Feira do Livro de POA reúne apaixonados por histórias

Quem nunca quis viajar sem precisar sair do lugar, não é mesmo?! O que queremos mostrar para você nesta reportagem é que isso é bem fácil, basta pegar um livro. Os livros podem proporcionar aos seus leitores uma viagem entre florestas, mundo encantado, galáxias, faroeste… Diversos cenários e histórias que independente da idade, nos fazem acreditar — nem que seja um pouquinho — em príncipe encantado, duendes, tesouros, piratas e em finais felizes.

Além de ser uma alternativa ao mundo real, ler faz bem para a saúde mental e ao cérebro, estimula a criatividade e ainda gera empatia, sabia? Segundo estudos Estadunidenses coordenados pelo Dr Robert Wilson, a redução do funcionamento do cérebro, na velhice, pode atingir cerca de 30% se a pessoa mantiver hábitos de leitura, além de proteger contra doenças como o mal de Alzheimer, ou seja, você lê um livro e através dele adquire cultura e ainda cuida do seu cérebro, desde já.

Romance, terror, ficção, poesia, fábula, crônica, fantasia, suspense, tragédia, etc: categorias e temas de livros não faltam. Para cada pessoa, um gosto e para todos os gostos temos as feiras do livro. As feiras são eventos anuais que ocorrem em diversas cidades do Brasil e que, além de livros, tem sessões de autógrafo e atividades culturais literárias. Neste ano, a AGEX foi conferir a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre e vai contar para ti tudo que tem de mais legal por lá.

A Feira do Livro de Porto Alegre

Criada por iniciativa dos livreiros e editores gaúchos com apoio do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, a Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pelo trabalho que desenvolve na formação de leitores e de mediadores da leitura. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em três temáticas.

Foto: Carol Andreoli (Agex)

Neste ano, a 64ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre começou oficialmente na última quinta-feira (1°) e reúne centenas de autores do Brasil e do exterior. São mais de 100 bancas e espaços de editoras que participam da feira que segue até o dia 18 deste mês. A expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas passem pelo evento que conta com várias atividades gratuitas, como oficinas, palestras, seminários e bate-papos.

Este ano a feira conta com 85 bancas na área geral, 13 na área infantil e sete na área Internacional. As atrações paralelas estão sendo realizadas no Clube do Comércio, Memorial do Rio Grande do Sul, Teatro Carlos Urbim, QG dos Pitocos, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Auditório da Livraria Paulinas, Auditório da Inspetoria da Receita Federal, Theatro São Pedro, Espaço do Conhecimento Petrobras, Biblioteca Pública do Estado e Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande Sul.

Fotos: Eduarda Toledo (Agex)

O país convidado de honra desta edição é a República Tcheca, que neste ano comemora o 100° aniversário de nascimento da Tchecoslováquia independente e também 100 anos de seu reconhecimento diplomático pela República Federativa do Brasil, além de outras datas importantes para o país. As comemorações serão lembradas na Feira com as exposições “50 anos da Primavera de Praga” e “100 anos da fundação da Tchecoslováquia”, além de recitais de poesia, saraus, exibições de filmes e um estande próprio, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul.

O fato importante a se destacar é que a patrona desta edição é a escritora Maria Carpi, terceira mulher consecutiva a ocupar o posto. A escritora é natural de Guaporé e recebeu o reconhecimento da crítica através da Menção Honrosa no Casa de Las Américas em 1999, em Cuba; Revelação da Associação Paulista dos Críticos de Arte em 1990; o Erico Veríssimo em 1991, por Desiderium Desideravi. Foi vencedora quatro vezes do Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria poesia, e foi três vezes premiada pela Associação Gaúcha dos Escritores.

Leia mais:

Quem faz parte desse mundo
Dicas da Agex na Feira

Reportagem produzida por:

  • Caroline Andreoli e Eduarda Toledo