Nós somos Profissionais de Marketing

E exigimos APENAS respeito. Isso nos basta.

Leia Mais: Mais estratégia e menos ferramentas, por favor!

Você sabe o que REALMENTE faz um Profissional de Marketing? Saber o que nós fazemos, verdadeiramente, é um passo importante para respeitar nossa profissão!

Aprender qual é o papel REAL do Profissional de Marketing em sua empresa ou organização é um bom caminho para aproveitar todo o potencial que podemos oferecer. Desde que nos deixem trabalhar naquilo que fazemos de melhor:

Planejar as Estratégias e apontar os caminhos!

Se você tem dúvidas sobre o que faz um Profissional de Marketing, lá no final do artigo eu explico… Vai lá!

Nós somos Profissionais de Marketing!

O desabafo de um profissional que só busca respeito e reconhecimento!

Não somos Administradores, apesar de sermos capazes de Administrar com razoável eficiência. Sabemos que Administradores são essenciais nas empresas, e esperamos que você entenda isso. Mas, podemos auxiliar os Adminstradores a obterem maior grau de eficiência, através do entendimento do “cliente interno”, que são os colaboradores e departamentos, aplicando dinâmicas de mercado para a melhor gestão dos processos internos e maior satisfação do “cliente”.

Não somos Designers, apesar de ajudarmos a alcançar o conceito que os designers aplicarão à sua marca, por sermos capazes de entender o que seu mercado espera da sua empresa.

Não somos Publicitários, apesar de sermos responsáveis pelas pesquisas que indicarão o melhor discurso publicitário e quais histórias irão emocionar e tocar os corações dos seus consumidores.

Não somos Vendedores, mas sabemos o que precisa ser feito pelas equipes de vendas para que a comunicação seja coerente e para que o cliente sinta que está comprando aquilo que ele buscava inicialmente. Uma das piores coisas que uma empresa pode fazer pelo seu consumidor é vender algo diferente daquilo que o consumidor comprou.

Nós somos pesquisadores, estrategistas, planejadores.

Nós somos orientadores.


Nós somos Profissionais de Marketing. Somos meio cientistas, meio artistas.

A mente de um Profissional de Marketing está sempre na linha que divide o mundo criativo do mundo exato. Nós não podemos nos dar ao luxo de habitar apenas um destes mundos, sob pena de nos transformarmos em outra coisa. Um Profissional de Marketing habita um lugar especial, diferente e árido!

O Profissional de Marketing moderno enfrenta inúmeros desafios. Não é fácil ou simples exercer uma profissão que ainda é desconhecida e incompreendida, até mesmo por muitos daqueles que afirmam exercê-la.

Ser Profissional de Marketing inplica em ser parte artista, parte cientista.

Temos que desenvolver uma quantidade ABSURDA de competências para sermos capazes de lidar de forma eficiente com nossas demandas profissionais e conseguirmos atingir os objetivos que nos são apresentados.

Precisamos desenvolver capacidades de comunicação escrita, nos tornando redatores, capazes de produzir textos que contem histórias. Precisamos desenvolver a capacidade de usar conteúdo visual de forma que o que escrevemos seja valorizado, e torne nossa comunicação efetiva e eficiente.

Precisamos ter sólidos conhecimentos em Mídias Sociais, pois as Mídias Sociais alteraram de forma definitiva o cenário dos mercados e relações de consumo, entre pessoas e empresas de todos os portes.

Além disso, devemos conhecer outras tecnologias que modificaram o Marketing, mudando o jogo de forma que nunca pensaríamos ser possível em nossa geração.

Precisamos ter domínio de métricas de acesso, performance, comportamento navegacional, e TODAS — EU DISSE TODAS — as ações e campanhas de Marketing. Uma ação que não é medida é desperdício de toda a sorte de recursos. Com menos recursos e mais responsabilidades, precisamos nos tornar experts em orçamento e operações.

Qualquer ação de Marketing que não é medida, é desperdiçada!

