Multi(versos) — Entrega final

Cynthia Silva
Representacao Visual School
3 min readOct 23, 2018

Entre os possíveis temas definidos em sala os escolhidos foram entretenimento e arte. Pelo fanzine se tratar não só dos universo dos livros brasileiros contemporâneo, mas também sobre estimular a leitura deles inclui comportamento na lista. O objetivo da publicação é mostrar através de quotes e imagens a diversidade das histórias brasileiras e seus mundos existentes. Por esse motivo a publicação se chama de Multiversos.

Os conceitos utilizados qual fizeram parte dessa grade foram, em principal, a hierarquia, harmonia e conhecimento sobre as cores. Por ser uma colagem com estilo de sobreposição de imagens a hierarquia se torna mais importante. A forma delas serem postas podem fazer desaparecer ou destacar elementos. O espaço livre da folha também ajuda na harmonia, além de ser parte e elemento de montagem. Existiu também uma necessidade de saber sobre cores pela situação de escolher a própria paleta, saber lidar com somente três delas para uso.

As dificuldades mais marcantes desse processo de construir uma zine foram particulares da minha escolha de materiais. O papel de fundo preto apesar de combinar com o conceito da publicação causou o maior atraso no andamento da produção pois, poucas canetas marcavam ela. E nenhuma delas tinham em meu estojo. O problema foi superado se utilizando de outras cores impressas como lugar dedicado a esses doodles complementares. A capa do Multiversos porém foi exceção pois, inevitavelmente não haveria espaço para apoiar os desenhos em imagens porque seria todo feito inteiro pela primeira técnica. Outra dificuldade veio a ser costurar o papel semi-transparente junto ao projeto completo. Muito sensível, o papel mostrava grandes chances de rasgar ao furar com a agulha, então ele foi ligado ao resto por meio de fica crepe simulando um movimento de costura. Pra finalizar, a outra página especial encontrou uma barreira entre a expectativa e a prática em saber qual efeito querer dar a uma interação, mas não saber como. Querendo ser mais prática pelo tempo limitado, resolvi o problema com dobras para trazer a sensação procurada.

Ao contrario do esperado a fanzine ficou mais fiel à boneca dela que o imaginado. As imagens mostram elas lado-a-lado e é possível ver como mudou pouco.

Cada livro contemporâneo brasileiro foi dedicado uma ou duas páginas dela, onde foram preenchidos com imagens e quotes para transmitir a atmosfera dos mesmos. Para que mesmo sem ter lido uma das histórias possa enxergar as coisas aos olhos desse universo. Um exemplo vem a ser essas a página 5 e 6 que correspondem respectivamente aos livros O auto da Maga Josefa e A torre acima do véu. Onde a primeira com criaturas misticas e cactus pela pagina dá a entender mesmo quem não conhece a história a temática do livro. A outra existe o clima de opressão pelos arranha-céus e o binoculo enorme observando todos, junto as pessoas correndo tem a intenção de mostrar que é uma aventura com esses elementos e assim criar curiosidade para conhecer mais.

Representações de O auto da Maga Josefa e A torre acima do véu

--

--