Os atletas Ulbraxianos

Rafaela Hermes
AGEX
Published in
4 min readSep 6, 2018
Treino do time de futsal masculino da Atlética. Foto: A.A.A.L.T

A Ulbra Canoas conta com uma nova Atlética, criada para engajar os alunos dos diferentes cursos da universidade em atividades esportivas. A Associação Atlética Acadêmica Luteranos (A.A.A.L.T.) foi inaugurada dia 28 de abril deste ano e promete trazer maior integração entre os universitários com os esportes e eventos.

Cassiano Appilt, acadêmico de Administração, fundador e presidente da A.A.A.L.T., criou o projeto em 2017, junto com alguns amigos com quem organizava eventos. Depois de criarem um questionário sobre o interesse dos “Ulbraxianos” na criação de uma Atlética unificada, que teve mais de 300 alunos de todos os cursos da universidade interessados, finalmente a A.A.A.L.T. foi criada no primeiro semestre deste ano.

Treino do time de handebol misto. Foto: A.A.A.L.T.

Atualmente, eles contam com mais de 70 membros, formando times em diversas modalidades e realizando eventos para integrar calouros e veteranos com as outras Atléticas do campus, como a Associação Atlética Acadêmica Salvador Célia (A.A.A.S.C), do curso de Medicina, e a Associação Atlética Acadêmica Odontologia Ulbra (A.A.A.O.U). “Acho muito interessante que a Ulbra apoie as Atléticas, que estão cada vez mais em alta nas universidades brasileiras”, comenta Cassiano.

A Atlética possui várias modalidades de esportes, incluindo futsal, handebol e voleibol, todos com times femininos e masculinos. Além desses, eles também contam com departamento de eventos, jogos sedentários, como truco e sinuca, e líderes de torcida, as Lutercats. Qualquer aluno da Ulbra pode participar, e os interessados em se inscrever categoria precisam ir à sede da A.A.A.L.T. na sala 207 do prédio 1, em conjunto com o Centro Acadêmico do Direito, e procurar um dos diretores de esportes da Atlética: Guilherme Dolzan e Lucas Ishimoto.

Membro da Atlética jogando sinuca. Foto: A.A.A.L.T.

Cassiano conta que a Atlética pretende trazer novas modalidades, sendo o atletismo um dos objetivos atuais. Além disso, também há a ideia de montar times de esportes eletrônicos, mas ainda estão procurando um responsável para esta área. A modalidade com mais participantes e procurada é o futsal masculino, e o número de participantes nos times é bastante equilibrado entre os gêneros, apesar de o feminino ser mais forte no handebol. “Nossa Atlética é bem diversa [em relação aos cursos que participam], apesar de ter nascido com os cursos de Administração e Direito”, afirma.

As Atléticas ainda não tem um auxílio ou uma bolsa de incentivo ao esporte para os universitários, uma vez que não são muito comuns no RS em comparação com a CEULP/Ulbra. “Não existe nenhum apoio da universidade”, explica Cassiano. “Fazemos arrecadação dos membros para adquirir produtos e as festas são pagas pelo valor do ingresso. As quadras de esporte também são pagas e, se existisse um auxílio, com certeza seríamos ainda mais expressivos”.

Festa de inauguração da Atlética. Foto: A.A.A.L.T.

Cassiano fala ainda sobre ter de compartilhar a sede da A.A.A.L.T junto com a do Direito e acredita que um espaço apenas para a Atlética lhes daria mais autonomia e lugar para os membros. “Os membros também são voluntários em ações estudantis, como o cadastramento de estudantes no Passe Livre. Acredito que a universidade poderia conceder horas complementares para os alunos que prestam esses serviços essenciais”, comenta.

Lucas Ishimoto, acadêmico de Fisioterapia, participa do time de futsal masculino da A.A.A.L.T., além de praticar futebol 7 fora da universidade. “O que me fez entrar na atlética, primeiro, foi pra fazer amizades, até porque esse é meu primeiro ano na faculdade, e eu não conhecia nada aqui”, conta. “O que me motiva a participar é querer aproximar mais os alunos do esporte, seja ele de qualquer modalidade. Quero buscar unir os alunos, e acredito que o esporte é um excelente meio para isto.” Ele afirma que os times participarão de diversos campeonatos, levando o nome da atlética e da Ulbra para outras universidades.

Lucas já foi atleta de futsal quando mais novo, mas precisou parar de almejar uma carreira no esporte devido a uma lesão no joelho. “Hoje, o futsal é mais um hobby, um esporte que jogo com amigos nos finais de semana”, diz.

Escudo da Atlética. Reprodução Facebook.

Ele fala sobre ter mais modalidades na Atlética. Uma que gostaria de praticar seria luta, taekwondo. Lucas expressa, também, a importância do esporte para qualquer um. “O esporte me ajudou a melhorar a qualidade de vida, melhorou muito minha saúde”, afirma. “E me fez conhecer lugares e pessoas incríveis”.

Ele também ressalta a importância de realizar atividades físicas com a supervisão de um profissional qualificado, para evitar lesões e outros problemas.

Para acompanhar as novidades da A.A.A.L.T, acesse a página deles no Facebook e a Spotted Ulbra, origem da Atlética. Entre em contato com eles também em sua sede, na sala 207 do prédio 1.

--

--