Se você ainda acha que ser Profissional de Marketing é fácil, é porque você AINDA NÃO ENTENDEU NADA do que leu. Vamos continuar tentando…

Para sermos capazes de entregar RESULTADOS precisamos desenvolver competências em analisar diversas fontes de dados, gerar inteligência de negócios através destes dados e tomar decisões. Lidamos diariamente com uma quantidade sobre-humana de dados, que nos são entregues em inúmeros formatos diferentes. Nós, Profissionais de Marketing, temos a responsabilidade de olhar para todo esse caos e encontrar oportunidades onde as outras pessoas só enxergam planilhas, gráficos e números que não dizem nada!

Temos que lidar com a dureza e inflexibilidade dos números, ao mesmo tempo em que temos que transformá-los em uma história que valha a pena ser contada, e — ainda mais — que valha a pena ser ouvida!

Nós apontamos a direção. Nós orientamos o vôo!

Somos a Bússola das Empresas!

Além disso, nós — Profissionais de Marketing — temos que explorar o lado filosófico da nossa profissão, buscando engajar nossos consumidores em um nível EMOCIONAL, enquanto buscamos nos números que eles geram em nossos sistemas, traços a padrões comportamentais que nos permitam mais assertividade e efetividade em nossas ações!

Afinal, dinheiro não cresce em árvores.

Temos que ser criativos e inovadores, ao mesmo em que somos organizados, metódicos e orientados a detalhes. Não é fácil, mas alguém tem que fazer. E nós, os Profissionais de Marketing, fazemos. Essa é a nossa missão.


Nós só queremos RESPEITO.

Queremos ser ouvidos e respeitados por tudo aquilo que representamos para sua empresa e para a Sociedade

Você não questiona as orientações do seu Advogado, caso contrário, é bem provável que você vá preso, ou que seja processado em milhares de reais. Você não questiona seu Advogado por MEDO, não por respeito.

Você não questiona as orientações do seu Arquiteto, caso contrário, é bem provável que sua casa ou apartamento fiquem com uma funcionalidade limitada, ou que você desperdice espaço útil. Na pior das hipóteses, não seguir as orientações do Arquiteto pode causar inúmeros problemas em sua casa, e você não quer isso. Você não questiona seu Arquiteto por MEDO, não por respeito.

Você não questiona as orientações do seu Engenheiro, caso contrário, é bem provável que sua casa CAIA, matando a você ou seus parentes. Você não questiona seu Engenheiro por MEDO, não por respeito.

Você não questiona as orientações do seu Médico, caso contrário, é bem provável que você sofra um grave impacto na sua saúde, na sua qualidade de vida e até mesmo venha a sofrer graves transtornos de saúde que possam culminar na sua morte. Você não questiona seu Médico por MEDO, não por respeito.

Mas nós, Profissionais de Marketing, não queremos que você nos tema. Nós só queremos RESPEITO. O MÍNIMO que pedimos é que você, cliente, nos respeite assim como respeita todas as outras categorias de especialistas em suas respectivas áreas. Um Advogado estuda por 5 anos ou mais. Um Arquiteto ou um Engenheiro, também. Um Médico pode estudar por até 10 anos. E nós, Profissionais de Marketing, estudamos TANTO QUANTO estes profissionais. Nós não queremos ser temidos. Só queremos ser RESPEITADOS!

Somos PROFISSIONAIS DE MARKETING, e nos orgulhamos disso! Somos Profissionais de Marketing, e merecemos respeito.


E para não dizer que eu fiquei de “mimimi”, aqui vai uma breve explicação sobre quem é e o que faz um Profissional de Marketing, em linhas gerais…

Entender o que faz um Profissional de Marketing é o primeiro passo para respeitá-lo!

A principal função de um Profissional de Marketing, especialista (especialista não é aquele que tem um “papel”, ok? Mas isso é assunto pra outro artigo), é usar seus conhecimentos e competências para aumentar as vendas (não de forma direta, como vendedor, mas indiretamente, através de estratégias comerciais) de uma marca ou uma empresa. O Profissional de Marketing é o responsável por criar estratégias que tornarão um produto ou um serviço mais atraente e desejável para o seu público-alvo, de forma inteligente e indireta, para atrair os consumidores, e não afastá-los. Afinal, ninguém gosta de vendedores chatos e insistentes, mas todos gostam de boas campanhas publicitárias, não é verdade?


