Rádio Mix FM POA: o sucesso do mix de músicas e promoções

Caroline Andreoli
AGEX
Published in
7 min readSep 19, 2018
Integrantes do programa Cafezinho.

quase cinco anos, a Mix Porto Alegre traz uma programação diferente para o FM gaúcho. Além de grandes promoções que variam entre intercâmbios, com tudo pago, para Europa, Oceania e América do Norte, a presentes exclusivos, a rádio conta com uma agenda de promoções para shows e espetáculos, o que a destaca entre outros veículos de comunicação do segmento.

Mauro Borba, comunicador e gerente geral da Rádio Mix Fm Poa.

A programação filiada à Rede Mix de Rádios estreou em 20 de setembro de 2013, dia escolhido justamente por ser o da Revolução Farroupilha, o que foi uma estratégia de identificação da rádio para com o público. A consolidação da Mix no mercado de Porto Alegre ocorreu em 2017, quando a rádio foi premiada no Top Of Mídia nas categorias de Melhor Veículo, OPEC do Ano e Atendimento do Ano e chegou a ser líder no segmento do público jovem no rádio e ao quarto lugar no Ibope geral de rádios da Grande POA.

Para celebrar o quinto aniversário, comemorado em 2018 e o sucesso ascendente na capital e região metropolitana, a Mix FM POA realizará um grande show com artistas nacionais nesta quarta-feira, 19 de setembro, no bar Opinião. O evento trará Chimarruts, Di Ferrero, Emicida e Maskavo.

O EVENTO

Frequentemente apontada como uma das três maiores audiências entre todas as emissoras FM’s da grande Porto Alegre, a rádio Mix reunirá no palco do Opinião hoje (19) quatro artistas listados nos mais pedidos pelos ouvintes da emissora.

O ex vocalista do NX Zero, Di Ferrero, que está em carreira solo, estará na festa de 5 anos da Mix POA mostrando os seus novos singles. O cantor apresentará as músicas que são destaque na programação da rádio, além dos sucessos da sua ex banda.

Outra atração é o rapper Emicida, que é uma das maiores personalidades do movimento hip hop brasileiro, no momento. O artista trará o show do seu DVD recém-lançado “10 Anos de Triunfo”. Maskavo e Chimarruts trazem o reggae nacional para o evento e completam o line-up do evento.

A RÁDIO DAS PROMOÇÕES

Nicolas Esquirio e Luan Santos, integrantes da rádio e produtores do Pixelados.

Totalmente voltada ao público jovem, a rádio possui um conteúdo de entretenimento que é feito a partir de uma linguagem jovem e com conteúdos (memes, por exemplo) deste mundo. Além desses aspectos, a rádio é conhecida pelos diversos prêmios que dá aos seus ouvintes. Isto é a estratégia da Mix: instigar as pessoas a escutarem a rádio para ganhar prêmios.

Além das promoções, a receita da Mix é a forma de comunicar. Em entrevista, tanto o produtor de conteúdo, Fernando Pisoni, como o produtor musical, Gélis Machado, destacam que até mesmo a entonação de voz e a comunicação em alto-astral podem fazer a diferença para se destacar entre os concorrentes.

Para Gélis, a Mix pode ser definida através de algumas palavras que a caracterizam bem: jovem, alto-astral, rápida, leve e dinâmica. “Essas palavras são vistas na programação, são transmitidas aos ouvintes através dos comunicadores. É uma rádio jovem porque além das músicas, a escrita e as notícias são feitas com gírias jovens, com os memes, para ser o mais atual possível.”, afirma o produtor musical.

A Mix se difere um pouco das outras rádios que se fixam na imagem de um âncora, modelo que existia muito nos anos 80 e que algumas emissoras ainda seguem. Segundo Fernado Pisone, a Mix é calcada em entregar um produto fechado, com programação relevante, reproduzindo as músicas que os ouvintes procuram ouvir em plataformas como o Spotify, Dizzer e Youtube. Com isso, se cria uma relação de credibilidade, entregando músicas de tais artistas para criar uma identificação com o ouvinte, tocando o que ele deseja ouvir e não um conteúdo falado.

