rela√ß√£o amorosa‚Ķ O professor n√£o tem que mandar. Se o professor mandou, j√° estragou! Voc√™ tem que criar o gosto pela leitura. E como voc√™ cria o gosto pela leitura? N√£o mandando ler, mas LENDO!"
  • "A miss√£o do professor n√£o √© dar as respostas prontas. As respostas est√£o nos livros, na Internet‚Ķ A miss√£o do professor √© provocar a intelig√™ncia[‚Ķ], provocar a curiosidade‚Ķ"
  • "Frequentemente, os professores s√≥ tem que repetir aquilo que j√° est√£o nas apostilas‚Ķ" (Entenderam porque os professores podem estar com seus dias contados?)
  • "Pra qu√™ serve encontro consonantal? PRA NADA. Pra qu√™ serve d√≠grafo? PRA NADA!‚Ķ"
  • "Era preciso que os professores parassem e disessem: N√ÉO VAMOS SEGUIR O PROGRAMA‚Ķ Vamos fazer as coisas que s√£o essenciais no ambiente e no contexto do aluno, em que o aluno vive."
  • "Os professores deveriam se fazer sempre essa pergunta: Isso que eu vou ensinar, serve para qu√™?"
  • "N√£o tem nota‚Ķ N√£o tem prova. Nota √© uma INVERDADE (ele quis dizer, de forma educada, 'UMA MENTIRA') porque aquilo que o aluno produz numa prova n√£o revela o que ele pensa‚Ķ"
  • "A gente precisava ter uma educa√ß√£o ligada com a vida, porque √© por isso que a gente aprende‚Ķ Pra viver melhor, pra ter mais prazer, pra ter mais efici√™ncia, poupar tempo‚Ķ"
  • "‚Ķ de que adianta passar no vestibular se dentro de dois anos eu terei esquecido todas as coisas?"
  • "Eu gostaria que a avalia√ß√£o do ensino n√£o fosse feita imediatamente depois que termina [a mat√©ria]‚Ķ Eu gostaria que a avalia√ß√£o fosse feita DOIS ANOS depois de terminada a mat√©ria."

"A Educação é aquilo que fica depois que o Esquecimento fez o seu trabalho!"

Agora me digam: esse coroa não é simplesmente genial?

Se vocês assistiram o vídeo do Sugata Mitra, vão entender do que eu estou falando!


Agora, vamos falar de carreiras?

Nesse ponto, começamos a falar a respeito do mercado de trabalho.

Afinal, é importante que a Universidade prepare o aluno para a sociedade, e o mercado de trabalho é parte fundamental da sociedade, correto?

Porém, vamos começar falando de algo que nos fará refletir sobre o que pode acontecer em nossas carreiras: a extinção do nosso mercado ou da nossa profissão!

Voc√™ sabia que existem MILHARES de profiss√Ķes que j√° foram extintas em nossa sociedade, devido ao avan√ßo tecnol√≥gico e √†s mudan√ßas de costume, h√°bitos de consumo ou mudan√ßas econ√īmicas?

Vamos conhecer algumas dessas profiss√Ķes que desapareceram‚Ķ

Datilografia

Antigamente, ser exímio(a) datilógrafo(a) lhe garantia um bom emprego e, normalmente, bons salários. Um datilógrafo com 120 toques por minuto era um profissional experiente e bem remunerado.

A "sa√ļde" das empresas era medida, muitas vezes, pela quantidade de datil√≥grafos que ela tinha.

Ocorre que, devido às mudanças tecnológicas, o computador assumiu o lugar das máquinas de escrever e a profissão de datilógrafo foi ficando cada vez mais obsoleta. Hoje em dia, a profissão está completamente extinta, assim como as escolas de datilografia, as empresas que viviam de fabricar máquinas de escrever e todo o sistema que se criou em volta da profissão.

Telefonista

"Al√ī, Telefonista‚Ķ Ligue-me com a pol√≠cia‚Ķ"

Frase comum em filmes de √©poca, a profiss√£o de Telefonista foi engolida pela moderniza√ß√£o das centrais telef√īnicas. Milh√Ķes de pessoas ficaram desempregadas, mas o mundo continuou‚Ķ Mais r√°pido e mais barato!

Relojoeiro

"Ah, professor… Mas eu levei meu relógio semana passada no relojoeiro"…

Pra quê?

