Empresário da mídia chama Lula de “maior brasileiro de todos os tempos”

Mesmo diante da atual crise econômica e política que os brasileiros vivem hoje, o proprietário de um dos maiores portais de notícias do Piauí obrigou Teresina a engolir seu apoio — ou melhor, bajulação — ao ex-presidente Lula, ao espalhar dezenas de outdoors na última segunda-feira (28) nomeando-o “maior brasileiro de todos os tempos”.
A manifestação de Helder Eugênio não ficou restrita aos outdoors nas principais vias da capital; a publicação também foi feita no portal 180 graus e no jornal impresso Diário do Povo. Mais uma peripécia para seu currículo lotado de episódios escandalosos e processos.
Pois é: nem todo nordestino é petista, como pensa o empresário e no geral reproduzem as redes sociais.
Além do empresário piauiense, que acaba de voltar de uma temporada fazendo compras em Paris, para quem mais o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva é o maior brasileiro de todos os tempos? Certamente também para outros grandes empresários, mas quem mais?
Os políticos da base aliada ao PT — os que ainda não foram presos — também dizem que Lula fez muito bem à nação. Ao Brasil não sei, mas aos seus próprios bolsos provavelmente ele fez bem. Já o povo continua dependente dos benefícios do governo para conseguir alimento e moradia, migalhas perto dos benefícios concedidos a empresários como Helder Eugênio por todo o país.
Consequências
Os outdoors podem caracterizar propaganda eleitoral antecipada e a ação será alvo de investigação pelo Ministério Público Eleitoral. Juridicamente, a propaganda extemporânea pode gerar uma multa entre cinco e vinte e cinco mil reais ou equivaler ao custo da propaganda, caso este seja maior.
A multa é aplicada não só ao responsável pela propaganda, mas também ao beneficiário, caso seja provado conhecimento prévio do teor da propaganda.
Entretanto nem todas as consequências são ruins: agora está claro para o povo de Teresina que os veículos do grupo do empresário tem um posicionamento claro, e quando quiser saber do cenário político econômico, está claro onde não devem procurar informações confiáveis.
Indignação e preconceito
A indignação ultrapassou as barreiras do “boca a boca” e ganhou as redes sociais não só de teresinenses, mas também de páginas de humor, como foi o caso do perfil no Instagram ‘Gerenciando’, que publicou a foto seguida do comentário: “enquanto isso, em Teresina… Cada povo tem o governo que merece! Abraço por trás”.
Enquanto alguns prepotentes de todos os cantos do país se preocupavam em tentar diminuir nordestinos, os Teresinenses com um pouco mais de senso do ridículo, tentavam enfiar goela abaixo dos preconceituosos que o outdoor não era a opinião da população, mas de um empresário fanfarrão.
“Quando tiver com calor a noite e quiser ligar o ar do quarto utilizando luz elétrica ou tomar uma água, dá um pulo em SP, aqui é muito receptivo com os necessitados”, escreveu um internauta. “Enquanto isso no Piauí… Analfabetos vem me dar lição de moral! (…) Agora vou ali beber mais água pelos piauienses”, escreveu outro. “Teresina lixo” também foi um dos comentários.
Não é justamente São Paulo que está vivendo uma crise hídrica causada pelo governo que reelege há 20 anos?
Respeito
Embora acredite na liberdade de expressão, a postura de Eugênio não agradou a população do Piauí. Sua bajulação não condiz com a posição de comunicador e dono de um grande veículo de mídia. Faz com que o que é veiculado em seus veículos e por todos os profissionais ligados a eles seja questionável.
Isso não justifica, no entanto, que sejam realizadas declarações de ódio contra ele e contra toda a população piauiense. Só ressalta preconceitos e intolerâncias. É preciso mais respeito.