Duas capas de revistas — Análise hierárquica

carlos tomaz
2 min readOct 5, 2018

--

Construir mensagens que impactam e possibilitam grande poder na comunicação não é uma tarefa simples do ponto de vista de design. O conhecimento prévio sobre conceitos, sistematização e uso de princípios elementares do design é fundamental para a correta estruturação da hierarquia visual. Entender e aplicar funções como alinhamento, escala, cor, contraste, repetição, proximidade e textura são essenciais para promover maior legibilidade e valorização da arte.

Todos estes pontos estão de alguma forma correlacionados dentro do framework utIlizado. Quanto melhor a estruturação do grid, melhor será a transmissão da mensagem. Legibilidade, estética e proporções são fundamentos básicos utilizados dentro da hierarquia visual.

É comum encontrarmos o uso destes conceitos em capas de revistas, que usam estruturas hierarquizadas de títulos, padrões de subtítulos e agrupamento de legendas. Como exercício da aula Representação Visual comentarei duas capas de revista levando em consideração o processo de desconstrução para criar o cenário interpretativo, onde farei uso da visualidade dos blocos e diagrama de relações para melhor compreender a hierarquia visual.

A primeira capa pertence a revista VOGUE, um excelente exemplo de como podemos construir um layout clean usando critérios corretos de proporção e cor como ferramenta de design. A forma fluida e sinuosa da imagem reforça alguns aspectos da beleza da mulher e ressalta a feminilidade através da acentuação do batom rosa, único elemento em cor em cena.

A imagem está super exposta e posicionada no centro da capa o que permite maior leveza pois não há nenhuma distração ou recurso adicional de informações e isto cria uma transição e auto contraste entre o branco e os tons de gray. A marca nominativa ocupa grande destaque, em estilo clássico com serifa em tonalidade preta, criando um clima de sofisticação. O planejamento dos espaços demonstra que o designer utilizou bem os espaços vazios para construir a estética. O subtítulo está com tipologia serifada em harmonia com a marca Vogue e um pequeno descritivo indicando a estação ou tendência Summer Fashion. A imagem torna-se moderna e quase abstrata.

Por outra lado apresento a capa da revista Quatro Rodas, uma referencia nacional em conteúdo automotivo, porém com um estilo de design com pouco rigor estético. A inconsistência do grid, o uso exagerado das proporções e quantidade de elementos criam uma poluição visual e muito ruído na comunicação. Esta capa é exatamente o oposto da primeira, muitos elementos concorrendo por destaque, várias tipologias e informações desnecessárias em excesso.

--

--