Sustentabilidade e GoT

Larissa Berbare
Aug 29, 2017 · 3 min read

(contem spoilers da série Game of Thrones e sobre o futuro da humanidade)

Cena da série Game of Thrones- um dos líderes dos white walkers

A narrativa se dá numa disputa de reinos, em que homens e mulheres de diferentes Casas disputam o poder em busca do Trono de Ferro. Usam agressividade, violência, inovam em suas estratégias e táticas para garantir vantagem a si mesmos, sem pensar no impacto de suas ações para seu povo, florestas ou mesmo para sua civilização.

Este trechinho poderia resumir a série de maior sucesso do momento: Game of Thones, mas resume tão bem quanto nosso dilema atual sobre Sustentabilidade.

O conceito de sustentabilidade ainda hoje me soa complexo e um pouco assustador. Algo que não domino, que exige conhecimentos que não tive e me provoca a refltir sobre meus valores, estilo de vida e escolhas de consumo.

Trabalho em uma empresa que tem sustentabilidade na sua origem e no foco de sua estratégia. Leio sobre o tema, faço inúmeras pesquisas sobre entendimento, contexto histórico e desafios, e até comecei um Mestrado em Gestão pra Sustentabilidade. Tudo para poder compreender o que precisa emergir para sermos de fato sustentáveis. E foi assistindo um episódio de GOT que me caiu a maior ficha.

Estamos competindo entre nós mesmos para acumular capitais e poder, para nos protegermos, alimentando nosso Ego e nosso autoengano de que se estivermos bem tudo ficará bem, quando a verdadeira batalha já chegou e continuamos enxergando apenas nossos próprios reinos.

Na série GOT, depois de um verão de dez anos, um inverno rigoroso se aproxima. Enquanto conspirações e rivalidades correm no jogo político pela disputa do Trono de Ferro, símbolo do poder absoluto, um exercito de mortos-vivos, os white walkers, avançam do extremo norte visando chegar até a muralha, que protege os 7 reinos do perigo real. Essa muralha é protegida há gerações pela irmandade da Patrulha da Noite, mas que não tem os recursos necessários para garantir a segurança de todos. Eles precisam de ajuda. Mais do que isso, será necessário superar todas as pequenas disputas para emergir uma nova inteligencia coletiva pra lutar contra esse inimigo comum.

Muitos se negam a acreditar que os white walkers existam (Cersei-Trump?) mesmo que tenham se deparado com evidencias incontestaveis; outros já acompanham a lenda há gerações; alguns descobriram até como matar essas criaturas (Sam); outros se arriscam para compartilhar a verdade com os demais (John Snow) e alguns poucos poderosos se convencem da verdade, e dedidem deixar de lado vinganças pessoais pelo bem maior dos 7 reinos, mesmo tendo os mais poderosos dragões (Daenerys).

A carapuça serviu?

A batalha pode ser chamar “the winter is coming” ou “aquecimento global”, se vai fazer mais frio ou calor o que importa é que a mensagem é a mesma: estamos em um ponto crítico de nossa civilização. Uu nos juntamos pra combater nossos desafios comuns e nos desapegamos de paradigmas e valores egocentricos que já não funcionam mais, ou não importará que esqueleto estará sentado no trono de ferro.

Dessa vez não é pura ficção (nem uma farsa chinesa, como diria Trump).

O conceito de sustentabilidade não se restringe às mudanças climáticas e foi simplificado aqui para melhor comparação com GoT. De onde eu vejo, sustentabilidade é a nossa capacidade de enxergar além de hoje e de nós mesmos para podermos sentir nossa parte nesta grande e invisivel rede interdependente, que vai além da especie humana. Nossa sobrevivencia e das próximas gerações dependerá da nossa capacidade de reconhecer que fazemos todos parte deste grande organismo vivo, chamado Terra.

Usando as palavras do sábio John Snow: “não é sobre vivermos em harmonia, é sobre vivermos. Só uma guerra importa, e ela chegou”.

De que lado escolheremos ficar: do lado dos vivos ou dos mortos?

Repertorium

Espaço de troca de repertórios

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade