Out of The Box Into the World | Você ousa sonhar ? | Fanzine Resultado Final

Para começar queria aprensentar a minha idéia ao criar a fanzine que criei, como proposto pelas professoras de Design da CESAR School na cadeira de Representação Visual, os alunos teriam que criar uma fanzine dentro de temas gerais ( os temas escolhidos para a minha Fanzine foram Sentimentos e Comportamento ) sugeridos por se tratar de temas que estão na área que estudamos na cadeiras, eu escolhi fazer uma fanzine que ajudasse pessoas, em especial que mostrasse a pessoas o que é a zona de conforto e que não é apenas algo que as pessoas ficam por opção, e mostrar as que estão constatemente em luta de tentar escapar de suas bolhas, como é a minha visão da experiência de alguém que luta com isso constantemente.
Na construção da fase final analisei toda a boneca da fanzine ( protótipo de como eu iria fazer a fanzine real, feita com folha de ofício a4)(foto abaixo)

e então botei em prática como eu iria estruturar o conteúdo, comecei fazendo a capa que no caso utilizei dela como “página especial” onde tem um “slider” que esconde a imagem, fazendo contexto com o subtítulo na fanzine, “Você Ousa Sonhar?” para que os que ousam descobrirem o que há ali dentro e o que há dentro da própria Zine.

Na produção da capa utilizei de papel ColorPlus a4 preto e caneta tinta branca para a escrita, já na parte do conteúdo da Zine em si foi utilizado papel Canson a4 e canetas UniPin tamanhos 03, 05 e 07 para os desenhos e textos. As imagens utilizadas na colagem ou na inspiração dos desenhos foram retiradas de páginas públicas do Pinterest onde me baseei para a criação de conteúdo.

Conforme planejado na boneca, utilizei da metodologia da Jornada do Herói para criação da história, onde retrata a jornada de um personagem fictício porém baseado em experiências pessoais, criei este sem nunca o caracterizar para justamente deixa-lo em aberto para que qualquer um que sinta o que ele sentiu naquelas situações possa se identificar.

Para a criação de “capítulos” e de de seus nomes utilizei de conceitos aprendidos em sala como a utilização e criação de texturas assim com tipografias para expressar o que eu queria com cada nome, utilizando do espaço e do conceito de escala pra expressar sentimentos também envolveu grande parte do trabalho, no geral a produção foi feita utilizando o que aprendi até agora na cadeira de Representação Visual, variando de colagem até escala, equilíbrio e padronagem.

A utilização da paleta de cores acabou se limitando a 2 das 4 escolhidas, por perceber que queria algo que desse um efeito de nostalgia, algo mais puro onde o foco fosse o conteúdo do texto somado com a imagem, baseado no estudo de cores que fizemos na cadeira optei pelo uso apenas do preto e branco.

Em conclusão na produção dessa fanzine aprendi bastante a como criar algo artístico que envolvia um processo de roteirização, teste e prática, tudo isso tendo a mim como avaliador do que precisava para atingir o objetivo que queria, após a produção tive um resultado pessoal positivo, creio que o trabalho ficou com meu agrado e que consegui tirar da minha cabeça o que queria expressar em uma fanzine além de ter me fornecido experiência criativa na parte de transformar uma idéia em algo físico.

--

--