“Olha que aplicativo massa! “

"Será que deu muito trabalho ?"

Isabela Teodoro
Representacao Visual School
5 min readNov 26, 2018

--

Escolha a sua Dash!

Você já parou para pensar em como aplicativos são feitos ? Não ? Bom, então vamos mudar essa perspectiva agora.

Primeiro, vamos falar um pouco sobre UI Design e UX Design. UI Design, ou User Interface Design (Design de Interface do Usuário), é o meio pela qual uma pessoa interage e controla um dispositivo, software ou aplicativo. Essa interação pode ser feita através de botões, menus ou qualquer elemento que forneça uma interação entre um dispositivo e o seu usuário.

A UI antecipa as necessidades e os possíveis erros do usuário e garantem que a interface contenha elementos intuitivos (de fácil acesso e utilização), fornecendo a famosa “experiência user-friendly”, ou mais conhecida como: “a experiência do usuário”; Uma experiência que é amigável e que não cause frustrações ao utilizador durante o uso da aplicação (dispositivo, software ou aplicativo).

Bom, é muito fácil também confundir com o UX Design, que por ter a nomenclatura “User Experience Design “(Design da experiência do usuário), aparenta ser/fazer a mesma coisa que a UI.

Contudo, os dois possuem abordagens diferentes e propósitos diferentes, que juntos conseguem entregar ao usuário uma melhor forma de lidar com as aplicações, o UX design, está relacionado com a experiência do usuário e com seus sentimentos relacionados ao que está sendo entregue a ele, ou seja, é a maneira como o usuário lida com a aplicação (entender ou não, conseguir interagir ou não com ela e afins), enquanto a UI é a maneira como o usuário alcançará essa experiência.

UI Design / UX Design.

Partindo desse princípio, a criação dos apps mobile são muito mais do que apenas fazer uma aplicação e upar nas plataformas digitais, antes desse processo final, existe todo esse estudo, para saber qual a melhor forma de criar um aplicativo e a melhor forma de como ele vai ser usado pelo seu público alvo. Pois é, público alvo, um dos primeiros passos para esse mundo de app`s é entender qual o seu público e como você consegue alcançá-lo.

Um grande exemplo, e case de UI/UX Design, é o Material Design, qual é responsável pela criação dos padrões mais utilizados nas aplicações mobile e web mundialmente. Esses padrões estipulam tanto a questão estética quanto a usabilidade do seu aplicativo.
O Material Design tem como objetivo sintetizar os conceitos clássicos de um bom design com a inovação e possibilidades trazidas com a tecnologia e a ciência. Ele proporciona uma experiência uniforme através de diversas plataformas diferentes, sejam smartphones, computadores ou relógios inteligentes.

Aplicação Material Design

Assim como na Gestalt, o Material Design também possuem alguns princípios, que podem ajudar na hora da criação da sua aplicação, são eles:

  • Realista
  • Chamativo
  • Cinético
  • Ambiente e Sombra
  • Elevação
  • Movimento
  • Cor
  • Iconografia
  • Imagens e ilustrações
  • Tipografia

Pensando e entendo esses propósitos, um dos requisitos do projeto deste semestre, era a criação de uma interface que fosse capaz de coletar, armazenar e “traduzir”os dados coletados através do dispositivo criado pela minha equipe.

Capa do projeto AVANT — Reabilitação de pacientes que tiveram AVC.

O problema em questão, é a falta de dados eficientes no processo de análise da reabilitação da marcha, dos pacientes que tiveram AVC, no hospital IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira), em Recife, Pernambuco.

Para isso, criamos um dispositivo wearable em conjunto com uma plataforma física, que possibilita a coleta dos dados necessários (cadência, velocidade e comprimento dos passo), para realizar a análise e evolução do paciente. A partir disso, seria necessário também, a criação de uma interface, capaz de traduzir aos fisioterapeutas, tudo o que foi coletado durante o teste de marcha, pensando nisso, criamos uma aplicação mobile.

A primeira versão, não foi pensada, pesquisada ou muito menos pensada para o usuário, mas sim apenas para validar o banco de dados, armazenamento dos dados coletados e a conexão entre o mobile e os dispositivos, dessa forma, foi feita uma interface simples.

Primeira aplicação mobile.

A segunda, foi criada a partir de pesquisas relacionadas às aplicações atuais do design das aplicações da google, contudo, não foi muito bem aceita e ficou um tanto quanto errada, nas questões de usabilidade e intuitividade.

Segunda Aplicação

A terceira e atual, foi criada num processo de aplicações minimalistas e de fácil interação, contendo interações mais simples e intuitivas, conseguindo dar uma experiência ao usuário, mais confortável e amigável.

Terceira aplicação.

Contudo, como ainda não está definitivamente escolhida para o projeto e ainda está no processo de testes, é possível que futuramente obtenham algumas alterações na aplicação.

E bem, para você que tem vontade de entrar nesse mundo das criações de aplicações tecnológicas, é sempre bom fazer um roadmap de como será essa construção!

______________________

Representação Visual
Interfaces

Cesar School
26/11/2018

--

--

Isabela Teodoro
Representacao Visual School

User Experience & Interaction Designer | Illustrator | Bazilian