Moodboard — Grupo Flux: Apolo Beer Café
O texto abaixo faz parte de um projeto da disciplina de Representação Visual do curso de Design do C.E.S.A.R. School.

O Apolo Beer Café é um bar/cafeteria situado na Rua do Apolo, no bairro do Recife Antigo, especializado em cervejas artesanais e cafés gourmet. Com um ambiente moderno e cardápio refinado, o Apolo chama atenção por prometer algo especial: o proprietário, Raphael, garante conhecer muito bem os frequentadores mais assíduos do lugar. Seus nomes, preferências, hábitos de consumo, nada escapa aos olhos atentos do sommelier, que eventualmente até conversa com alguns deles pelo whatsapp.
Entretanto, esse tratamento especial encontra suas barreiras quando Raphael não está presente. Como todos esses conhecimentos estão guardados em sua mente, o resto da equipe de funcionários não pode oferecer a mesma abordagem diferenciada aos clientes. Por conta disso, a experiência é especial, porém limitada.

E assim os estudantes do C.E.S.A.R. School entram em ação. A equipe FLUX ficou responsável por auxiliar o Apolo Beer Café nesse desafio. O objetivo do projeto é desenvolver uma solução para descentralizar essa experiência das mãos de Raphael e distribuí-las por toda sua equipe, possibilitando assim que o cliente receba o tratamento exclusivo que merece sem depender da presença do proprietário no local.
Além disso, é necessário encontrar um meio de estreitar ainda mais os laços entre o estabelecimento e o cliente. O objetivo é conhecê-lo, ter seus dados armazenados em uma plataforma, beneficiando ambos os lados: O Apolo te avisa quando aquele produto que você gosta voltou ao estoque, ou até mesmo que, baseado em seus hábitos de consumo, você talvez possa gostar de uma novidade que acabou de chegar, e em troca o café/bar consegue direcionar suas vendas de maneira eficiente e consequentemente expandir seu faturamento.
Baseado nisso, foi sugerido pela disciplina de Representação Visual que fizéssemos um moodboard e uma paleta de cores que tentasse passar para o público a ideia do projeto, e ajudasse também na construção da identidade visual do mesmo.
Moodboard pessoal

No moodboard pessoal, escolhi fotos que representassem a ideia do Apolo e do projeto. O bar/café conta tanto com barris de cerveja e chopp quanto cervejas artesanais engarrafadas. Os cafés servidos são de qualidade superior aos comuns do mercado, os chamados café gourmet. Além de serem especiais no sabor, também são bem apresentados visualmente. O ambiente do Apolo tem uma pegada rústica e aconchegante.
Para representar a conexão entre o estabelecimento e o cliente, uma foto de uma pessoa olhando seu smartphone, já que esse diálogo ocorrerá em plataformas online.
Das cores escolhidas para a paleta, o vermelho e o laranja representam as cores da identidade visual do Apolo Beer Café. O bege claro, juntamente com o laranja, juntos lembram a estrutura visual de uma cerveja: líquido e espuma. Já o verde, que culturalmente remete ao dinheiro, significa prosperidade financeira.
Moodboard final da equipe

No final, a equipe de designers se reuniu para comparar os moodboards e paletas de cada integrante, chegando assim a um resultado final que abrangesse todas as ideias.
Bastante semelhantes entre si, as paletas dos três designers da equipe foram sintetizadas e o resultado final teve o acréscimo da cor azul, para representar a contribuição da tecnologia ao projeto, e do marrom escuro para as especiarias de café. Juntas, as cores também lembram bastante as cores presentes nas paisagens do Recife Antigo, onde está localizado o Apolo.

E assim foi definida a identidade visual da equipe FLUX e seu projeto.
O Apolo Beer Café se encontra na Rua do Apolo, nº 164.

