O Vale (Parte 3 — Final)

Recapitulando, a obra “O Vale” é uma construção de um fanzine com o objetivo principal a exploração de novos métodos de construção e trabalhos manuais, arte, entretenimento e uma interpretação diferente de uma musica que vem passando a ser mais conhecida. Interpretação essa que DEVE ser construída através do sentimento gerado ao leitor.

A interpretação representa parte importante na construção da obra, tendo em vista que a musica trás um sentimento diferente a cada pessoa que a escuta, tendo base em desconstruções de ideologia a possível representação visual trabalhada no zine.

Through The Valley

I walk through the valley of the shadow of death
And I fear no evil because I’m blind to it all
And my mind and my gun they comfort me
Because I know I’ll kill my enemies when they come

Surely goodness and mercy will follow me all the days of my life
And I will dwell on this earth forevermore
Said I walk beside the still waters and they restore my soul
But I can’t walk on the path of the right because I’m wrong

Well I came upon a man at the top of a hill
Call himself the savior of the human race
Said he come to save the world from destruction and pain
But I said how can you save the world from itself

Because I walk through the valley of the shadow of death
And I fear no evil because I’m blind
Oh! And I walk beside the still waters and they restore my soul
But I know when I die my soul is damned

Tradução:

Através do Vale

Eu caminho através do vale da sombra da morte
E não temerei mal algum, pois sou cego para tudo isso
Minha mente e minha arma me consolam
Porque eu sei que vou matar meus inimigos quando eles vierem

Certamente que a bondade e a misericórdia irão me acompanhar todos os dias da minha vida
E eu habitarei esta terra eternamente
Eu caminho junto às águas tranquilas e elas restauram a minha alma
Mas eu não posso andar no caminho dos certos, pois eu estou errado

Bem deparei-me com um homem no topo de uma colina
Ele chama a si mesmo de o salvador da raça humana
Disse que veio para salvar o mundo da destruição e dor
Mas eu disse: Como você pode salvar o mundo de si mesmo?

Porque eu caminho através do vale da sombra morte
E não temerei mal algum, porque eu sou cego
Eu caminho junto das águas e elas restauram a minha alma
Mas eu sei que quando eu morrer minha alma será condenada

A letra e tradução foram colocadas acima para que seja possível a analise da musica com maior facilidade.

Capa da Fanzine “O Vale”.

A obra trás a interpretação do autor, de forma modular e disforme, quanto a primeira estrofe da musica. A construção e distribuição dos elementos presentes tomam parte na interpretação do leitor, podendo trazer mais de uma interpretação possível para a mesma pessoa.

As especificações apresentadas na parte 1 foram seguidas apesar de feitas algumas modificações da parte 2 para a parte 3 - final.

Parte 1: https://bit.ly/2RmJKIr

Parte 2: https://bit.ly/2CQF0qn

Contra-Capa da obra O Vale.

O Vale trás Pop-arts para ilustrar a história contada na primeira estrofe da musica.

As três linhas com titulo na capa se desdobram na apresentação da contra-capa junto ao nome do autor, instituição de ensino e sua logo, além de trazer algumas ilustrações de montanhas com ligação ao nome.

O papel preto 180g, aveludado fosco, foi escolhido por representar algo mais desconhecido, trazer certa incerteza quanto ao plano e por tratar da representação visual e referencia que temos da capa da entidade morte.

Pagina 1 da obra O Vale.

Para marcar o papel preto foi usada Posca branca.

Em sua primeira pagina “O Vale” nos trás duas Pop-Arts, uma figura menor, mais próxima ao leitor, que retrata a pessoa ou ser que canta a musica, e um conjunto de montanhas maiores que a personagem principal.

A posca branca foi utilizada para criar certos elementos que buscam dar certo movimento e fluidez ao que é passado nesta pagina.

Novamente podemos ver as três linhas iniciais a direita, se desdobrando pra formar um novo sentido baseado nas três palavras presentes. “I walk Thought The Valley”

Outro ponto de vista da Pagina 1.
Pagina 2 da obra O Vale.