"Para trocar bateria…"

Esse diálogo é o suficiente para demonstrar que, apesar de não completamente extinta como os datilógrafos, a profissão de relojoeiro é daquelas que deixarão de existir completamente em pouquíssimos anos.

Reparador de guarda-chuva

"Professor, as pessoas CONSERTAVAM guarda-chuva?!?"

Pelo espanto da pergunta, podemos perceber a quanto tempo esse profissional est√° extinto.

Hoje em dia, sempre que chove, brotam do inferno vendedores de guarda-chuvas gritando freneticamente em nossos ouvidos "FAMILH√ÉO √Č DEZ!!! FAMILH√ÉO √Č DEZ!!! FAMILH√ÉO √Č DEZ!!!" Mas, nem sempre foi assim.

Antigamente, dava MUITO trabalho para fazer um Guarda-chuva, e eles eram quase artesanais. Se você quebrasse, tinha que consertar, porque eram realmente CAROS e de qualidade.

Hoje você fica feliz em pagar "DEIZÃO" no "FAMILHÃO", né? Mas você tirou o emprego de muita gente, sabia? Afinal, você não quer pagar mais caro em algo que faz a mesma coisa e pode ser comprado por mais barato, né?

Pois é, ninguém quer!

NEM OS EMPREGADORES! Lembre-se disso!

Alfaiates e Costureiras

Perguntei na sala quem havia feito uma roupa sob medida recentemente.

Poucas meninas (menos de 10% das mais de 40 pessoas presentes) disseram que tinham pedido para fazer um vestido sob encomenda.

Aqui, entra a mesma regra do relojoeiro: a profissão AINDA não está completamente extinta, mas um BOM alfaiate é tão raro e tão caro que a tendência é que a profissão se perca em poucos anos.

O que aprendemos sobre essas profiss√Ķes?

A tecnologia está aí. Tornando as coisas mais fáceis, mais acessíveis, mais baratas, mais descartáveis. Isso inclui MÃO DE OBRA!

Se você é responsável por uma tarefa repetitiva, que possui processos rígidos e que não mudou com o tempo, é possível que a sua profissão esteja muito perto de ser a próxima a ser extinta!


Mas, o mais importante n√£o √© falar sobre as profiss√Ķes que j√° desapareceram, mas sim sobre as profiss√Ķes que V√ÉO DESAPARECER‚Ķ Incluindo MUITAS daquelas ensinadas HOJE nas Universidades!

Quais s√£o as profiss√Ķes mais amea√ßadas de extin√ß√£o nos pr√≥ximos 20 anos?

Lembre-se do relojoeiro: ele AINDA n√£o est√° completamente extinto, assim como o alfaiate. Mas isso n√£o significa que seja uma boa ideia se especializar nessas profiss√Ķes, correto?

Rob√īs podem e v√£o substituir seres humanos em diversas profiss√Ķes. Mas quais s√£o as carreiras mais amea√ßadas a curto ou m√©dio prazo?

Dois pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, tentaram responder √† pergunta. Para isso, analisaram 702 ocupa√ß√Ķes e estimaram suas chances de automatiza√ß√£o nos pr√≥ximos 20 anos.

O estudo considerou as demandas espec√≠ficas de cada profiss√£o, tais como exig√™ncia por solu√ß√Ķes criativas, intera√ß√Ķes sociais e negocia√ß√Ķes ‚ÄĒ os pontos fracos (por enquanto) das m√°quinas.

O operador de telemarketing √© o profissional mais amea√ßado, com 99% de chances de perder seu posto. J√° o trabalho menos ‚Äúrobotiz√°vel‚ÄĚ √© o de assistente social na √°rea de drogas e sa√ļde mental, com apenas 0,3% de probabilidade de substitui√ß√£o. Com base neste mesmo estudo, h√° previs√Ķes de que metade dos empregos da Uni√£o Europeia esteja sob amea√ßa da tecnologia.

Na China, esta parece j√° ser uma realidade: uma f√°brica do pa√≠s anunciou no m√™s passado que vai trocar 90% dos funcion√°rios por rob√īs. Clique nas fotos a seguir para ver as profiss√Ķes mais amea√ßadas pela tecnologia nas pr√≥ximas duas d√©cadas. A lista apresenta as quatro carreiras mais automatiz√°veis em oito √°reas, tais como engenharia, direito, educa√ß√£o e TI.