Leia Também: “Tempo: nosso bem mais valioso”


Além disso, é responsabilidade do profissional de marketing ampliar a presença da marca, construir e proteger o nome da empresa, levando sua marca e seu nome para pessoas que precisam de seus serviços.

Existe uma coisa que é MUITO melhor do que encontrar seus clientes: ser encontrado por eles!

Nós, Profissionais de Marketing, trabalhamos para que seu cliente, aquele que realmente quer e pode consumir seus produtos e serviços, encontre sua empresa e inicie uma sólida e duradoura relação comercial. Além disso, trabalhamos para encontrar oportunidades de negócios onde ninguém mais as vê os as percebe. Nós sabemos onde as oportunidades estão e como explorar estas oportunidades, mesmo que ninguém mais acredite nelas!

Entre as diversas funções do Profissional de Marketing também está a responsabilidade de analisar o mercado, cenário socioeconômico, pesquisar, analisar, selecionar e compreender seu público-alvo e o comportamento dos consumidores da marca.

Isso envolve entender AS PESSOAS, que é o “P” do Marketing que Kotler esqueceu, mas que é o mais importante de TODOS!

Sem PESSOAS, todos os outros 4 P´s do Marketing são inúteis!

Sem as Pessoas, todos os outros P´s são INÚTEIS!

O profissional de Marketing acumula diversas funções, como é facilmente percebido até agora. Nós, Profissionais de Marketing, temos a responsabilidade de conhecer o mercado, a economia e novas tendências, desenvolver produtos que atendam as necessidades dos consumidores, além de criar novos desejos e tendências de consumo, analisar e encontrar soluções para criar campanhas que gerem engajamento emocional e comercial dos clientes com nossos produtos (sim, NOSSOS. Nós amamos nossos produtos como filhos).

Os profissionais de marketing precisam estar sempre atentos ao mundo e às mudanças nas esferas sociais, políticas, econômicas, tecnológicas, filosóficas e todo o resto. Precisamos estar “antenados” ao mundo que nos cerca, e hoje em dia, esse mundo está mudando numa velocidade assutadora.

Então, quando o seu Profissional de Marketing estiver usando uma rede social, pode ser que ele esteja simplesmente trabalhando. Respeite isso!

Ser Profissional de Marketing não é uma profissão que permita que você possa “estacionar no tempo”. É fundamental estar sempre atento às novidades, nos meios de comunicação e mídias sociais (digitas ou não). Isso é fundamental para estes profissionais.

Marketing não é uma profissão fácil. Se você está querendo ganhar dinheiro, ficar famoso ou trabalhar pouco, essa profissão NÃO É PRA VOCÊ!

Nem só de conhecimento, ciência, pesquisa e dados vive um Profissional de Marketing. Para ser um VERDADEIRO especialista em Marketing é necessário EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, conhecimento pessoal, visão ampla e “cabeça aberta” para as novas possibilidades, além claro de outros requisitos.

Se você tem inclinações políticas restritivas, sejam de Esquerda ou de Direita, fique longe do Marketing. Você será MUITO infeliz.

Mas ainda tem mais…

Para ser um bom Profissional de Marketing, você deve ser criativo, estar sempre atento aos novos avanços tecnológicos, ser comunicativo (mas não falastrão) e estrategista (se você jogou War, Combate, Cara a Cara e Xadrez já deve ter o perfil estratégico do qual estou falando aqui).

Um profissional de Marketing precisa conhecer as novas tendências da sua área de atuação (pois em cada oportunidade podemos estar trabalhando em mercados completamente diferentes, com suas características e desafios próprios), ser flexível, resiliente e ético. Além disso, considerando a quantidade de desafios que enfrentamos, algumas características altamente desejadas de um Profissional de Marketing é que ele possua “espírito de liderança”, “mente aberta”, habilidade criativa — para criar novos produtos e serviços, independente do segmento em que atua — e que seja uma pessoa bastante vibrante, que busca mudanças e conhecimento continuamente.

Nós somos O FUTURO, e nós JÁ ESTAMOS AQUI: Sua empresa está pronta para lidar com o NOVO CONSUMIDOR e seus hábitos?

Depois de tudo isso, você acha que acabou?

