Equilíbrio e ritmo

  • Equilíbrio: O conceito de equilíbrio em imagens vem de que partes da foto sejam de igual importância, seja simétrica ou não. Esse conceito busca harmonização ao máximo da foto.

Por exemplo, essa foto poderia ser dívida ao meio por causa da simetria em que a forma que o cachorro está deitado, em relação a mesa que está embaixo; os pés da mesa se encontram não apenas simétricos entre si mas também em relação a pose que o cão está deitado. Apesar do foco da imagem ser o equilíbrio pode se encontrar ritmo nos pelos do cachorro e na textura do chão de madeira.

Nessas duas imagens de um pássaro, apesar da foto não está simétrica ele se encontra alinhado e harmonizado, não só pelos tons do fundo da imagem, mas também o posicionamento e de como estão em contraste com os carros. A sombra da parede, a janela e a parede em si trazem um grande harmonização para foto.

•Ritmo: O conceito de ritmo se encontra bastante na repetição, já que ambos estão conectados, é esse ritmo que estimula o nosso olhar pela foto.

Apesar da foto ser de objetos estáticos o ritmo se encontra na repetição das bicicletas, fazendo quem está observando a imagem deslizar seus olhos por elas do começo até o final da foto.

Nessa foto o ritmo se encontra na repetição dos degraus em espiral, nas próprias linhas anti-derrapantes da escada e no corrimãos, já que os mesmos estão se repetindo de cima até ao fundo da imagem.

A brincadeira na hora de tirar as fotos e analisa-las foi ver objetos estáticos e inanimados com ritmo e animais dos quais costumam estar sempre em movimento e atividade ter equilíbrio nos mesmos.

--

--