Nostalgia — Criatura e Sentimentos

cecilia frazao primo
Representacao Visual School
3 min readDec 5, 2018

Neste fim de período, dentro da disciplina de representação visual foi proposto aos alunos montar sua própria curadoria como também a escolha do tema da exposição (Criaturas e Sentimentos). Como foi explicado no meu esboço o sentimento escolhido foi a Nostalgia, sentimento que tem efeito tanto positivo quanto negativo ao resgatar um artefato ou certo acontecimento na sua memória. No meu esboço, eu represento a nostalgia como uma criatura humanoide, com a finalidade de aproximar mais ao público utilizando a fisionomia humana. Essa criatura será feita à mão como também terá elementos de colagem que irá preencher ao redor do desenho. Na obra oficial podemos observar que foi utilizada a técnica de desenho e aquarela numa folha Canson de tamanho A3, colada num pedaço de papel paraná, assim, dando suporte à obra. A colagem está bem presente na obra, com fotos em preto e branco, cada uma representando algo diferente.

As cor que representei nostalgia foi marrom tentando representar o ferrugem, pois a nostalgia recupera memórias que por muito tempo estavam guardados e sem uso. Já o dourado representa o quanto é preciosos nossas memórias, por mais que essas lembranças tragam sentimentos negativos, sem elas não seriamos o mesmo. As fotos utilizadas na obra remetem a momentos de nostalgia da autora, porém não significa que o público possa se conectar com essas mensagens. A obra também apresenta um elemento tridimensional cujo a mão da criatura sai da tela, puxando o leitor para imergir na sua nostalgia, isso é visto também no olhar da criatura que apresenta uma expressão intensa que prende a sua atenção. No esboço foi dito que iria utilizar o conceito de unificação de Gestalt, porém de acordo com o tempo e a complexidade do trabalho, esse conceito foi modificado para Separação. Podemos ver esse conceito pela separação da criatura das fotos com as cores como também o recorte das fotos dando formato a cabeça da criatura. Tive referência da obra de Vik Muniz quando ele utiliza o lixo para preencher ao redor da figura principal.

No dia 3 de Dezembro desse ano, na aula de representação visual, fomos montar a exposição com todos os trabalhos dos alunos. O local da exposição foi realizado no Cesar School, sendo um pouco mais específica, na área de convivência perto da secretaria. Esse local foi escolhido para incentivar o aos alunos a utilizar mais a área da faculdade. As obras foram coladas na parede e arranjados pelo sentimento retratado na obra como também as semelhanças entre eles.

--

--