A Feira para além dos livros

Caroline Andreoli
AGEX
Published in
7 min readNov 14, 2018

A equipe de Jornalismo da Agex visitou a 64º edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Semana passada postamos a primeira parte de uma reportagem sobre o evento. Nela falamos um pouco sobre como a Feira surgiu, quais as atrações desse ano e entrevistamos alguns personagens do lugar. Nessa segunda parte damos dicas de lugares para visitar no evento e que proporcionam experiências que vão para além dos livros.

Doe um livro no estande da 99

O aplicativo de transporte 99 é um dos patrocinadores da 64º edição da Feira do Livro. Para marcar presença no evento, a empresa está realizando uma ação de incentivo a doação de livros.

Localizado atrás do Teatro Carlos Urbim, o contêiner amarelo chama a atenção. Lá dentro três funcionários são responsáveis por organizar as histórias que chegam. Até o dia 18 de novembro, das 9h30min às 17h30min, o espaço estará recebendo qualquer tipo de livro, inclusive didáticos. Diego Duarte é um dos responsáveis pelo estande e relata que a proximidade com a área infantil, faz com que o trabalho seja ainda mais divertido. “Criança adora bala e balão, geralmente eles vem pedir brindes”, explica aos risos.

A ação vai além da Feira. A medida que vão chegando, os livros são organizados em kits e vão para os carros da 99. Lá, eles ficam a disposição dos passageiros que, se desejarem, podem levar um para casa. Não são todos os veículos do aplicativo que estão participando da ação, mas vale dar uma olhada quando entrar no carro. Se tiver uma simpática bolsa amarela, isso significa que a sua viagem ficou ainda mais divertida. Ao final do evento, todos os itens arrecadados serão doados para o Banco de Livros.

Cinema na Feira do livro

Na reportagem passada nós já comentamos sobre as exposições que estão no Santander Cultural. Hoje, a gente traz para ti mais uma dica do que podes conferir na programação do mesmo espaço. A Mostra Cinema na Feira traz ao Cine Santander Cultural uma programação gratuita em sintonia com a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. De 1º a 18 de novembro serão exibidos, gratuitamente, 12 filmes que abordam temas como literatura, música, cinema, dança, fotografia e culinária, em parceria com o Serviço Social do Comércio — SESC-RS.

Além de uma programação eclética, haverá três sessões especiais únicas que serão comentadas por convidados que marcam os grandes eventos literários de 2018: os 200 anos da autora Emily Brontë, de O Morro dos Ventos Uivantes; os 200 anos da publicação de Frankenstein, de Mary Shelley e os 50 anos da publicação de Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas?, de Philip K. Dick, que deu origem ao clássico Blade Runner. Este ano, a República Checa é um dos países homenageados pela Feira do Livro e o Cine Santander Cultural exibe o documentário Árvores Vermelhas, de Marina Willer.

Te programa para curtir o feriadão em dobro, visitando a Feira e ainda vendo um filme!

Programação:

Dia 16/11 (sexta), às 15h

Caminhos do Coco

Brasil, 2016, cor, 91 min

Uma das manifestações artísticas mais características da cultura nordestina é a música. Com os diversos ritmos que percorrem o litoral e o sertão, essa expressão artística revela uma cultura popular tão rica quanto variada.

Diretor: Joice Temple. Gênero: Documentário. Classificação: Livre.

Dia 16/11 (sexta), às 19h

Paterson

EUA, França, Alemanha, 2016, cor, 118 min

Paterson, um jovem e pacato motorista de ônibus, se transforma em personagem conhecido na sua cidadezinha quando se destaca numa arte diferente da condução de veículos: a poesia.

Diretor: Jim Jarmusch. E: Adam Driver, Golshifteh Farahani. Gênero: Drama/Comédia. Classificação: 12 anos.

Dia 16/11 (sexta), às 19h

Com Amor, Van Gogh

Polônia, Reino Unido, 2017, cor, 95 min

Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, um jovem descobre a última carta enviada pelo artista ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino, e resolve investigar se Van Gogh realmente se matou.

Diretor: Dorota Kobiela, Hugh Welchman. E: Douglas Booth, Robin Hodges.

Gênero: Animação/Drama. Classificação: 12 anos.

Dia 17/11 (sáb), às 13h30min

A Câmera de Claire

Coreia do Sul, França, 2017, cor, 69 min

Demitida durante uma viagem de trabalho ao Festival de Cannes, Jeon conhece Claire, uma professora que sonha ser poeta e adora fotografar. As duas mulheres se tornam amigas e as imagens de Claire ajudam Jeon a compreender melhor a vida.

