Off With Your Head!

Meu processo de criação começou com apenas uma ideia, eu decidi que faria a carta de Tarô da morte. Inicialmente considerei fazer um desenho de um ceifador e colocar elementos bem clichês mas, felizmente, descartei essa ideia e resolvi fazer algo mais inusitado.

A ideia de colocar a rainha de copas da versão live action de Alice no País das maravilhas surgiu aleatoriamente na minha cabeça enquanto conversava sobre algum assunto que não tinha nenhuma relação com o cartaz ou o filme. Meu plano inicial era fazer todos os elementos à mão mas isso se provou difícil por conta da grande quantidade de detalhes que seriam necessários para criar a roupa e o cabelo da rainha. Minha segunda opção era fazer uma colagem, encontrei uma imagem PNG da rainha vermelha e recortei uma rosa branca no photoshop para fazer os detalhes do verso. Após uma luta para fazer a impressora funcionar, consegui imprimir quatro rosas e duas versões da rainha, ambas em preto e branco e com uma variação no tamanho.

Tendo tudo impresso, comecei a recortar as imagens e a pensar na cor do fundo. Testei alguns papeis de cores diferentes e resolvi usar um papel marrom que ficaria bom com as imagens e com os detalhes em vermelho que eu planejava adicionar. Antes de começar realmente a colar a rainha e adicionar os detalhes, colei o papel marrom (que era de uma gramatura muito baixa) em uma folha de papel A4 180g e só depois comecei a adicionar todos os detalhes que tinha pensado. Resolvi pintar o cabelo e os corações do vestido com marcador permanente vermelho, o coração nos lábios foi feito com lápis de cor e a coroa e alguns detalhes do vestido foram feitos usando um marcador dourado de ponta-pincel.

Depois de terminar os detalhes, colei a rainha no papel usando cola-bastão e comecei a fazer o verso da carta. No verso, colei três rosas brancas e depois pintei, de uma maneira desleixada (proposital), elas usando tinta guache vermelha. A ideia era deixar realmente na cara que as rosas eram brancas e foram pintadas de vermelho, uma referência ao filme e ao livro. Também fiz alguns detalhes entre as rosas usando uma caneta dourada e escrevi a frase ‘paint the rose red’ em volta das rosas (mais uma referência). A ideia era fazer com que as rosas parecessem estar unidas pelas palavras (não deu muito certo…).

Tendo terminado de pintar as rosas e de adicionar os detalhes, chegou a hora de voltar para a frente do cartaz e finalizar tudo. Fiquei em duvida na hora de decidir tudo que iria colocar na frente, dava para notar que tinha algo faltando mas eu não conseguia encontrar nada. Foi aí que a ideia de escrever a frase ‘Off with your head’, uma frase que é dita pela rainha todas as vezes que aguem à desafia (ela literalmente manda cortarem a cabeça de qualquer pessoa que a deixe irritada), surgiu. Eu não poderia simplesmente escrever a frase com letras simples, precisava de algo mais dramático e que levasse em conta o fato de que se trata da carta de Tarô da Morte. Escolhi fazer as letras em uma fonte não-tão-organizada que deu um ar mais agressivo à carta.

Após mostrar o trabalho final para uma amiga, ela me deu a sugestão de dar um destaque maior à palavra ‘head’ e eu realmente notei uma diferença, adicionou um pouco mais de intensidade ao cartaz.

Meus planos para a versão final envolvem adicionar os detalhes mais característicos de uma carta de tarô e mais detalhes na imagem. A impressão terá uma qualidade melhor e vai ser quase que o dobro do tamanho dessa (a versão final será feita em um papel A3), provavelmente vou mudar a forma com que escrevi a frase sem tirar o destaque para a palavra ‘head’.

Na parte de trás, irei pintar as rosas antes de colar no papel para manter o efeito de “coisa pintada na pressa” sem as manchas em volta. A maneira com que escrevi as frases vai ser diferente, vou usar uma cor que chame mais a atenção e alternar a escala das rosas, criando uma espécie de padrão.

--

--