Criaturas e Sentimentos — Nostalgia

cecilia frazao primo
Representacao Visual School
3 min readNov 21, 2018

Nas ultímas aulas da disciplina de representação visual, as professoras Haidee e Di Mari propuseram de montar uma exposição com todas as obras feitas pelos alunos. Com essa proposta, os alunos e alunas escolheram o tema da exposição (Criaturas e Sentimentos) como também o que cada um irá produzir. Com isso, a minha criatura irá representar o sentimento de nostalgia, tanto para o lado bom como para o lado negativo. Porque nostalgia? Bom a nostalgia ela é um sentimento que ao qual se liga à uma memória, assim, voltando às suas origens. Ela é também um sentimento vazio ao ser humano, como se fosse a última peça do quebra-cabeça, forçando a pessoa procura-la e por fim entender um pouco mais de si.

No meu esboço, eu represento a nostalgia como uma criatura humanoide, com a finalidade de aproximar mais ao público utilizando a fisionomia humana. Essa criatura será feita à mão como também terá elementos de colagem que irá preencher o desenho. A criatura é feita a partir de pequenos elementos que trazem saudade ao público, pois o conjunto desses elementos formam esse sentimento. Com isso, o princípio de Unificação de Gestalt será aplicado no preenchimento da criatura. Peguei como referência as obras de Vik Muniz ao qual utiliza materiais encontrados no lixo e recria obras clássicas da história da arte.

A minha ideia será feita num papel de tamanho A2, para que os detalhes da criatura sejam mais claras na perspectiva do leitor. As cores que irei utilizar são: Vinho, Marrom, Dourado, Cobre e Preto, porque quero da a sensação de algo enferrugado como se aquele artefato ou acontecimento se perdeu no tempo, remetendo ao ferrugem, que está sendo resgatado pelo público.

A mão da criatura terá uma parte de seu contorno recotado, podendo dar tridimensionalidade ao cartaz, assim trazendo a sensação da criatura está convidando a pessoa para chegar mais perto.

Na montagem do cartaz, tinha a ideia de pendurar em fios de nylon fotos de momentos ou de objetos que remetem a nostalgia, com o intuito do público entrar nesse sentimento e entender mais essa criatura. Essa parte da montagem é relativa porém não afeta a compreensão da criatura e do sentimento que ela representa.

--

--