Mira

Oráculo da Deusa

Yemanjá — Entrega

Venha com suas preocupações , venha com seus lamentos, venha quando a vida é alegre, venha quando a vida a massacra, venha quando assumir responsabilidades, venha quando quiser abraçar o mundo com as mãos, venha quando estiver esgotada, venha quando buscar renovação. Tudo o que pedirei quando você vier, é que se entregue a mim, mãe oceano, o meu útero aquático espera acolhê-la, deixá-la nascer outra vez, quando você se render e entregar.

Mitologia

Iemanjá é uma Deusa do mar das culturas africanas e caribenhas. Dizem que aqueles que vão ao a Iemanjá e se entregam a ela tem seus problemas diluídos nas águas de seu abraço.

Significado da carta

Iemanjá nadando para sua vida, simboliza um período de entrega. Entregar-se não significa desistir, a entrega é um ato se abertura e confiança. Quando confiamos, deixamos que a energia da deusa atue em nós pra alcançarmos aquilo que precisamos.

Processo

- Escolha do tema

Ao me deparar com o desafio de criar uma carta, nem pensei em duas vezes em ir para o tarot, poder criar e representar uma carta foi de bastante conexão com muitas das coisas que estou vivendo.

Escolhi o oráculo da deusa, oráculo em que 52 deusas estão representadas. Fiz o corte no baralho para retirar 3 cartas e dentre elas iria escolher com qual trabalhar, 3 grandes deusas se apresentaram e Iemanjá com sua força d’agua me envolveu.

- Elementos

Cor: Quero utilizar 3 tons de azul para a frente da carta, o fundo será rosa e vermelho.

Ponto, linha e plano: Vão ser formados através das representações com a água, os peixes e as flores.

Ritmo e equilíbrio: Através da fluidez e organização dos elementos

Escala e textura: A escala vai se dar através das relações de proporções dos elementos e texturas de peixe, brilho e recortes no papel.

Rascunhos iniciais

Dentre o processo de rascunho e materialização do projeto, mudei bastante as ideias de como iria realizá-lo. A ideia principal era de trazer a fluidez e movimento dos mares, a magia de Iemanjá, a forma com que ela acolhe seu filho, a rosa branca das oferendas e a força feminina das filhas da água. Trazendo bastante texturas para a carta. Criei uma estampa para o fundo e costurei o miolo da flor para que ela girasse em qualquer direção, sendo cuidada e alimentada pelo útero.

o

--

--