O mostro da angústia (conceitos e esboço)

Lorenna Lira
Representacao Visual School
6 min readNov 19, 2018

Como última atividade da cadeira de Representação Visual para esse período, as professoras propuseram à turma a organização de uma exposição de arte dentro da faculdade composta por peças gráficas produzidas por cada aluno. A intenção é montar um pequeno evento que possa ser apreciado por outras pessoas da faculdade e que mostre um pouco dos conceitos estudados em sala de aula através de diferentes composições e perspectivas.

A ideia da exposição foi debatida em sala com todos os envolvidos (alunos e professoras), o que resultou em um processo bem rico em ideias e sugestões. De todos os pontos levantados, dois merecem maior atenção: o formato das peças e o tema da exposição. Com relação ao primeiro destes, foi acordado que o formato da peça estaria bastante livre à escolha de cada aluno, podendo ser cartazes, esculturas, capas de revistas ou outros artefatos, desde que a finalização das peças sejam manuais. Já com relação ao tema da exposição, foi decidido que seria importante ter um tema único para que cada aluno pudesse compor a sua peça ao seu estilo, mas com um aspecto forte em comum para que a exposição realmente cumpra o seu papel de contar uma história através de diferentes peças e, nesse caso, diferentes perspectivas. Diante disso e depois de algumas sugestões, ficou definido que o tema da exposição será CRIATURAS E SENTIMENTOS.

Dando início ao processo individual de criação do meu artefato, o primeiro aspecto a ser definido foi qual sentimento eu irei abordar em meu trabalho. Primeiramente, preciso levantar um ponto que foi crucial para minha escolha. Pessoalmente, a palavra “criatura” me remete a algo ruim e pesado, que dá medo ou assusta. Sei que, por definição, não é exatamente isso. Existem inúmeras criaturas com percepções e imagens completamente diferentes, inclusive variando de pessoa para pessoa, mas, não sei exatamente porque, para mim isso não acontece. Tendo isso em vista, fui em busca de sentimentos igualmente ruins e que eu conseguisse remeter à palavra “criatura” de uma forma bastante pessoal e significativa. Buscando sobre sentimentos (e com uma pequena dificuldade na distinção destes com as emoções, devidamente sanada por pesquisas), conseguir chegar em alguns que poderiam ser opções: medo, angústia, ansiedade e solidão.

Para conseguir escolher entre estes sentimentos, fui através de frases, conceitos e ilustração e conseguissem expressar de uma forma mais clara cada um destes. Por uma questão de impacto e identificação, algumas referências me fizeram optar pelo sentimento de ANGÚSTIA. Uma frase em especial foi uma grande referência para a escolha e para o esboço da composição: “Angústia é o sentimento que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado, ansiedade, insegurança, falta de humor e com ressentimentos aliados à alguma dor”. Em outra definição, puxando mais para o lado da psicologia, encontrei: “Na verdade, a angústia é indefinida porque ela não tem um alvo certo. As pessoas falam ‘estou triste porque aconteceu tal coisa’, a angústia não. Ela não tem nada definido. Só existe aquele incômodo, aquele nó na garganta, aquela pressão no peito e uma sensação de que alguma coisa vai acontecer, mas não tem nada muito claro”.

Uma vez que quase todas as definições de angústia que encontrei traziam essa questão de sensação de sufocamento, acabei, inevitavelmente, tomando como referência uma música que gosto muito chamada Head Above Water, mais especificamente o seguinte trecho:

“God keep my head above

Don’t let me drown, it gets harder

I’ll meet you there, at the altar

As I fall down to my knees”

Além dessa música, também usei como referência umas das minhas músicas favoritas e que tem um grande significado para mim, se chama Nobody’s Home, principalmente o seguinte trecho:

“Her feelings she hides, her dreams she can’t find

She’s losing her mind, she’s falling behind

She can’t find her place, she’s losing her faith

She’s falling from grace, she’s all over the place”

Além dessas músicas, este trecho da série 13 reasons why: “O pior sentimento é quando algo está te matando por dentro e você precisa agir como se não se importasse”.

Com essas referências, consegui chegar a um conceito interessante e pessoalmente satisfatório para a criatura. Uma vez que a angústia é comumente descrita como um sentimento indefinido e até um pouco abstrato, decidi que a minha criatura teria um aspecto um pouco obscuro e igualmente indefinido. A ideia é tentar demonstrar um pouco dessa questão de “algo que você sabe que está lá, mas não sabe exatamente o porquê nem o que é”. Diante disso, busquei algumas referências visuais e ilustrações de criaturas e monstros que poderiam me servir de inspiração para a criação da minha própria criatura.

Como eu disse anteriormente, uma das características mais presentes do sentimento de angústia é a sensação de sufocamento e/ou afogamento. Diante disso, busquei referências que pudessem trazer essas sensações através de ilustrações, mas, ao mesmo tempo, mostrar que esse sufocamento é um tanto que “aceito” pelo envolvido (pelo menos, por mim). Dentre várias referências interessantes, tanto da ilustração em si quanto do estilo de desenho, algumas me chamaram mais atenção:

A partir destas referências e inspirações, foi possível definir alguns conceitos sobre como deverá ser a composição final. Minha peça será um cartaz, feito em Papel Canson 180g. As técnicas utilizadas serão desenho e pintura em aquarela (possivelmente, pois nunca trabalhei com esse material, mas gostaria de sair um pouco da minha zona de conforto e tentar coisas novas). Os materiais utilizados serão, basicamente, Canetas Posca, tinta aquarela e, possivelmente, papel preto. As cores utilizadas serão preto, branco, azul e cinza, de acordo com a paleta abaixo:

Dentre os conceitos vistos em sala de aula, optei por fazer o uso dos princípios básicos de ponto e escala (vistos no início do período) e de leis da Gestalt, principalmente a Lei da Proximidade (que diz que elementos muito próximos tendem a serem vistos como uma única unidade, principalmente se esses elementos forem semelhantes).

Diante de todos esses pontos levantados ao longo do texto, fiz dois esboços bem iniciais de como deverá se parecer a peça final, tentando juntar um pouco das minhas ideias e conceitos com as referências e inspirações encontradas. Vale ressaltar que, como um esboço, esses desenhos são apenas uma questão de entender como funcionará a composição, quais elementos existirão e mais ou menos como ficarão dispostos visualmente e como deverá ser a criatura de modo que consiga transparecer o sentimento de angústia (tomando como base as frases já citadas acima).

--

--