Morango, Terreno, Aquático e Doce — Estudo de cores

Por haver uma limitação de equipamento no momento da aula, este poster foi o escolhido para facilitar a recoloração na ferramenta Paint, do Windows. Todavia, após segunda análise, fiquei feliz em ter escolhido tal poster por haver vários elementos que podem ser pintados de várias formas e de varias cores.
O primeiro poster, Morango, foi uma combinação complementar bem simples, que já usei muito. Nesse caso, a coloração não somente se utiliza do vermelho para chamar atenção ao centro, como também utiliza os verdes ao redor para estabilizar e centrar a atenção na mensagem, ao mesmo tempo que simula a fruta morango pelos elementos e cores.
O segundo poster, Terreno, simula uma coloração de terra, uma coisa mais quente, desértica. Busca trazer o calor de fora para o centro, centrando em cor vermelho e marrom para estabilizar as cores e criar um ambiente mais calmo para o olhar.
O terceiro poster, Aquático, trás uma sensação de calma e tranquilidade, dado os azuis em volta, e a alteração dos mesmos, com o roxo para chamar maior atenção a mensagem, sem quebrar a atmosfera. A alteração entre o azul claro e o azul escuro cria um ritmo de calmaria.
Por fim, o quarto poster, Doce, traz a ideia do fofo, do doce, do açucarado. Utiliza rosa e lilás alternados para trazer as lembranças das pinturas de doces e afins enquanto utiliza o roxo escuro para estabilizar a imagem no centro.
Interessante que, somente com o jogar das cores, cada poster acaba trazendo uma mensagem própria. Dado que eu não sei do que se trata a mensagem, o primeiro é um mais neutro, enquanto o segundo passa a ideia de algo quente, de algo aventureiro. O terceiro passa de algo mais calmo, ou até mesmo para bebês ou na água, enquanto o ultimo passa uma ideia de doces e sobremesas. Obviamente essa é minha subjetividade falando e cada pessoa vai ter sua própria interpretação, mas notar que existe distinção já é avanço grande.
Importante notar também que o trabalho de escolha de cores e reprodução foi não planejado, o que reflete tendencias do artista (no caso, eu) e seu crescimento e ambiente social. Rosa e lilás em geral são cores que andam juntas em nossa cultura, e o mesmo pode ser dito para vermelho e verde.
Assim, temos como resultado um claro exemplo do poder de cores em qualquer elemento gráfico. Somente uma troca de cores pode alterar de forma significativa a mensagem a ser passada e o sentimento invocado ao primeiro olhar.
