Como atualizar seu LinkedIn durante a transição de carreira

Thalita Aureliano
reprogramabr
Published in
2 min readJan 23, 2020

Principalmente na área de tecnologia, existem inúmeros profissionais que migraram de carreira. Não é difícil encontrar profissionais que estudaram artes, ciências biológicas e humanas entre os novos e futuros super coders!

Mas costuma rolar aquela insegurança e dúvida, né? Afinal, como eu apresento os anos de experiência que eu tive em outra área? Faço de conta que eles não existiram e deixo lá um gap na minha linha do tempo? Não, não!

Esse guia vai te ajudar a organizar suas informações. Tá preparada? Bora!

Photo by LinkedIn Sales Navigator on Unsplash

O que colocar na Headline (descrição)?

Se você está preparando seu currículo para enviar para uma vaga de desenvolvedora, provavelmente você já fez algum curso e sente que está preparada para pelo menos ir desenvolvendo suas habilidades. Nesse caso, se você fez um curso de backend, por exemplo, pode colocar “Backend Developer”.

Mas aí você pode pensar: “mas eu ainda não tenho um emprego! Devo mesmo colocar isso? Pode sim, porque você já sabe desenvolver, só falta aquele recrutador sortudo encontrar você agora! Esse título vai te ajudar a ser encontrada pelas ferramentas de busca dos recrutadores.

Por que o Resumo é seu melhor amigo?

Porque é aqui que você vai explicar porque você está migrando de área! Conte um pouco sobre você, o que aprendeu trabalhando na área X e o que te levou a escolher a área Y para trabalhar.

Tente destacar quais foram as habilidades desenvolvidas na sua área de atuação anterior e mostre porque essas habilidades podem ser o seu diferencial!

Por fim, fale um pouco do que você vem aprendendo relacionado a sua nova área de atuação e um pouco do tipo de vaga que você está buscando.

O que colocar em Experiências?

Aqui, o mais importante é como você está descrevendo cada experiência. Lembre-se: suas habilidades desenvolvidas falam muito mais do que uma simples descrição das tarefas que você realizava.

Educação

Mantenha seus dados de formação acadêmica na sua antiga área de atuação, mas lembre de adicionar os cursos que você tem feito referentes à sua nova área, inclusive os cursos online!

Por último, mas não menos importante

Trabalhe na sua confiança. Mais importante do que o que está escrito em seu LinkedIn, é ter muito bem resolvido consigo mesma a razão pela qual você está fazendo essa transição. Isso vai te ajudar a se apresentar com confiança quando as suas oportunidades para entrevistas vierem.

E lembre-se “Yes, you can do it girl!” (SIM, VOCÊ PODE FAZER ISSO GAROTA!).

--

--