Universo feminino é o tema do 33º Festival de Arte de Porto Alegre

Eduarda Toledo
AGEX
Published in
2 min readJul 1, 2019

O 33º Festival de Arte de Porto Alegre iniciou na última sexta-feira e promete trazer muitas atrações para a capital. A temática escolhida para esse ano foi o universo feminino e as relações entre arte, feminismo e emancipação. O evento ocorre até o dia 5 de julho e retorna de 6 a 8 de agosto.

Serão 11 dias de atividades, bate-papos, exposições e performances em seis espaços culturais: Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, Pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta, Cinemateca Capitólio Petrobras e PUCRS. A programação deste ano é voltada à valorização da mulher, um tema que vem sendo bastante debatido do mundo das artes. Em 2020, a 12ª Bienal do Mercosul adotará a mesma temática. “Trata-se de desdobrar campos de conhecimento que entrelaçam poéticas, ativismos da imagem e do corpo que serão vivenciados no campo da arte e da cultura”, explicam os organizadores. Confira abaixo alguns destaques da programação. A lista completa das atividades pode ser acessada aqui.

Exposição

A exposição “Artistas mulheres: territórios expandidos” está aberta desde sexta-feira na Pinacoteca Aldo Locatelli. Estão expostos cerca de 30 trabalhos que ressaltam as obras das 181 artistas que compõem a coleção do espaço. A mostra é uma parte da pesquisa, realizada pelo grupo Mulheres nos Acervos, sobre a presença de artistas femininas nos acervos públicos de Porto Alegre. A iniciativa foi criada pelas estudantes de história da arte Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin.

Oficina

O Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues irá receber amanhã (2) a oficina “Pintura: cartografias do corpo feminino”. A atividade será ministrada por Lilian Maus das 19h às 22h. Serão realizados exercícios práticos de aquarela e guache para criar uma cartografia do corpo feminino a partir de referências da história da arte. Vale ressaltar que na inscrição não estão inclusos os materiais individuais que serão utilizados para o trabalho.

Nosotras Proponemos

O grupo feminista argentino Nosotras Proponemos, composto por diversas artistas, também fará parte do festival. Elas desenvolvem, desde 2017, ações em museus, marchas e regulamentos de concursos artísticos, com o propósito de mudar a ausência de representação feminina na comunidade artística. Em Porto Alegre, farão uma exposição no Atelier Livre até o dia 5 de julho, uma oficina de criação de bandeiras no dia 3 de julho, um bate-papo no mesmo dia e uma ação na rua que ainda terá o local e a data confirmados. As ações terão foco em três gaúchas: Claudia Paim, Heloisa Schneiders e Maria Magliani.

--

--