Arcano Maior 16, A Torre

lucas betmann amaral
Representacao Visual School
3 min readSep 12, 2018

A construção da carta foi inspirada no conceito da carta de tarot de numero 16, A Torre, que simbolicamente representa a destruição, a mudança abrupta e inesperada, o caos.

A ideia foi fazer uma releitura da carta em um contexto mais atual, usando o atentado de 11 de setembro, que completa 17 anos. A proposta foi criar uma carta que também se pareça com uma notícia de jornal, criando uma narrativa visual que também se atribui ao sentido da carta. Dois veículos de informação que comunicam eventos temporais, o jornal no presente e o tarot no futuro, se fundem.

Antes uma explicação da simbologia do design original da carte 16. Toda representação desta carta possui pelo menos 3 elementos chave: O Sol, é considerado uma vontade superior ou destino; o Raio ou Fogo em descensão, que é a concretização dessa vontade; E a Torre sendo destruída, que representa o caos que foi instaurado a partir disto. Essa carta não necessariamente possui um apelo negativo, mas indica que algum evento vai destruir completamente algo que é tido como inabalável.

A carta foi confeccionada a partir de sobreposição de colagens. O fundo é composto de retalhos de revistas rotacionados de formas diferentes, a intenção foi criar uma textura próxima a de jornal. Não era possível colar as folhas de jornal devido ao tipo de material muito sensível a umidade, rasgando e borrando facilmente em contado com cola. A borda, que é um elemento característico do tarot, é feita a partir de fita crepe que tem uma textura de papel parecida com a do jornal, criando uma sobreposição de texturas complementares, onde existe uma transição suave.

Na parte inferior uma folha de papel com retângulos de diferentes escalas foi colada para criar uma interpretação de ambiente urbano, Nova Iorque, o palco onde aconteceu o ataque. Esse elemento também foi utilizado para colocar o título da carta, que comumente no tarot encontra-se destacado na parte inferior. Para o título foi aplicado a tipografia do The New York Times, acentuando o aspecto de jornal.

As torres possuem escalas diferentes, a da direita é maior que a da esquerda, para dar um aspecto de profundidade, a esquerda estando mais no fundo que a direita. Elas também são maiores que o resto dos elementos para criar um destaque baseado na escala.

A fumaça que sai da primeira torre, indicando que esta já foi atingida, foi produzido a partir de um recorte de uma folha de papel pintada com caneta hidrográfica preta onde espaços em branco foram deixados propositalmente para criar a textura de fumaça. Dentro da fumaça foi colado um circulo branco, para representar o Sol, numa escala muito desproporcional da real percepção do Sol na terra. Ele, neste contexto, é o “vilão” que foi considerado extremamente ameaçador, sendo o ator do ataque terrorista mais grave e destrutivo que o Estados Unidos já sofreu. A escala enorme em comparação com os outros elementos foi usada para dar a dimensão simbólica desse ator. Dentro do Sol está o numero da carta em algorismo romano, que sempre aparece em qualquer design de carta de tarot.

Por fim o Avião em declínio é a representação do Raio, o evento que vai destruir aquilo que é tido como inabalável, que no caso é o estado de segurança americano que mudou completamente após esse acontecimento.

--

--