Qual √© a lista de profiss√Ķes amea√ßadas?

Segue uma lista com os prováveis percentuais de chance de cada profissão ser extinta ou substituída 100% por tecnologia. Segurem-se nas cadeiras:

  • Operador de Telemarketing (99%)
  • Contador (na √°rea de Tributos) (98,7%)
  • Analista de Cr√©dito (97,9%)
  • Motorista de Caminh√£o (97,8%)
  • Caixa (de Banco, inclusive) (97,1%)
  • Gar√ßon (93,7%)
  • Taxista (89,4%)
  • Cart√≥grafo (87,9%)
  • Bibliotec√°rio (64,9%)
  • Desenhista de Arquitetura (59,3%)
  • Professor Assistente (55,7%)
  • Programador (48,1%)
  • Auxiliar Jur√≠dico (40,9%)
  • Juiz (40,1%)

Entre muitas, MUITAS, outras!



Potencialmente, MILH√ēES de pessoas podem ficar desempregadas nos pr√≥ximos anos. Talvez, algum(a) amigo(a) seu(sua), algum parente ou at√© mesmo, voc√™! A tecnologia est√° tornando nosso mundo mais r√°pido, mais eficiente e mais barato. Mas, para isso, a moderniza√ß√£o cobra um pre√ßo! E voc√™? O que prefere: um mundo mais barato, √°gil, seguro, eficiente, moderno e limpo ou manter os empregos das pessoas que n√£o se ajustaram aos tempos simplesmente porque elas n√£o quiseram? (Ningu√©m hoje em dia, pode dizer com honestidade, que n√£o sabia que sua profiss√£o seria extinta!)


Mas, agora eu gostaria de motiv√°-los um pouco.

Afinal, se estou mostrando tudo isso, é porque eu tenho a CERTEZA de que há um objetivo importante na Educação de Nível Superior

Emocionante, não é mesmo?

Agora, vamos come√ßar a descobrir QUE DIABOS VOC√ä EST√Ā FAZENDO NA UNIVERSIDADE?


Chegou a hora de descobrir o que DIABOS você está fazendo na Universidade, e como tudo que vimos até agora se encaixa!

A resposta para tudo que vimos até agora é: ASSUMA O PROTAGONISMO DA SUA EDUCAÇÃO!

Depois de tudo que vimos até agora, você já deve ter se dado conta de que o passo mais importante para seu sucesso é ASSUMIR O PROTAGONISMO DA SUA VIDA, correto?

De nada adianta voc√™ ter acesso a todas as informa√ß√Ķes, atrav√©s da internet, livros ou professores se voc√™ n√£o transformar isso em CONHECIMENTO!

Informação não é o suficiente para crescer no mercado… nem na vida.

Milhares, milh√Ķes, centenas de milh√Ķes de pessoas, no mundo todo, tem acesso di√°rio a uma quantidade de informa√ß√Ķes maior do que qualquer Rei ou soberano tinha h√° 100 anos atr√°s. Mas isso n√£o √© o suficiente para que voc√™ consiga progredir.

Se você não transformar INFORMAÇÃO em CONHECIMENTO, nenhuma informação será suficiente!

E nisso, a Universidade pode te ajudar. MUITO!


Explore sua Universidade!

Sim, é isso mesmo! Não espere que a Universidade te dê nada! Vai lá e PEGA!

Voc√™s sabiam que a UniCarioca tem v√°rios n√ļcleos onde voc√™ pode obter muitas coisas boas, como o NOC, o NUCOM e o NUEI? N√£o?

Então você não está aproveitando tudo que a UniCarioca pode te dar!

Você está jogando dinheiro FORA!


A tecnologia está aí. Nossa Sociedade mudou!

Se você está achando que sua carreira está à salvo, lembre-se dos exemplos que vimos…

A era da tecnologia trouxe in√ļmeras possibilidades para in√ļmeras profiss√Ķes.

Mas também trouxe ameaças para muitas delas!

E aí? O que você vai fazer?

Você vai buscar respostas sobre como usar a tecnologia para potencializar seu trabalho, seus estudos e sua carreira, ou vai sentar e esperar até que a tecnologia torne sua profissão obsoleta e te torne um desempregado sem profissão?


Não seja irresponsável com a sua educação!

Construa sua própria história. Não seja coadjuvante da sua própria vida!