Cassiano Mattje, locutor da rádio, e Gélis Machado.

Caracterizada por entregar música, promoção e entretenimento, a Mix hoje é a rádio pop jovem, que mais toca música. Sua programação, 100% musical com intervenções de drops de humor, traz entretenimento e interatividade através das promoções. “Tentamos descobrir qual é o desejo do ouvinte, aí fizemos uma promoção para, a partir disto, nos posicionarmos como uma marca, uma rádio que proporciona uma boa experiência para o ouvinte.”, afirma Pisone, que é coordenador de marketing e produção.

A maior parte da interatividade da rádio com os ouvintes é feita através das promoções e do programa Cafezinho. As promoções instigam o público a comentar posts no Facebook e no Instagam e, em outros casos, mandar seu nome para o WhatsApp da rádio.

TRAJETÓRIA DA MIX NO RS

Historicamente, as rádios que se localizavam no campus da Ulbra Canoas são identificadas como universitárias jovens. Foi assim, em 1997, com a Pop Rock e agora segue com a Mix. A história da emissora no Rio Grande do Sul começa a partir de uma crise que a Pop Rock passou em 2007, o que a fez perder boa parte de sua audiência e faturamento. Este fato motivou a Ulbra a iniciar parceria com o Grupo Mix de Comunicação, que extinguiu a Pop Rock da Grande POA e deu lugar a mais nova afiliada da Mix FM.

A nova parceria tinha como objetivo acirrar o mercado de rádio jovem no RS e concretizar a vinda da rede Mix para o estado, pois tal já tinha interesse em entrar na região. A rádio Mix FM POA estreou no dia 20 de setembro de 2013, na frequência 107.1 MHz de Canoas, RS. Com 12 horas de programação local, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, a Mix POA é a única afiliada que possui programação local. Nos moldes de um hub de comunicação, a rádio também cria conteúdos exclusivos para internet através de blogs como o Pixelados, Mix News e o blog do Cafezinho.

Localizada no prédio 16 do campus da Ulbra Canoas, junto ao Parque Tecnológico Ulbratech, a rádio Mix Porto Alegre une canais, serviços e ações, para trazer o melhor do entretenimento jovem adulto para o público da região.

Programação local:

* Baú da Mix (7h — 8h): músicas antigas

* Multimix (8h — 9h)

* Supermix (10h — 10h40)

* Mixplay (11h35–11h55)

* Cafezinho (12h — 13h)

* Nobreak (14h — 16h): duas horas sem intervalos

* Top Mix ( — ): músicas mais pedidas

* Supermix (17h — 17h40)

* Mixplay (18h — 18h20)

BLOGS

De acordo com os dados da Kantar Ibope Media, divulgados pela emissora, a rádio possui 57% de público feminino e o perfil de audiência aponta que 92,36% dos ouvintes acessam a internet e que têm entre 10 e 29 anos. Pensando nisso, a rádio produz conteúdo para internet através de três blogs, cada um com seu eixo temático: Pixelados, Mix News e Blog do Cafezinho.

  • Pixelados: Visando atingir o público nerd, fala de games, séries, filmes, quadrinhos e tudo que engloba essa área. Um fato interessante deste blog é que alunos da Ulbra escrevem para ele sobre os temas citados acima.
  • Mix News: Trata de assuntos da música e mundo pop. Também conta com textos de alunos da Ulbra.
  • - Blog do Cafezinho: Fala sobre memes, humor em geral. É derivado do programa de humor característico da rádio, o Cafezinho.

HERANÇA DA POP ROCK

Fernando Pisone “Perdigão”, coordenador de marketing e produção

Com a extinção da Pop Rock e a vinda da Mix para o Rio Grande do Sul, alguns funcionários ficaram para dar seguimento ao que já vinha sido feito. Exemplo disso são as fontes consultadas para esta reportagem: Mauro Borba, Gélis Machado e Fernando Pisone, conhecido como Perdigão.

Gélis Machado, 37 anos, operador comercial e de áudio; Produtor musical da rádio Mix.

--

--