conexões pt.1 | O Princípio

Tema: Comportamento, Sentimento e Arte.

Alexandro Junior
Representacao Visual School
4 min readSep 25, 2018

--

O ser humano é um ser relacionável de inúmeras formas, parte de como lidamos com o mundo é facilmente associado a que momento estamos vivendo e com o que lidamos. Em nossas relações, criamos conexões e nelas representamos nossos sentimentos de formas variadas, que imperceptivelmente podem ou não se concretizar. Demonizamos nossos medos e fraquezas, afetando partes de nossas personalidades que julgamos ainda não serem completamente compreensíveis as outras pessoas.

Esta composição trata sobre como nos expressamos emocionalmente no mundo e pretende fazer uma analogia no mínimo “curiosa”. Será inserido como ponto focal um cachorro da raça Pinscher, famoso por ser considerado bravo e comparado a uma criatura maléfica. O animal será a representação dos nossos sentimentos no mundo exterior e seus momentos cotidianos farão referencia às situações que devemos lidar e obstáculos que enfrentamos.

O Fanzine será voltado para pessoas interessadas em entender as diferentes formas de concretização de emoções e como elas se manifestam de forma mínima a nossa volta.

CONSTRUÇÃO

A peça será concebida a partir de uma quantidade de páginas entre 8–12 (entre 3–4 folhas), dependendo da quantidade de “momentos” usados no desenvolvimento da história. Para casa folha será utilizado um papel principal de gramatura mais alta que os outros, no caso Papel Vergê Lilás de 180 G. Além disso, páginas feitas de papéis mais transparentes como Papel Vegetal serão usadas para dar efeitos sobrepostos em algumas ilustrações ou fotos, somado a isso será inserido também alguns papéis brilhantes que acompanhem as tonalidades definidas na paleta de cor como o Astrosilver e Jade.

Será possível observar ainda, materiais não convencionais como a inserção de tecidos e talvez folhagens seguindo a identidade visual do projeto como um todo.

Os textos serão representações de momentos delicados do pensamento humano, como a sensação de sentir-se sozinho no mundo “Solidão ou Solitude”. Acompanhado disso, trechos de músicas associadas a esses momentos, um exemplo de música escolhida é “Never Let Me Go” da cantora Florence Welch.

“And it’s over and I’m goin’ under
But I’m not givin’ up
I’m just givin’ in”

Em relação a tipografia, será inserido um contraste entre um formato cursivo(pincelado) e formas mais vintage como as de máquinas de escrever.

Exemplo de fontes; Da esquerda para direita: Coolvetica, Traveling Typewriter e Chasing Embers.

Entre as técnicas utilizadas para a composição da peça temos uma alta variedade de métodos pretendidos:

  • Carimbos para a criação de padronagem;
Formas para possíveis carimbos
  • “Falsa serigrafia” onde serão sobrepostos papéis transparentes para dar a ilusão da técnica mencionada;
“Falsa serigrafia”
  • Colagem de imagens em preto e branco e duotone;
Duotone e P&B
  • Técnicas de corte para o dinamismo e escala:
Corte dinâmico

Para a peça foram selecionadas cores que pudessem expressar e a fluidez do sentimento humano e não seus picos emocionais, evitando tons quentes demais ou frios demais, aderindo a cores mais pastéis:

Paleta de cores

--

--