Ritmo e equilíbrio

Lorenna Lira
Representacao Visual School
3 min readAug 28, 2018

--

  • Equilíbrio

O equilíbrio visual acontece, basicamente, quando os elementos de uma composição se compensam entre si, criando um resultado adequado entre harmonias e contrastes. O conceito de equilíbrio visual pode ser definido como “uma compensação mútua dos pesos ou das forças visuais que pactuam na configuração de um objeto” e, quando não atendido, o resultado é desarmonia, falta de proporções, dificuldades de leitura e a informação a ser passada pode não chegar devidamente ao destinatário.

No caso da imagem acima, pode-se perceber que o equilíbrio visual fica bem atendido uma vez que, se observarmos bem, os quadrinhos não tem o mesmo tamanho (os das extremidades são mais largos que os centrais), mas, mesmo assim, a composição permanece harmônica diante dos olhos do espectador, sem gerar nenhum desconforto pela desproporção. Além disso, a alternância entre o preto e o branco em cada quadro auxilia a composição como um todo a alcançar um contraste confortável.

No caso desta segunda imagem, o equilíbrio está na forma redonda que as mesas tomam quando associadas. Embora dando para perceber que o círculo não é completo (pelas linhas que limitam uma mesa da outra) a forma final consegue obter um equilíbrio harmônico, além das cadeiras estarem dispostas de forma complementar em quatro pontos da imagem. Apesar das separações, a composição não deixa de possuir uma harmonia confortável e característica do equilíbrio visual.

  • Ritmo

Em uma composição visual, o ritmo é a expressão de movimento dada pela repetição de alguns elementos. Ele conduz o olhar do espectador e cria nele uma tendência de percepção em acompanhar a direção sugerida, seja ela vertical ou horizontal. De acordo com as pesquisas realizadas, cada pessoa possui uma sensibilidade muito própria para perceber e criar ritmos visuais das mais diversas fontes de expiração, o que faz com que o maior desafio em conseguir um ritmo visual coerente está em trabalhar com os espaços de uma maneira tão dedicada quanto à forma.

Na imagem acima, a ideia de ritmo é proporcionada pela disposição harmônica das peças enfileiradas, carregando o olhar do espectador em linha horizontal da esquerda para a direita. Pela foto ter sido tirada no momento do início da queda das primeiras peças da fila, fazendo com que estas estejam levemente borradas, a composição consegue trazer um aspecto forte de movimento e sincronia, o que caracteriza o ritmo como elemento visual que compõe a peça.

--

--