Desculpe, mas você está enganado! Dentro de alguns anos, os adolescentes de hoje, que são FLUENTES EM TECNOLOGIAS e navegam de tela em tela e de dispositivo em dispositivo com a mesma facilidade com que respiram, irão estar no mercado de trabalho, influenciando políticas corporativas, desarraigando hábitos organizacionais obsoletos, implantando novas dinâmicas e serão a próxima onda de consumidores.

Sua marca está PRONTA para a chegada deles?

Esqueça os números, as planilhas, os gráficos! Nada disso fará muita diferença para estes novos “personagens” do mundo digital que se nos apresenta com mais força a cada dia.

Tudo que hoje consideramos importante no Marketing Digital, como SEO, Analytics, Adwords, etc., tudo isso vai mudar. TUDO ISSO VAI MUDAR!

E vai ser MUITO RÁPIDO!

Eles, os nativos digitais, vão ditar as regras em 10 anos (ou menos)!

Você, empresário, está preparado para vender para estes clientes, sem a ajuda de um Profissional de Marketing?

Pensem nisso!

Olha aqui o que teremos que enfrentar dentro de alguns anos:

“Nós somos o FUTURO! O que vocês, Profissionais de Marketing, irão fazer por nós?”

Agora que vocês já sabem quem somos e o que buscamos, só me resta dizer:

“Obrigado”

Alguns nunca chegarão a ler esse agradecimento, outros irão recebê-lo e irão ajudar a ecoar essa mensagem. Mas isso não importa. O que importa é que eu fiz a minha parte. Eu não podia deixar queimando no peito esse grito por dignidade e respeito pela minha Profissão.



Eu AMO o que eu faço. O Marketing, assim como o Magistério, são meu Ikigai, meu propósito: a razão profissional e pessoal para levantar da cama todos os dias. E daí vem uma das minhas taglines preferidas:

“Estuda, então. Mas estuda em primeiro lugar aquilo que melhor te prepare para ajudar seu semelhante”

E você: Qual é o seu PROPÓSITO?

#reflexão #sociedade #marketing #carreira #desenvolvimento #empreendedorismo #trabalho #resiliência #sacrifícios #recomeços #dignidade #AmoSerProfessor #amomuitotudoisso #FariaTudoNovamente


Gostaria de agradecer a você que chegou até aqui. Eu sei que o texto é grande e, se você dedicou seu tempo a ler este texto, é porque de alguma forma eu toquei você em um lugar muito especial. E fico feliz por isso. Você me deu uma dádiva, investiu em mim um pouco da sua vida, em forma do tempo que levou para ler o meu artigo, e eu agradeço por isso.

Leia Mais:

Gostou?

Então ajude este texto chegar a outras pessoas clicando no ícone ❤️ e compartilhando em suas redes sociais…

É fácil, e vai ajudar MUITO, tanto a mim quanto às pessoas que precisam ler sobre o tema que discutimos aqui! 😍

Novamente, OBRIGADO!

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Renatho Siqueira

Consultor de Marketing e Comunicação em Meios Digitais, Professor de Pós Graduação e MBA

CRA-RJ: 03–01398 / SinproRJ: 61.884–5

renatho@renatho.com.br / www.renatho.com.br

(21) 99959–0800 / (21) 98231–5231

“Marketing é satisfazer as necessidades do cliente.” — Kotler

“Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função isolada. É o negócio inteiro, cujo resultado final depende do ponto de vista do cliente.” — Drucker

🎯 Renatho Siqueira MBA™®🎓

Artigos sobre Marketing, Comunicação, Comportamento, Educação, Sociedade e Tendências. E tudo o mais… Coisas que impactam direta ou indiretamente a forma como nos comunicamos como pessoas e consumidores, num mundo cada vez mais ruidoso, curioso e desafiador.

🎯 Renatho Siqueira MBA™®🎓

Written by

Estuda, então. Mas estuda, em primeiro lugar, aquilo que te habilite melhor a auxiliar os outros! http://t.me/renatho

🎯 Renatho Siqueira MBA™®🎓

Artigos sobre Marketing, Comunicação, Comportamento, Educação, Sociedade e Tendências. E tudo o mais… Coisas que impactam direta ou indiretamente a forma como nos comunicamos como pessoas e consumidores, num mundo cada vez mais ruidoso, curioso e desafiador.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade