Yatagarasu: o corvo guia

A carta produzida, tem como conceito, mostrar a lenda e história acerca da fundação do Japão. No ano de 660 AC, há a história de que o Deus do Sol Amaterasu, enviou para a terra um corvo de três pernas, chamado Yatagarasu, que veio com o objetivo de guiar o então descendente dos deuses Amaterasu e Susanoo, que na época fazia uma expedição para Yamato, ponto estratégico essencial para fincar seu poder.

O cartaz tem como elementos, a figura do imperador Jimmu, esse o qual segura o seu famoso arco, onde em seu topo, se concentra o Yatagarasu, é possível observar que ao redor de Jimmu há alguns de seus subordinados. O cenário em questão, se passa na montanha a caminho a Yamato, onde devido a altitude que os personagens se encontram, as nuvens a frente camuflam parte da paisagem que se encontra abaixo das montanha a frente, no topo do cartão, o Sol se apresenta radiante.

Dada a lenda que envolve o imperador Jimmu e toda sua influência na história do Japão, na carta ele se apresenta como uma figura engrandecida, tendo como razão a sua colocação em uma elevação no precipício, dando a ele maior proporção a os soldados que o seguem, outro fator acerca da lenda no cenário, é o arranjo e a maneira de que o Yatagarasu está posto no topo do arco, onde a partir da sua inclinação para o Sol, acaba por conectar a sua concepção de guia com a ideia que o Sol apresenta de iluminar e o caminho do imperador ao ponto que ele pretende atingir, propondo a ideia do Yatagarasu como o guia á luz. Outro Conceito que o astro apresentado traz consigo, é a questão dele ser o simbolo do Japão, e a carta tendo como objetivo ilustrar o seu nascimento, utilizando assim esse simbolo como o clareador do caminho do imperador para a formação do país.

Na formação da carta, também foram utilizados elementos do design para implementar o cenário a ser passada. A cor vermelha presente em quase a totalidade da ilustração, é utilizada para representar a excitação,chama e poder presentes nos personagens (os dois indivíduos, sem a cor vermelha na vestimenta, se da pela inferioridade na hierarquia) que estão em busca da terra pretendida, e na imagem do Sol, que na definição mais básica acerca desse, pode ser considerado uma bola de fogo. Ao que envolve a escala, como citado anteriormente, a proporção do imperador Jimmu e Yatagarasu quanto aos outros, mostra uma grandiosidade desses, essa mesma, é ligada com o tamanho e posicionamento do Sol, que aparenta estar mais próximo do corvo e inferior ao seu tamanho original, dando a ideia de uma associação do corvo com o Sol, o elemento de escala também foi utilizado para ilustrar as montanhas, dando a elas, a real noção de distanciamento do local que o protagonista está. Outro elemento utilizado, foi a textura, que acabou por mostrar-se nas montanhas, onde foram feitos pequenos pontos, para dar a textura de uma vegetação, contudo, distante do olhar do espectador, no Sol também foi empregado tinta, para atribuir uma ideia da superfície desse, no céu da cena, foi usado giz de cera, para tentar reproduzir o amanhecer, que remete ao nascimento de outro dia.

--

--