Produção de Cartaz | A música no tratamento do AVC

Alexandro Junior
Representacao Visual School
2 min readAug 29, 2018

--

O IMIP(Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) é uma entidade filantrópica brasileira situada no Recife, Pernambuco, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. O instituto faz um tratamento utilizando ritmo para a recuperação na marcha de pacientes que sofreram um AVC e o projeto AVANT recolhe e analisa as informações dos mesmos. Para otimizar coleta de dados referente ao comprimento dos passos,velocidade e a cadência, o AVANT entrou em contato com o CESAR School para participar do programa de acessória dos alunos da graduação.

“O equilíbrio não é estável. É fluido.”

O AVC(Acidente Vascular Cerebral) causa danos ao cérebro devido à interrupção do fornecimento de sangue, parte do corpo torna-se visivelmente decaída, quase como um “lado morto”, trazendo uma dualidade física ao indivíduo.
Diante disso, o cartaz aqui apresentado, tenta trazer a tona o espectro mental de alguém que sofreu do AVC, com a cor preta mostrando o mesmo como um espaço vazio cujo brilho se corrompe em pequenos pontos aleatoriamente distribuídos no papel, enquanto a parte em roxo, faz analogia a uma mente ativa, uma mente que se mantém viva com sua própria luz.

É notável a “invasão” por parte das duas cores, uma na outra, através de ondas da mesma cor do tema que foram originadas. Esse foi o caminho tomado para mostrar que ambas possuem influência em sua parte oposta, a preta que aos poucos vai diminuindo enquanto sua contraparte segue um fluxo ascendente no ritmo das linhas brancas em movimento ondulatório, essas por sua vez, trazem um conceito não padrão do que seria a música se manifestando no psicológico do paciente.

--

--