Gênero: Drama. Classificação: 12 anos.

Dia 17/11, às 15h30min

David Lynch: A Vida de um Artista

EUA, Dinamarca, 2016, cor, 88 min

Desde sua criação em uma pequena cidade até as ruas escuras da Filadélfia, acompanhamos o cineasta David Lynch enquanto ele conta a história de sua vida e da formação do seu estilo enigmático.

Diretor: Rick Barnes, Olivia Neergaard-Holm, Jon Nguyen. E: David Lynch.

Gênero: Documentário. Classificação: 12 anos.

Dia 17/11 (sábado), às 17h30min*

Frankenstein de Mary Shelley

EUA, Reino Unido, 1994, cor, 123 min

Uma expedição ao Ártico resgata um homem que se identifica como Victor Frankenstein. Ele narra ao capitão do navio a terrível história de como tentou vencer a morte, construindo e reanimando uma criatura feita de pedaços de cadáveres.

Diretor: Kenneth Branagh. R: Steph Lady, Frank Darabont. E: Kenneth Branagh, Robert De Niro, Helena Bonham Carter.

Gênero: Terror. Classificação: 14 anos.

* Sessão comentada pelo pesquisador Vasco Py Siegmann

Dia 18/11 (domingo), às 13h30min

O Moinho e a Cruz

Polônia, Suécia, 2011, cor, 92 min

Em 1564, o pintor Pieter Bruegel trabalha em sua famosa tela A Procissão para o Calvário, que narra a Paixão de Cristo. Seu trabalho é alternado com a história de vida de alguns dos personagens que aparecem na pintura.

Diretor: Lech Majewski. R: Majewski, Michael Francis Gibson. E: Rutger Hauer, Michael York, Charlotte Rampling. Gênero: Drama. Classificação: 12 anos.

Dia 18/11 (domingo), às 15h30min

Sabor da Vida

Japão, França, Alemanha, 2015, cor, 113 min

Sentarô dirige uma pequena padaria que serve dorayakis — bolos recheados com pasta doce de feijão vermelho. Uma senhora chamada Tokue se oferece para ajudar na cozinha e, com sua receita secreta, faz o pequeno negócio florescer.

Diretor: Naomi Kawase. E: Kirin Kiki, Masatoshi Nagase. Gênero: Drama. Classificação: 14 anos

Dia 18/11 (domingo), às 17h30min

Tango Livre

França, Bélgica, Luxemburgo, 2012, cor, 101 min

O guarda penitenciário Jean-Christophe se apaixona por uma mulher que conhece em sua aula semanal de tango. Eles acabam se reencontrando quando ela vai visitar o marido, que cumpre pena no presídio onde Jean trabalha.

Diretor: Frédéric Fonteyne. R: Philippe Blasband, Anne Paulicevich. E: François Damiens, Anne Paulicevich. Gênero: Drama. Classificação: 14 anos.

Qual a sua Regra de Ouro?

Uma experiência que vai além do plano bidimensional, é isso que a exposição “Siga a Regra de Ouro” proporciona. Criada pela artista e arquiteta Ana Mähler, a mostra está ocorrendo no Margs até o dia 2 de setembro, de terça a domingo das 10h às 19h. Segundo a artista, o objetivo é levar o público a refletir sobre questões sociais em três ambientes.

O primeiro se trata de um cubo dourado, que não passa de uma ilusão. São linhas que dependendo da posição em que você fica formam um cubo de dois lados. A artista explica que é uma forma de representar os relacionamentos atuais. Muitas pessoas só aceitam um ponto de vista, o seu, e ele é o único a estar certo. O segundo fica no centro da sala e se trata de um cubo tridimensional de 2,70 m³. Dentro dele há um ambiente dourado, contendo um pedestal com um objeto semelhante a uma joia, protegido por uma caixa de acrílico e uma estrutura com pequenas portas na parede ao fundo. A joia funciona como um portal, que nos leva, através de recursos tecnológicos, para o campo virtual. Nas portas pequenas, a artista guarda mensagens positivas que podem ser levadas para casa, como forma de propagar a “corrente do bem”. A expansão para o espaço virtual é o que compõe o terceiro ambiente. Logo atrás do grande cubo, se encontra uma projeção com as “Regras de Ouro” das pessoas que visitaram a exposição. Através do site da mostra, é possível enviar a sua regra também e, em torno de 2 minutos depois, ela aparecerá no telão.

Dentro do possível, Ana Mähler busca estar presente na exposição. Com sua simpatia, a artista explica cada detalhe de suas obras para os visitantes, expondo os motivos que a levaram a realizar o trabalho.

--

--