Voc√™s vivem a melhor √©poca das suas vidas, num momento onde o mundo √© INCR√ćVEL! A tecnologia tornou muitas coisas mais f√°ceis. Nunca foi t√£o f√°cil ficar rico com uma boa ideia de neg√≥cio, voc√™ sabia?

No livro "O Otimista Racional" nós podemos percebe o quanto o mundo está mudando para melhor, ao longo da história humana!

Embora vivamos tempos de des√Ęnimos e crises econ√īmicas, temos muitos motivos para acreditar que o mundo tender√° ao progresso e prosperidade. √Č claro que temos desafios imensos enquanto sociedade, como: √°gua, energia, combust√≠veis f√≥sseis, carbono e a fome. Contudo, nos √ļltimos 10 mil anos o homem vem percorrendo um caminho de grande prosperidade e progresso. Desde nossos prim√≥rdios com o escambo, depois o com√©rcio e o avan√ßo econ√īmico, estamos gerando novas tecnologias, solucionando in√ļmeros desafios e crescendo a cada s√©culo.

COMO você pode tirar proveito disso para ser a melhor versão de você mesmo que puder ser e ajudar sua sociedade a continuar progredindo?


Valorize suas experiências. Pare de procurar EMPREGO e comece a procurar TRABALHO!

Tente esconder sua carteira de trabalho!

Lembram dessa frase?

"Tente esconder sua carteira de trabalho!"

Pare de procurar um emprego no qual se esconder e comece a procurar por um trabalho que faça você se sentir bem, que te desafie, que te tire da "caixinha", que te obrigue a crescer, a ser melhor a cada dia, a ser excelente!

Busque um trabalho que te torne alguém melhor do que você é hoje, TODOS OS DIAS!


Aprenda com seus erros e continue humilde nas suas vitórias!

Entenda que ninguém é escada e que é desumano crescer diminuindo os outros!

Aprenda que você não precisa (e não deveria) diminuir ninguém para se sentir melhor! Você precisa ser humilde em suas vitórias e aprender com seus erros. Não existe aprendizado sem erros. A vida é feita dos erros que cometemos e dos aprendizados que advém deles.

Errar √© a √ļnica forma genu√≠na de aprender, desde que voc√™ tenha a disposi√ß√£o de continuar tentando!


A Tecnologia é o MELHOR AMIGO que você possui!

Use-a de forma construtiva, como instrumento de educação e capacitação!

Olhe para seu smartphone.

Sim, agora!

Sabe o que é isso? Isso é a MELHOR ferramenta de educação e capacitação que você tem à sua disposição.

Com ele, voc√™ pode ter acesso a v√≠deos, livros, apostilas, redes de trocas de informa√ß√Ķes e cursos diversos.

A tecnologia pode dar a você a capacidade de estudar em qualquer lugar, a qualquer hora.

Lembre-se disso ao desbloquear seu smartphone para mandar "Bom dia" no seu grupo de Whatsapp!


Pare de DESTRUIR SEU FUTURO usando seu smartphone apenas para finalidades recreativas! PARE AGORA!

Seu smartphone pode transformar você num grande profissional. Mas ele só faz o que você manda! E ele pode ser seu PIOR INIMIGO se você não mantiver o controle sobre ele!

Entre no metr√ī, ou no trem, ou no √īnibus na volta pra casa, ou no caminho para o trabalho ou para a faculdade. Olhe para as pessoas. O que elas est√£o fazendo? Provavelmente, muitas delas estar√£o olhando para seus celulares. Certo?

E provavelmente, NENHUMA delas estar√° estudando!

Cada hora que você passa no Facebook, ou no Whatsapp, destrói UMA HORA DO SEU FUTURO! Quantas horas você passa no Linkedin? (Lembrando que, numa palestra para muitos alunos de ADMINISTRAÇÃO e de MARKETING, POUCOS ALUNOS PRESENTES conheciam ou estavam presentes no Linkedin!

Quer fazer um teste e descobrir quanto da sua vida você está desperdiçando da sua vida? Instale o aplicativo Quality Time e analise o seu padrão de uso do seu smartphone. Você provavelmente vai se surpreender!

