Saku & Bunty | The Forgotten and the Forsaken | Exposição Criaturas e Sentimentos | Representação Visual / Semiótica | CESAR School

Para a criação do que eu iria expor junto com meus colegas da CESAR School, pensei em como iria utilizar uma criatura para representar um sentimento, sendo este o Medo, por ser algo que sinto constantemente, principalmente nestes dias, inspirado pela minha vó que possui Alzheimer, criei duas criaturas cujos medos para mim representavam o meu e o de minha vó, o de se esquecer de tudo ao seu redor e o de ser esquecido por alguém que ama. Logo então criei Saku, cuja breve história segue :

Saku é o grande amor de Bunty, porém um amor doloroso, que é moldado pela constante guerra entre seus medos e suas condições, Saku tem apenas um grande medo, esse é de esquecer de seu amor, Bunty. Saku um dia acordou com o que chamaram de “A Maldição Negra”, ele teve seu brilho removido e assim emite sempre escuridão de si causando assim um último sintoma.. Os dois têm condições peculiares que os moldam como criaturas, a de Saku seria que ao se relacionar com qualquer ser, o esqueceria após dormir, este é o motivo de Saku estar sempre com sono, sempre alerta, sempre se assustando para nem piscar o olho, já fazem 7 anos que Saku não dorme desde que conheceu Bunty, e nem por um segundo o seu medo diminuiu, medo esse que o motiva, pois sabe que o medo é tão grande quanto sua vontade de ficar com ela e assim não se permite descansar mesmo que por um segundo.. pois se o fizesse.. Dormiria, e isso para eles, poderia significar o fim… Mas Bunty com medo do que poderia acontecer com Saku se ele continuasse acordado por tanto tempo, o trouxe uma bebida para fazê-lo dormir, ela tinha um plano.. Escrever no corpo de seu amado sobre sua história e assim ser a luz que um dia Saku perdeu.

Logo em seguida veio Bunty :

Bunty sempre levou uma vida monótona, pois sua condição não a permitia viver como outras criaturas, apesar de ter nascido com um brilho ofuscante, com cabelos flamejantes, sempre se conteve e não se abria para ninguém por acontecidos do passado.. até conhecer Saku ao menos.. Foi então que percebeu o quão louco era o destino, alguém como Saku com sua peculiar condição foi logo encontrar alguém como Bunty, a criatura amaldiçoada por deuses antigos a ser esquecida por todos ao seu redor e assim se lembrar de todos que já amou, porém não receber isso deles, foi sua punição apenas por não amar ao antigo deus que a amou. Ao conhecer Saku notou que ele estava só, e não por opção, apenas por se sentir perdido sem saber nada ao seu redor, assim então Bunty se apresentou e lhe propôs um desafio, “irei me apaixonar por você, senti isso logo que o vi.. Você não é normal é ? Eu logo percebi.. Sua condição.. Ela me lembra de mim.. Não é algo muito bom mas eu sempre tento rir ! Vem cá vou te ensinar a viver, não que eu já saiba.. Mas contigo eu quero aprender.” Saku então acenou que sim, enquanto sentia uma semelhante sensação de nostalgia ao ver anotações em seu corpo…

De início tive bastante dificuldade de achar uma identidade para qualquer um dos dois, pois não os queria representados por imagens e sim por palavras, após encontrar uma arte que me lembrou bastante das criaturas que criei então resolvi encaixa-los como Saku e Bunty em minha exposição, mudando alguns detalhes de coloração, intensidade de escuridão em Saku e de claridade em Bunty e com a escolha específica do papel Canson por deixar as impressões com coloração diferente, com um tom de desenho a mão. Após escolher como iria representá-los então decidi que iria utilizar dos conceitos aprendidos como uma mistura de Composição com algumas leis da Gestalt para montar minha exposição, foi assim que decidi utilizar a lei da unidade, segregação e da unificação, onde iria dividir a exposição em 4 partes que na verdade juntas aparentam uma só, e ao mesmo tempo a imagem de Saku, a de Bunty e suas histórias estariam montadas de maneira que uma ficasse de cabeça para baixo em relação a outra, para que representasse o choque entre a vida de um e a de outro, os dois se encontram em uma situação absurda, de cabeça para baixo, porém juntos representam uma coisa só, Equilíbrio.

Da maneira que vejo a minha exposição, através do método Encoding/Decoding de Stuart Hall percebo que detalhes como o uso leve do carvão ao redor de Saku e as marcas de desgaste de cor feitos com o dedo que deram um tom mais claro em partes de Bunty podem passar como apenas uma característica pequena ou até despercebidos mas na verdade isso ocorre pela proximidade dos opostos, mensagem então que não citei com palavras e sim com pequenos detalhes, para que apenas quem tiver essa imaginação, essa percepção e curiosidade cheguem a esse resultado, assim então mirando em um público específico e mesmo assim deixando em aberto para outros acharem novos significados para isso assim como nenhum significado.

--

--