Uma revolução na sociedade liderada pelos negócios

Rentcars.com
Nov 25, 2019 · 4 min read

Equilibrar lucro e propósito parece um grande desafio, mas ele está sendo abraçado por empresas que estão liderando uma revolução na sociedade e mudando a maneira como as companhias estão se posicionando perante o mundo. Com pessoas cada vez mais conscientes sobre a importância de impactar positivamente as comunidades e resguardar os recursos naturais, CEOs de empresas de todo o porte estão assumindo o protagonismo e redefinindo o conceito de sucesso na economia — e estão fazendo isso se unindo a uma grande rede de companhias que compartilham os mesmos valores e, que hoje, ostentam com orgulho a certificação B Corporation.

Não há mais espaço para lucro desenfreado, que não leva em consideração a sociedade e o meio ambiente. As empresas estão cada vez mais conscientes sobre seu poder de influência e a necessidade de uma atuação responsável e transparente mas que, acima de tudo, tenha um propósito claro, sustentável e que contagie de maneira positiva o seu redor. “Be the change” passa a ser o slogan daqueles que assumem essa liderança, influenciando pessoas e outras empresas em todos os locais do mundo com sua forma responsável de agir. Os negócios devem ser uma força para o bem, agindo de forma essencial para uma economia que mais inclusiva e sustentável.

Ao aceitar o desafio de se tornar uma B Corporation, a empresa assume um compromisso mais amplo do que trazer valor para o acionista (shareholder): ela passa a se preocupar com o stakeholder, visando trazer bons retornos para todos envolvidos em seus processos e serviços. Para isso, passa a avaliar e levar em consideração todos os aspectos, como a forma que exerce sua governança, a maneira que reconhece seus colaboradores, o impacto que traz para a comunidade em que está inserida, o seu cuidado com o meio ambiente e, obviamente, o valor que entrega para o seu cliente por meio de suas atividades. Somente o equilíbrio entre todas as partes ressalta as empresas que fazem parte dessa comunidade global de líderes.

Image for post
Image for post
A Rentcars.com faz parte da Comunidade B e contribui para divulgar os benefícios de equilibrar lucro e propósito

Apesar de existir desde 2006, o Movimento B ainda está crescendo, sendo pouco conhecido em algumas localidades. No Brasil, nos últimos anos, profissionais e empresas estão se engajando para levar adiante os benefícios da metodologia, sendo exemplos para aqueles que almejam protagonizar essa mudança histórica na cultura global. A Rentcars.com é uma dessas empresas, e o desejo de fazer parte desse movimento partiu de ninguém menos do que de seu CEO, Francisco Millarch: durante uma viagem internacional em 2017, ele conheceu o Sistema B e reconheceu que muito do que era preconizado já era adotado pela empresa. Assim, veio a curiosidade de entender se a empresa já estaria enquadrada ou não como uma B Corporation, junto com o desejo de se transformar para ficar cada vez mais alinhada com o movimento. O desejo de certificar a Rentcars.com como uma Empresa B foi fortalecido com a conclusão do OPM — Owner President Program — que Francisco cursou na Universidade de Harvard. Lá se inspirou ainda mais ao ouvir de um dos professores que as empresas deveriam “make a decent profit, decently” (“buscar um lucro decente, de maneira decente”, em tradução livre).

Atualmente, a Rentcars.com é uma das quatro empresas que leva o selo no Paraná, mas que impacta mensalmente milhões de pessoas em todo o mundo com o seu serviço focado em ética e excelência. Segundo a coordenadora de Comunicação da Rentcars.com, Michelle de Cerjat, a empresa busca o tempo inteiro melhorar seus processos, pensando em como pode trazer mais benefícios para a sociedade e impactar menos o meio ambiente.

“No nosso processo de compras, por exemplo, privilegiamos os fornecedores locais, o que movimenta e fortalece a comunidade em que estamos inseridos. Também temos programas que incentivam ações sociais e estamos o tempo inteiro focados em tornar o ambiente de trabalho o melhor possível para nossos Renties, que é a forma carinhosa como a empresa chama seus colaboradores, promovendo oportunidades de desenvolvimento”, compartilha Michelle.

Image for post
Image for post
Alunos da UFPR, que visitaram a Rentcars.com e entenderam na prática o que é ser uma B Corporation

Nesse cenário, a plataforma de locação de veículos também investe para divulgar a metodologia B, recebendo acadêmicos e compartilhando com outras empresas a importância de assumir uma postura mais favorável para toda a sociedade. Mais do que ser, é necessário envolver outras companhias e pessoas nesse processo, multiplicando a maneira diferente de fazer negócios e como ela será essencial para que as empresas sejam agentes que vão tornar o mundo exatamente da forma como gostaríamos que fosse: melhor!

Renties, ideas and news about a great company

Rentcars.com

Written by

Rentcars.com
Rentcars.com

Written by

With operations in more than 160 countries, we are global leaders in the industry and the most important OTA specialized in car rentals in Latin America.

Rentcars.com

Renties, ideas and news about a great company

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store