JUSTIÇA DE MARÉ_

  • ideia da carta (concepção geral)

partindo do arcano “a justiça”, que segundo a numerologia é o arcano (salvo engano) equivalente ao meu nome, comecei a pesquisar formas de representação desse arcano nos mais diversos tarots.

desde o início eu me propus a desenvolver a carta a partir de uma estética afrofuturista e, dessa forma, tomei o tarot egípcio como principal referência.

é importante que se diga, inicialmente, que o conceito absurdamente complexo e vasto de justiça, quando expressado a partir de conjuntos simbólicos que geralmente se parece com a têmis: divindade grega, filha de urano e gaia, que aparece com uma venda sob os olhos e carregando em uma mão uma balança e, na outra, uma espada.

na contramão da concepção imagética de justiça citada, encontrei no tarot egípcio a deusa maat, sem venda sob os olhos, com uma adaga em uma mão e a outra mão quase tocando uma balança elevada, próxima à sua cabeça.

partindo da minha perspectiva, o mais interessante dentro da representação egípcia (…)

  1. pesquisa visual
inicialmente, revisitei referências que utilizei para um trabalho realizado por mim no final do ano passado no qual eu quis imprimir a estética afro-futurista;
finalmente, separei referências voltada ao arcano escolhido e à estética afro-futurista (encontram-se em destaque na imagem referências ao filme “pantera negra”).

2. material utilizado

  • impressão de material digital com algumas das referências encontradas ou referências semelhantes;
  • tesoura;
  • cola;
  • folha de papel A3;
  • papeis coloridos diversos;
  • linha;
  • agulha;
  • tesoura;
  • furador de papel.

3. técnicas

  • colagem;
  • intervenções manuais;
  • bordado mão-livre.

4. paleta de cores

paleta referente ao arcano (1);
paleta referente ao verso da carta (2).

5. esboço

esboço da frente da carta
esboço do verso do baralho.

--

--