Em uma galáxia muito distante

Caroline Andreoli
AGEX
Published in
3 min readAug 6, 2018

Jedi ou Sith, o que importa é que os fãs de Star Wars tiveram seu lugar garantido na ComicCon RS. O Conselho Jedi do Rio Grande do Sul marcou presença no evento. O fã clube montou um espaço inteiro voltado para a franquia, com direito a banners, sabres de luz e Stormtrooper. Quem foi visitar a base, localizada no 2º andar do evento, pode tirar fotos com os personagens e adquirir itens do filme.

A convenção também reservou um bate papo exclusivo sobre o filme. “Star Wars: Sequências, spin offs e o futuro da franquia” reuniu Stephanie Espindola, Adri Amaral e Cesar Haggsteron. Os convidados debateram sobre os novos títulos que serão lançados e a forma como a franquia está sendo retratada nos cinemas. Entre algumas críticas e especulações os palestrantes também falaram sobre as atitudes agressivas de alguns fãs, relembrando episódios em que as redes sociais de atores da franquia foram invadidas por mensagens de ódio. Os convidados afirmaram que: não há problema em criticar a produção ou não gostar, mas não é necessário atacar pessoas para fazer isso. Após o bate papo, foi aberto um espaço para perguntas.

Cesar Haggsteron é um dos membros fundadores do Conselho Jedi RS. O fã clube foi criado em 20 de maio de 2002 com o objetivo de reunir pessoas que gostam de Star Wars e divulgar a franquia. Atualmente, existem 16 Conselhos espalhados por diversos estados brasileiros. O primeiro foi aberto no Rio de Janeiro, seguido por São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Nesses 16 anos de existência a comunidade conseguiu reunir um público muito fiel, já são mais de 13 mil seguidores no Facebook e 2 mil membros cadastrados. “As pessoas vêm nos eventos e nos agradecem por termos criado o fã clube, tem fãs que vão nas convenções só para ver o que vamos expor, isso é muito incrível”, relata Haggsteron. Cesar também fala da importância de haver espaços como esse. “Existem pessoas que cresceram vendo Star Wars e que agora passam essa paixão para os seus filhos, eles não querem simplesmente levar ao cinema, querem apresentar esse Universo de uma forma mais palpável, acredito que lugares como esses são importantes para isso”, explica.

Além da participação em eventos, o Conselho Jedi também criou um cadastro para membros. Quem se interessar pode entrar no site, preencher o formulário e ganhar uma carteirinha, tudo isso sem nenhum custo. Quem é cadastrado recebe descontos em algumas lojas parceiras do fã clube e concorre todo mês a itens da franquia. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, o Conselho não tem como enviar as carteiras por Correio então, quem se cadastrar deverá pegá-la no próximo evento em que eles estiverem presentes.

--

--