Há um pássaro azul em meu peito que
quer sair… — Fanzine (Parte 2)

Paula Soares
Representacao Visual School
4 min readOct 8, 2018

O que é uma boneca em projetos gráficos

(Dg.) Esboço que dá uma ideia do aspecto que terá uma publicação ou qualquer outro trabalho gráfico, depois de impresso. Mostra o conteúdo e a disposição das páginas, servindo depois para orientar a montagem da edição.

Como demonstrado na referencia, a boneca se trata de um protótipo de baixa/média fidelidade sobre o projeto editorial a ser produzido, entendo assim seus processos e partes especiais demonstrando como será constituído no material final, com acabamentos e processos finalizados.

O zine que está sendo desenvolvido apresenta como subtema a narração do poema de Bukowski chamado “Bluebird” (Pássaro azul), sendo utilizado de ilustrações e colagens neste para a representação.

Processo de construção — Boneca

Como será a capa

A capa será constituída de uma ilustração e um recorte, onde esta terá a intenção de ser um homem se cobrindo com um casaco e o casaco será recortado e no papel que irá revestir a segunda folha colada a capa terá uma ilustração de um pássaro azul, dando a impressão que o leitor pode ver o que existe dentro do casaco, o que o homem estaria escondendo.

A capa também terá o título do zine “Há um pássaro azul em meu peito que quer sair…” escrita com uma tipografia manuscrita, dando a sensação se ter sido um zine completamente feito a mão.

Primeira folha do zine.

A primeira folha do zine pretende apresentar uma ficha técnica sobre o projeto e sobre o artista, descrevendo todas as técnicas e ferramentas que foram utilizadas e seus processos de desenvolvimento. Em relação ao editorial, o zine possuirá uma numeração organizada na ponta inferior das páginas, frente e verso, o poema foi separado em estrofes de acordo com a repetição do inicio dos parágrafos onde possui “ Há um pássaro azul em meu peito que quer sair…” sendo organizado por páginas de determinada forma:

O pássaro azul

há um pássaro azul em meu peito que
quer sair
mas sou duro demais com ele,
eu digo, fique aí, não deixarei
que ninguém o veja.

(página 01)

há um pássaro azul em meu peito que
quer sair
mas eu despejo uísque sobre ele e inalo
fumaça de cigarro

e as putas e os atendentes dos bares
e das mercearias
nunca saberão que
ele está
lá dentro.

(página 02 e 03)

há um pássaro azul em meu peito que
quer sair
mas sou duro demais com ele,
eu digo,
fique aí, quer acabar
comigo?
quer foder com minha
escrita?
quer arruinar a venda dos meus livros na
Europa?

(página 04 e 05)

há um pássaro azul em meu peito que
quer sair
mas sou bastante esperto, deixo que ele saia
somente em algumas noites
quando todos estão dormindo.
eu digo, sei que você está aí,
então não fique
triste.

(página 06 e 07 — onde terá o pop up)

depois o coloco de volta em seu lugar,
mas ele ainda canta um pouquinho
lá dentro, não deixo que morra
completamente
e nós dormimos juntos
assim
com nosso pacto secreto
e isto é bom o suficiente para
fazer um homem
chorar, mas eu não
choro, e
você?

(página 08 e 09 — onde terá a colagem em camadas).

Entendendo o zine

Outras

As ilustrações seguirão a intenção que cada parágrafo traz, ilustrando o cenário onde se descreve o personagem e tentando imergir o leitor no mesmo, utilizando as técnicas de colagens, desenhos, pinturas e dobraduras, transformando a leitura numa experiência interativa com o zine.

A variação de papéis que será utiliza são:

  • papel vegetal
  • papel canson
  • papel oficio

Os próximos passos para o Zine final será estudar melhor as técnicas de colagem em camadas e uso de pop ups, entendo como será o melhor acabamento com cada técnica e aplicando no projeto final.

--

--

Paula Soares
Representacao Visual School

Recifense , Ilustradora, Product Designer, Pesquisadora e Mestranda em Design no C.E.S.A.R. — Instituto de Inovação.