Image for post
Image for post
Arte sobre foto aérea da Rocinha, Rio de Janeiro. CC Chensiyuan/Wikimedia, 2011.

O labirinto das cidades

Entrevista com o arquiteto e urbanista Valério Medeiros, da UnB, que estudou as piores malhas viárias do Brasil

Dauro Veras
Jan 27, 2016 · 10 min read
Image for post
Image for post
Valério Medeiros, pesquisador da UnB.

A pergunta que me moveu aqui foi o que se perdeu ou ganhou com o crescimento, no que diz respeito à questão das articulações ou acessibilidade.

Que universo foi abrangido na pesquisa internacional?

As capitais brasileiras com a pior malha urbana, segundo o estudo, são: 1) Florianópolis; 2) Brasília; 3) Porto Alegre; 4) Rio de Janeiro; e 5) Salvador.

Image for post
Image for post
Veja observações sobre esta tabela no final do texto.

Se as políticas públicas não considerarem o papel do ordenamento do território para a mobilidade urbana, estaremos comprometendo o futuro de uma realidade que já é problemática. Discutir mobilidade urbana no Brasil requer uma visão mais completa do que são nossas cidades, também ao perceber mobilidade urbana é um meio, e não um fim.

Qual é a relevância da sua pesquisa para a construção dos planos municipais de mobilidade urbana das cidades brasileiras?

É fundamental pensar que o crescimento da cidade e as intervenções urbanas (representadas pela rede de vias que comentei) têm um papel fundamental na construção de uma cidade que seja mais fácil de ser percorrida.

Muitas vezes novos bairros são construídos contíguos a outros, mas nenhuma das novas vias continua ruas anteriores. Além disso, faltam avenidas globais que façam uma melhor articulação entre centros e periferias, ou entre periferias. Entendo isso como uma visão de mobilidade que enxerga, de longo prazo, o que será a cidade do futuro. Parte da gestão urbana permanece pautada em ações pontuais, locais, que pouco contribuem para pensar o sistema, que é a cidade, em suas várias interdependências.



Coletânea de reportagens

Textos jornalísticos publicados por Dauro Veras

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store