Avaliação de Gestalt

vinicius baltar pires
Representacao Visual School
2 min readNov 21, 2018

Essa publicação tem o objetivo de avaliar as leis do Gestalt aplicadas na construção de uma interface de usuário. A interface utilizada será da Nebula, uma plataforma em fase de prototipação que será desenvolvida para o uso de futuristas.

Primeiramente, vamos relembrar que Gestalt é a ideia de que o ser humano compreende os elementos à sua volta no seu formato mais simples, para depois destrinchar suas camadas. Há alguns conceitos que são definidos como compositores do “todo” que é observado: unidade, segregação, unificação, continuidade, fechamento, proximidade, semelhança e pregnância da forma. Dito isto, observemos a tela abaixo:

(Tela de Login, protótipo de média fidelidade da Nebula)

Na ordem dos elementos citados previamente, podemos observar a presença de Unidade como a forma completa e identificada primeiro pela mente humana. A Segregação está presente através dos diversos tons de cores utilizados para delinear os componentes da tela, pois a característica principal da segregação é o estabelecimento de uma hierarquia visual através da quebra ou estabelecimento de padrões. Unificação, Continuidade e Fechamento não se fazem presentes, ou pelo menos não apresentam protuberância. O primeiro se dá através da ausência proposital de elementos específicos, fazendo com que a mente humana preencha esses espaços vazios. O segundo passa a impressão de conexão entre os componentes da imagem e o terceiro utiliza formatos para montar uma imagem. Os conceitos de Proximidade e Semelhança se fazem presentes através da abundância de nuvens na tela de login, enquanto que a Pregnância da Forma se encontra na própria Nebula (distinguível pela presença de um rosto) ao ser reconhecida, acima de tudo, pelo seu formato característico e simples de uma nuvem colorida.

--

--