Criatura e sentimento: Mostre sua raiva

Antes de entender como a obra foi criada e seus respectivos materias é preciso fazer a análise de seus elementos e de seus conceitos, conseguindo assim, entender melhor o que o cartaz quer trasmitir dentro da exposição.

A obra, da qual está sendo exposta dentro da faculdade CESAR school localizado na parte de trás do cesar, foi feita em papel canson tamanho A3 emoldurada com uma folha preta por trás e posicionada horizontalmente. O fundo se predomina na cor vermelha por toda a folha a3. O título da obra se localiza no canto superior esquerdo, o título foi escrito na cor preta com uma tipografia rústica em um papel amarelo no qual foi recortado em partes retangulares do mesmo tamanho. Nos cantos superior direito e inferior esquerdo tem o mesmo simbolo em forma do que se assemelha á um ´´L ´´.

Por cima do fundo é possível notar, centrada, uma criatura pálida de cabelos pretos, longos e vários fios soltos echifres que saiem de sua testa com respingos de cor preta escorrendo pela ponta do mesmo. Em seu rosto olhos largos, púpilas com um tom de vermelho claro e diversos circulos um dentro do outro. Possuí traços verticais e horizontais na bochecha e nariz, uma boca aberta com dentes afiados e uma longa língua marcada da qual escorre um líquido vermelho mais claro que a cor que se encontra no fundo do cartaz. Puxando a lateral da boca com um dos dedos está o antebraço esquerdo que tem cor de um vermelho mais forte nos dedos das mãos e vai clareando até o cotovelo.

Para criar a exposição foi feito um debate em sala de aula na disciplina de representação visual para escolher o tema de uma peça visual para a avaliação da cadeira. Foi escolhido expor na parede que fica pela parte de trás do CESAR School onde a parede teve grande intervenção artistica e os cartazes foram todos expostos colados na mesma.

Depois de encontrar todos os elementos visuais no cartaz é preciso analisar o cartaz por inteiro. O cartaz ´´Mostre sua raiva´´ está na exposição com o tema; Criatura e sentimento, o mesmo se encaixa como uma personificação da raiva. A criatura da qual foi representada se baseia numa espécie de Yokai, uma classe sobrenatural de criaturas como; demônios e espíritos do folclore japonês. O Yokai em questão é o Oni, uma espécie de demônio ou ogro japonês o mesmo se caracteriza por ser uma criatura antropomórfica e é bem caractérizado pelos seus pontudos chifres saindo da testa, expressões fortes de raiva e uma grande boca com presas avantajadas.

Nessa ilustração essa criatura está com a boca aberta e puxando a lateral da mesma com um de seus dedos para mostrar ainda mais suas grandes presas e lingua machucada. A boca é a metáfora da raiva que para esse cartaz onde a criatura mostra todas suas presas como forma de ameaça na verdade essas presas só machucam a si mesma, os olhos estão abertos de forma cansada pois se trata de um sentimento que machuca agressivamento o inteirior. O título é escrito de forma mais agressiva e é cortado de forma que pareça que foi repicado já que a raiva sempre ´´repica´´ e ´´machuca´´ á si mesmo, até mesmo a própria raiva. Nos cantos do cartaz os simbolos em ´´L `` seriam os ícones que aparecem em cameras antigas e até algumas atuais na hora de tirar foto. Uma das interpretações pra isso é que a criatura faz pose para a ´´foto´´ mostrando sua raiva, no caso sua boca, presas e língua. A cor predominantemente utilizada foi vermelho principalmente por ser uma cor que lembra a raiva.

De acordo com os conceitos de Stuart Hall a codificação é de dominância pois o receptor receber e interpreta a mensagem de forma pré determinada pelos meios de comunicação.

…………………………………………………………………………………..

Título: Mostre sua raiva

Tema e subtema: Criatura e sentimento

Materias utilizados: Tinta acrílica vermelha e preta, aquarela amarela e vermelha, caneta nankin preta, caneta preta permanente, folha canson A3 300g, Post it amarelo e folha preta

Técnicas usadas: Colagem e pintura

Os conceitos que foram utilizados no cartaz foi Gestalt e suas leis, sendo elas a de proximidade, continuidade e fechamento.

O conceito de proximidade se encontra tanto na ilustração; os traços do da bochecha e nariz que estão juntos uma das dando impreção de serem marcas ou machucados no rosto, como também no título, já que, o papel onde foi escrito a frase foi recortado e colado próximo, sendo assim, apenas com todas as peças juntas em certa ordem se consegue formular a frase.

O conceito de continuidade está no título onde a mesma forma de papel recortada retangular se repete mais vezes para formar o título.

Por último fechamento; está nas palavras do título que mesmo separadas pelos cortes o cérebro acaba fazendo as palavras fecharem mesmo que não existam.

Cartaz que não deram tão certo

As primeiras dificuldades foram inicialmente para criar a composição do cartaz, tentei recriar o esboço porém em uma folha maior só que não me agradou nada o resultado, principalmente pela expressão não ter ficado fiel ao do esboço original. A caneta que foi usada também não favoreceu ao resultado pois na hora de colorir com tintas as borraram com toda a nakin por ter sido de uma qualidade não tão boa. Logo decidi descartar essa ilustração.

Depois tentei usar o verso da folha pra tentar refazer todo o conceito desde a emoção até a criatura, porém como não teve nenhum esboço antes e foi apenas uma criação sem nexo o resultado também não agradou (além de ser totalmente fora do que foi planejado), logo a possibilidade de usar foi descartada também.

O processo de criação da própria obra que foi usada na exposição, mesmo depois de duas tentativas que deram errado, começou a fluir bem após ter re-lido meu texto sobre o esboço e limpar as ideias na mente, sem seguir a risca o que foi planejado mas também sem fugir completamente. dificuldades que apareceram nessa composição foi pelo uso de tintas pois foi uma nova experiência com algumas e encontrar novos jeitos de trazer os mesmos efeitos com outros máterias, por exemplo; a tinta preta acrílica sempre ficavam grossa demais para fazer os fios soltos então opstei por usar caneta preta permanente e o resultado foi muito satisfatório. A cor azul não foi utilizada por querer manter a cor vermelha como centro do cartaz.

Resultado final
processo de criação

--

--