corFanzine: Visão Ácida — Parte 3 (Final)

Título: Visão Ácida

Tema: Sentimento e autoral

Subtema: O subtema se trata do sentimento de angústia de afazeres do dia-a-dia e o subtema da questão autoral pois envolve a completa visão e opinião do autor contida no fanzine.

Os conceitos aprendidos em aula que foram utilizados foi principalmente textura onde estava em quase toda página do fazine apenas com diferenças de frequência que aparecia em cada uma delas e escala que foi muito usada nos títulos e palavras no fanzine. Foi usado também um conceito que teve muito no início das aulas que era usar apenas preto e branco, tentei focar em cores chapadas mas com uma pintura suave das cores azul e vermelha, duas cores primárias.

Exemplo de escala na palavra Rotina e na segunda foto a textura de fundo da personagem

Foram usadas 4 folhas A4, sendo assim 8 folhas A5, dobradas para fazer todas as folhas do fanzine, o mesmo tem 12 páginas sem contar com a capa. Os materias usados na fanzine foi papel canson 300g branco, tinta acrílica preta, aquarela azul e vermelho, nankin preta e linha azul e preta. O fanzine foi costurado com a linha preta e com a linha azul foi costurado um coração na última folha.

Coração costurado com linha azul e a cstura do fanzine com linha preta.

Uma das maiores dificuldades que houve na construção do fanzine foi pelo fato da boneca ter sido costurada antes e depois feito os rascunho, como a fanzine final seria usado tinta preferi fazer folha por folha, mas em meio do processo acabava me confundindo, por exemplo, a primeira página era ao mesmo tempo a última, por ser usado uma folha A4 dobrada. Porém usando a boneca como base e colocando o numero de cada página nas mesmas foi mais simples contornar esse problema. Outro problema encontrado foi ao tentar usar um joguinho de puxar o papel que tinha na boneca, porém além de não se encaixar bem na temática que estava em mente para o tema o papel canson acabava criando um atrito maior ao puxar, então foi decidido trocar por uma ilustração, que se encaixou bem mais com a temática.

Processo de rascunho, passar a limpo do lápis para a caneta e teste de tintas

O resultado final agradou mais que é o esperado e seguiu bem o que foi feito na boneca, com ilustrações parecidas porém mais bem elaboradas. O fanzine seguiu o padrão de quadrinhos sem basicamente nenhuma fala assim como foi feito na boneca. A temática seguiu sem muitas mudanças, apenas mudanças estéticas para elaborar melhor as páginas e a pequena história que é ilustrada no fanzine. Foi um processo que levou mais tempo que o esperado, entretanto valeu a pena, foi um exercício muito rico de aprendizado.

--

--