Capa de álbuns

Álbum 1 (racionais mc’s)

O álbum optado, teve como razões, em principal, a questão representada nela, a imagem de um homem-negro, que vive em uma situação não tão diferente de muitos atualmente no Brasil, é também ilustre, a feição do homem, que sai da escuridão e manifesta uma feição agressiva e um tanto quanto injustiçada, essa ultima é acompanhada e complementada pela ilustração das mãos segurando a barra. Visto o que foi explicitado, a ilustração do álbum tem como primeiro ponto a ser destacado, o uso de cores quentes, essas as quais contrastam com toda a escuridão que há a sua volta, dando assim mais visibilidade e centralidade na visão da figura do homem. Partindo para o sentido das cores individualmente, o marrom em si, é usada para representar a cor de pele do homem, já o tom alaranjado, que tem por ideia principal representar a ferrugem concentrada nas grades, que exibe um certo mal cuidado e desgastado, circunstância ao qual que também remete a realidade vivida pelo encarcerado. Já na tipografia, foi usada uma coloração mais amarelada e alaranjada, pois a mesma remete a um estilo Fast-food, assim remetendo a cor amarela á logo do in ’n out (famosa franquia de fast-food americana).

Álbum 2 (sex pistols)

A escolha do álbum do Sex Pistols deu-se principalmente pelo ponto histórico e revolucionário que o álbum deu ao cenário do punk britânico, também sendo posto em enfase a questão que o álbum traz consigo e da forma como ela expõe. Em um momento de crise passada pelo Reino Unido no momento, onde havia um desemprego crescente e um sistema em declínio, acabou alastrando seus efeitos a muitos jovens da época, que dado um sentimento de fúria e inquietação crescente, foi impulsionada pelo primeiro e único álbum da banda, que ainda se traz presente e importante na história da música, trouxe a tona diversos pontos da sociedade a serem discutidas e atribuídos importâncias. Na construção do tingimento do álbum, foi intencionado agregar ao significado do álbum, uma ideia da red light district de amsterdam, bairro ao qual é conhecido pela concentração de negócios sexuais e de entretenimento adulto, visto pela sociedade como algo polêmico e obsceno, mesma visão ao qual se tem da banda, além de ter um nome, que pode ser relacionado a esse tipo de ambiente. Visto isso, o uso de cores quentes, se dá pelas cores frequentemente relacionadas a ambientes eróticos e iluminação neon (que são frequentemente usados em ambientes adultos), para dar essa definição foram utilizadas as cores rosa e vermelha em uma tonalidade mais clara e forte, para dar a ideia da iluminação neon. Outro recurso utilizado para implementar o cenário, é o uso de uma fumaça alaranjada, fumaça ao qual, é ligada a questão da poluição local (locais frequentados frequentemente por fumantes, no passado), e a iluminação neon acaba por ilumina-la.

Álbum 3 (Nara)

Terceiro e último álbum escolhido, teve sua escolha baseada, diferentemente do álbum anterior, ele se deu principalmente na figura de Nara Leão na capa do álbum, algo que mais me chamou atenção, foi a feição apresentada por ela, que mostra uma mistura entre um semblante sério e oculto. A elaboração da coloração se deu com a noção de dar um ar sombrio e violento a figura e na ambientação, além de também tentar reproduzir um pouco da coloração 16-bits, com isso, foi utilizado cores complementares (verde e roxo). Para dar um destaque na figura da Nara, que com uma menor proporção no espaço, foi utilizado um verde de tom mais claro, e no espaço ao seu redor, um roxo escuro, para dar o tom sombrio. Com o intuito de aperfeiçoar a mensagem que se tem o intuito de passar, foi utilizado o tom do vermelho nas imagens do sangue escorrendo pela parede, no olhar de Nara e na mensagem da pichação na parede, violência e agressividade, implementado assim o cenário.

Representacao Visual School

// Design 2018.1

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade