Padrão

Lorenna Lira
Representacao Visual School
2 min readSep 28, 2018

Assim como os conceitos de linha, ponto, plano, texturas e todos os outros já trabalhados na disciplina, os padrões são mais um elemento da linguagem visual que estão comumente presentes em ilustrações, fotografias, desenhos e vários outros meios de comunicação visual. Um padrão é mais um elemento visual contínuo e baseado na repetição de unidade, seja de formas geométricas, linhas, cores, pontos ou outros.

Os padrões possuem uma grande capacidade de gerar sensações e atrair a atenção dos espectadores. Quando observamos um padrão, nossos olhos criam uma tendência de querer passear por cada um dos elementos repetidos, quase que como uma necessidade biológica do ser humano em busca de uma organização em meio a um cenário caótico, um descanso para o olho. Isso acontece, principalmente, quando estes elementos preenchem o quadro inteiro, por trazer a ideia de que este estamos vendo apenas uma pequena parte do padrão, levando-nos a completar aquela imagem na cabeça quase que automaticamente.

Para ser um padrão, o elemento visual repetido precisa ter uma certa unidade em sua replicação, tanto na questão da forma, quanto no comprimento ou tamanho da figura, uma vez que a finalidade é, justamente, destacar a natureza agradável das formas ao olho. As repetições visuais tendem a acrescentar uma riqueza a uma cena que seria comum, além de criar energia e balanço na imagem, sendo bastante comuns em mosaicos e estampas de roupas, por exemplo.

Fontes: http://cameraneon.com/tecnicas/composicao-na-fotografia/

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/arte/elementos/mod06/07__padrao.htm

http://www.techimage.com.br/blog/index.php/tag/textura-e-padrao-fotograficos/

https://www.lomography.com.br/magazine/185848-6-elementos-de-design-para-fotografias-deslumbrantes

--

--