Criatura e sentimentos — O Ser Nova Criação — Parte 1

carlos tomaz
Representacao Visual School
5 min readNov 25, 2018

Briefing: Criar uma exposição de arte através da elaboração de uma peça gráfica, artefato de arte ou escultura. A única regra é a necessidade do uso de recurso manual e aplicação dos conceitos estudados em sala de aula.

Tema: Criaturas e sentimentos

Envolvidos: Alunos de Design da Cesar.School

O QUE NOS DEFINE. DEFINE A ESSÊNCIA DA NOSSA VISÃO.

A GÊNESIS DA CRIAÇÃO

Os tempos iniciaram a existir com os movimentos da criatura vinda a este mundo pelo Criador. Sto. Agostinho — Logo, toda criatura tem em sí um criador que o externa com um propósito específico. TODAS as existências são criaturas de Deus, uma vez que o termo criatura significa “todo ser criado”. Ora, se todas as existências foram criadas por Deus, logo TODAS são suas CRIATURAS, pressuposto que inclui os homens.

Há diferença entre criatura e criatura: há criaturas infra-humanas e criaturas humanas, na Gênesis o poder criativo foi injetado através do Logos potencial, unindo em um único ser a vida Zoe, Bio e Nefesh do grego psykhé e significa “ser”, “vida” ou “criatura”.

CRIATURAS DA ALMA

A etimologia da palavra SENTIMENTO pode ajudar ou dar pistas sobre a estruturação dos conceito abordado. Sentimento Significado: aptidão para sentir, disposição para se comover, se impressionar, perceber e apreciar algo, SENSIBILIDADE.

A SENSIBILIDADE diz respeito as emoções, sentimentos, esp. a faculdade de sentir compaixão, simpatia pela humanidade; piedade, empatia, etc… A humanidade está imersa em um mundo real onde as suas experiências são absorvidas pela capacidade de interpretação da subjetividade pelos sentidos. Para o mundo dos sentidos cada pessoa pode interpretar o mesmo fato de maneiras diferentes. O que você vê é na verdade um produto criado pelo seu cérebro, que filtra infinitas informações, para que você construa a sua visão sobre determinada situação. A vida baseada em sentimentos pode provocar emoções exacerbadas, uma distorção da realidade, um lugar comum de onde surgem criaturas internas e sentimentos.

MINHA INSPIRAÇÃO — REALIDADE DA NOVA CRIAÇÃO

Quero abordar o meu projeto com o Ser Nova Criação, com foco nos pilares da fé e identidade de um cristão que busca na palavra as sua relação existencial. A revelação da nova criação está fundamentada em João 1:13 — Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Um ser gerado pela palavra da verdade, criado em Cristo Jesus, nascido não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela Palavra de Deus, a qual vive e permanece. O ser nova criatura é uma representação espiritual de uma criação inteiramente nova baseada em Fé. Esta nova criatura é formada por superior aliança e um modelo a ser descoberto pela identidade da Cruz, guiado por sua palavra e gerado no espírito.

Essa Nova criatura não vive no reino natural, não se apropria de sentimentos humanos e não está firmada em interesses próprios. Ela traz no seu DNA o propósito da esperança, fé e Amor. Como está escrito em Colossenses 1:15–22. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação.

Desta forma é possível identificar aspectos como Segurança (proteção), confiança (Fé) e Amor (Vínculo eterno) como sentimentos adquiridos pela identificação das palavras que compõem o corpo, a alma e o espírito desta nova criação. As palavras formam a essência desta criatura, passagens como bondade e misericordias me seguiram todos os dias e Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho são seus fundamentos.

É necessário estruturar a vida baseada em padrões mais elevados e isto significa expandir os limites da consciência , viver orientado por uma causa maior e descobrir a essência da sua criação. Isto reflete a existência de um reino que não é natural, que não pertence ao reino dos sentidos físicos ou da percepção humana. A nova criação “Não olha para as coisas que se vêem, mas para as que não se vêem; pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”.

A peça final será um cartaz A3. As técnicas utilizadas serão pintura digital, nanquim, caneta Posca e tinta aquarela.O uso dos princípios como escala, proximidade, ponto, linha, textura e cores serão aplicados.

Minha referência é o trabalho do designer e ilustrador Matt Chinworth

Paleta de cores

--

--