Na segunda pagina temos a representação direta da entidade morte, entidade essa que esta ligada diretamente ao ser humano, seja ela “a causa de” ou “causada por”.

A morte possui olhos vermelhos cor de sangue, sendo parte interna da mesma e sua “sombra” contorna o plano por ambos os lados, chegando a figura na base da pagina.

Como citado no inicio do texto, a interpretação de cada pagina, significado, elemento, deve ser do leitor. Não havendo interpretação certa ou errada do que é representado.

Pagina 2 com abas abertas.

Podendo ser retratado que a pessoa não esta enfrentando a morte e sim a tem como sua companheira.

Com a abertura das laterais podemos ver uma arvora a direita, juntamente com uma cruz, representando a vida e no outro lado uma cruz invertida para representar uma “não vida”.

Esses elementos foram escolhidos pela musica desconstruir uma passagem bíblica, dando um sentido completamente novo e diferente do original, que é exatamente a parte tratada pela Fanzine.

Passagem em inglês:
Even though I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil, for You are with me; Your rod and Your staff, they comfort me.

Musica Throught the Valley:

I walk through the valley of the shadow of death, And I fear no evil because I’m blind to it all, And my mind and my gun, they comfort me. Because I know I’ll kill my enemies when they come.

Passagem traduzida:

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Musica traduzida:

Eu caminho através do vale da sombra da morte
E não temerei mal algum, pois sou cego para tudo isso
Minha mente e minha arma me consolam
Porque eu sei que vou matar meus inimigos quando eles vierem.

Pagina 3 da obra O Vale.

A pagina 3 retrata a representação e interpretação do mal, motivo da escolha da cruz invertida novamente, para cristão é a representação do mal.

O pontilhado serve para induzir o leitor a procurar algo em seu meio e a aba a direita para puxar um puco mais da curiosidade do que pode ter ali.

Pagina 3 com aba aberta.

Ao abrir a aba o leitor se depara com uma parte não pintada e a continuação da letra. Essa pagina representa a cegueira retratada pela personagem, que passa a dar força pela falta de conhecimento ou por uma questão de descrença, que acaba por isentar a personagem daquela maldade ou em uma transformação do que poderia ser o mal retratado.

Pagina 4 da obra O Vale.

A pagina 4 retrata a construção dos elementos que constroem a segurança do personagem, novamente trazendo representações religiosas, tentado ligar esse “conforto” a religião, de forma forçada, representada pelos traços entre a letra e a cruz, remetendo a algo remendado ou costurado.

Pagina 4 com abas abertas.

A aberturas das abas da pagina 4 trazem, novamente, a entidade morte com alguns traços laterais, a direita com cruzes comuns, e a esquerda com cruzes invertidas.

No meio ha a continuação da letra e uma grande cruz disforme de onde A Morte está a tirar um alma, podendo retratar a fala do inicio do texto “seja ela “a causa de” ou “causada por””.

Pagina 5 da obra O Vale.

Na pagina 5 temos a entidade Morte representada novamente, desta vez com alguns detalhes modificados e com os elementos distribuídos de forma anômala.

O sangue dessa pagina foi “feito” com tinta de caneta esferográfica vermelha, sendo soprada em uma das pequenas folhas brancas que acabaram por ser esfregadas para espalhar o material.

A pagina 5 retira o sangue dos olhos da Morte, tentando trazer a ideia de que a morte “aconteceu”. A personagem, antes preenchida agora se encontra vazia, como se houvesse perdido algo. A linhas, que antes era bem visível agora é quase nula e cortada por uma mancha do que seria “sangue”.

Essa pagina pode retratar o fim que se tem ao caminhar ao lado da morte, buscando aquilo e suas consequências.

No geral senti grande prazer em construir a obra, me senti desafiado a tentar por no papel algo que poderia ter inúmeros significados e sentidos. Gostei bastante do resultado final ainda sim sabendo que não é a musica completa.

Tudo que havia sido proposto foi executado, aumentando ainda mais a sensação de trabalho feito com sucesso.

--

--

Kleber W. Santana Silva Filho
Representacao Visual School

Estudante de Design, apaixonado por jogos em geral, protótipo de game designer.