Capa Revista Gold

carlos tomaz
Representacao Visual School
3 min readOct 17, 2018

Hierarquia visual | Grid

A clareza formal e a objetividade no design gráfico foram as principais marcas do Estilo Tipográfico Internacional (ETI). Esse movimento, nascido nos anos 1950 na Alemanha e na Suíça, extraiu o potencial da tipografia aplicada para a criação de leiautes racionais, despindo ao máximo a informação visual de ornamentos e apelos publicitários. Como características visuais, destaca-se a leveza do layout, o emprego da tipografia sem serifa, o uso de contrastes de escala e peso e o grid matematicamente construído. Segundo Meggs, “os iniciadores desse movimento acreditavam que a tipografia sem serifa expressa o espírito de uma era mais progressista e que os grids matemáticos são meios mais legíveis e harmoniosos para estruturar informações” (MEGGS, 2009: 462).

Criar capas de revistas para conteúdo de moda ou estilo de vida é um desafio e o designer precisa ser o mais aspiracional possível. Construir um design minimalista é um ótimo caminho, desta forma é adequado valorizar os espaços em branco e combinar fotos de moda e vitrines de varejo como referência para aproveitar as tendências de design e criar um estilo ultra-simples e elegante.

Neste exercício foram utilizados elementos gráficos limpos, clareza visual e um grid bem definido para construir a capa de revista GOLD. O desafio era criar uma capa da revista com estilo livre ou repaginar uma existente usando o conceito aprendido em sala de aula sobre representação visual. A estética foi trabalhada com o objetivo de aplicar conceitos como escala, proporções, contrastes, formas e cores como elementos semióticos para valorizar a imagem da modelo Gisele Bündchen e remeter ao estilo fashion.

--

--