Uma revolução na sociedade liderada pelos negócios
Equilibrar lucro e propósito parece um grande desafio, mas ele está sendo abraçado por empresas que estão liderando uma revolução na sociedade e mudando a maneira como as companhias estão se posicionando perante o mundo. Com pessoas cada vez mais conscientes sobre a importância de impactar positivamente as comunidades e resguardar os recursos naturais, CEOs de empresas de todo o porte estão assumindo o protagonismo e redefinindo o conceito de sucesso na economia — e estão fazendo isso se unindo a uma grande rede de companhias que compartilham os mesmos valores e, que hoje, ostentam com orgulho a certificação B Corporation.
Não há mais espaço para lucro desenfreado, que não leva em consideração a sociedade e o meio ambiente. As empresas estão cada vez mais conscientes sobre seu poder de influência e a necessidade de uma atuação responsável e transparente mas que, acima de tudo, tenha um propósito claro, sustentável e que contagie de maneira positiva o seu redor. “Be the change” passa a ser o slogan daqueles que assumem essa liderança, influenciando pessoas e outras empresas em todos os locais do mundo com sua forma responsável de agir. Os negócios devem ser uma força para o bem, agindo de forma essencial para uma economia que mais inclusiva e sustentável.
Ao aceitar o desafio de se tornar uma B Corporation, a empresa assume um compromisso mais amplo do que trazer valor para o acionista (shareholder): ela passa a se preocupar com o stakeholder, visando trazer bons retornos para todos envolvidos em seus processos e serviços. Para isso, passa a avaliar e levar em consideração todos os aspectos, como a forma que exerce sua governança, a maneira que reconhece seus colaboradores, o impacto que traz para a comunidade em que está inserida, o seu cuidado com o meio ambiente e, obviamente, o valor que entrega para o seu cliente por meio de suas atividades. Somente o equilíbrio entre todas as partes ressalta as empresas que fazem parte dessa comunidade global de líderes.

Apesar de existir desde 2006, o Movimento B ainda está crescendo, sendo pouco conhecido em algumas localidades. No Brasil, nos últimos anos, profissionais e empresas estão se engajando para levar adiante os benefícios da metodologia, sendo exemplos para aqueles que almejam protagonizar essa mudança histórica na cultura global. A Rentcars.com é uma dessas empresas, e o desejo de fazer parte desse movimento partiu de ninguém menos do que de seu CEO, Francisco Millarch: durante uma viagem internacional em 2017, ele conheceu o Sistema B e reconheceu que muito do que era preconizado já era adotado pela empresa. Assim, veio a curiosidade de entender se a empresa já estaria enquadrada ou não como uma B Corporation, junto com o desejo de se transformar para ficar cada vez mais alinhada com o movimento. O desejo de certificar a Rentcars.com como uma Empresa B foi fortalecido com a conclusão do OPM — Owner President Program — que Francisco cursou na Universidade de Harvard. Lá se inspirou ainda mais ao ouvir de um dos professores que as empresas deveriam “make a decent profit, decently” (“buscar um lucro decente, de maneira decente”, em tradução livre).
Atualmente, a Rentcars.com é uma das quatro empresas que leva o selo no Paraná, mas que impacta mensalmente milhões de pessoas em todo o mundo com o seu serviço focado em ética e excelência. Segundo a coordenadora de Comunicação da Rentcars.com, Michelle de Cerjat, a empresa busca o tempo inteiro melhorar seus processos, pensando em como pode trazer mais benefícios para a sociedade e impactar menos o meio ambiente.
“No nosso processo de compras, por exemplo, privilegiamos os fornecedores locais, o que movimenta e fortalece a comunidade em que estamos inseridos. Também temos programas que incentivam ações sociais e estamos o tempo inteiro focados em tornar o ambiente de trabalho o melhor possível para nossos Renties, que é a forma carinhosa como a empresa chama seus colaboradores, promovendo oportunidades de desenvolvimento”, compartilha Michelle.

Nesse cenário, a plataforma de locação de veículos também investe para divulgar a metodologia B, recebendo acadêmicos e compartilhando com outras empresas a importância de assumir uma postura mais favorável para toda a sociedade. Mais do que ser, é necessário envolver outras companhias e pessoas nesse processo, multiplicando a maneira diferente de fazer negócios e como ela será essencial para que as empresas sejam agentes que vão tornar o mundo exatamente da forma como gostaríamos que fosse: melhor!