E lembre-se do que eu disse na palestra: o vício em smartphones é EXATAMENTE IGUAL ao vício em qualquer outro tipo de droga, como a cocaína, por exemplo! Você vai MESMO se permitir escravizar por algo que deveria trabalhar PARA VOCÊ?…

Sim: o smartphone pode ser um vício tão forte e prejudicial como o crack, a cocaína ou qualquer outra droga!

Para finalizar esse tema, que pode ser chocante para alguns, vou exibir um vídeo que descreve bem o que acontece numa sociedade onde as pessoas não assumem o controle do uso das tecnologias!

Espero que sua relação com seu smartphone comece a mudar, de verdade, depois desse vídeo!

Sabe os seus problemas? Eles são os elementos que ajudarão você a construir um futuro brilhante!

Os nossos problemas s√£o valiosas formas de aprendizagem. Nunca desperdice a oportunidade de aprender com seus problemas!

Sabe aquele problema que tirou teu sono? Sabe aquela dificuldade? Aquela demiss√£o, aquela reprova√ß√£o? TUDO ISSO lhe trar√° li√ß√Ķes. Aprenda a compreender o que cada um dos seus problemas est√° tentando lhe ensinar e aprenda que em cada problema esconde-se a semente de uma oportunidade de melhoria. Saiba entender que √†s vezes, na maioria das vezes, seus problemas ser√£o seus maiores conselheiros. Aprenda a ouvir os conselhos que eles est√£o tentando lhe dar!

A Universidade é o lugar onde você está para se transformar num cidadão melhor, num profissional melhor e num SER HUMANO melhor!

Você não está aqui APENAS para estudar, ou APENAS para construir uma carreira, ou apenas para conseguir um Diploma!

A Universidade √© o lugar onde voc√™ est√° para CONSTRUIR A SUA HIST√ďRIA! Leve isso √† s√©rio. √Č da sua vida que estamos falando. E voc√™ s√≥ tem UMA!


E agora, o que você pretende fazer? Já conseguiu entender plenamente o que veio fazer na Universidade? Já sabe o que veio buscar? O que você pretende fazer daqui pra frente em relação à sua educação?

Leia Mais:

Gostou? Ent√£o ajude este texto chegar a outras pessoas clicando no √≠cone ‚̧ԳŹ e compartilhando em suas redes sociais‚Ķ

√Č f√°cil, e vai ajudar MUITO, tanto a mim quanto √†s pessoas que precisam ler sobre o tema que discutimos aqui! ūüėć

Novamente, OBRIGADO!

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

ūüéĮ Renatho Siqueira MBA‚ĄĘ¬ģ ūüéď

Mestrando em Novas Tecnologias Digitais na Educação, Consultor de Marketing e Comunicação em Meios Digitais, Professor de Pós Graduação e MBA

CRA-RJ: 03‚Äď01398 / SinproRJ: 61.884‚Äď5

renatho@renatho.com.br / www.renatho.com.br

(21) 99959‚Äď0800 / (21) 98231‚Äď5231

‚ÄúMarketing √© satisfazer as necessidades do cliente.‚ÄĚ ‚ÄĒ Kotler

‚ÄúMarketing √© t√£o b√°sico que n√£o pode ser considerado uma fun√ß√£o isolada. √Č o neg√≥cio inteiro, cujo resultado final depende do ponto de vista do cliente.‚ÄĚ ‚ÄĒ Drucker

ūüéĮ Renatho Siqueira MBA‚ĄĘ¬ģūüéď

Artigos sobre Marketing, Comunicação, Comportamento, Educação, Sociedade e Tendências. E tudo o mais… Coisas que impactam direta ou indiretamente a forma como nos comunicamos como pessoas e consumidores, num mundo cada vez mais ruidoso, curioso e desafiador.

ūüéĮ Renatho Siqueira MBA‚ĄĘ¬ģūüéď

Written by

Estuda, ent√£o. Mas estuda, em primeiro lugar, aquilo que te habilite melhor a auxiliar os outros! http://t.me/renatho

ūüéĮ Renatho Siqueira MBA‚ĄĘ¬ģūüéď

Artigos sobre Marketing, Comunicação, Comportamento, Educação, Sociedade e Tendências. E tudo o mais… Coisas que impactam direta ou indiretamente a forma como nos comunicamos como pessoas e consumidores, num mundo cada vez mais ruidoso, curioso e desafiador.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium ‚ÄĒ and support writers while you‚Äôre at it. Just $5/month. Upgrade