Como elaborar uma boa lógica de programação

Os passos essenciais que toda programadora deveria saber para montar um algoritmo de sucesso!

Mayara Manso
reprogramabr
3 min readJan 28, 2020

--

Photo by NESA by Makers on Unsplash
Duas pessoas conversando sobre o código

Lógica de programação é a elaboração de uma sequência finita de ações, que serão lidas e executadas pelo computador, com o objetivo de solucionar um determinado problema. A essa sequência de ações chamamos de algoritmos.

Entender isso é moleza. O problema é elaborar um algoritmo de programação que tenha uma sequência de ações claras e concisas. Eu sei que dá vontade de sair codando desesperadamente, mas calma! Elaboramos algumas etapas para não ter (tanto) desespero!

1. Entender o problema

Parece bobo, mas muitas vezes olhamos somente para uma solução. Existe uma infinidade de soluções para o mesmo problema, por exemplo: eu quero fechar uma porta. Podemos fechar a porta com a mão, com o pé, pedir para alguém, entre outras muitas opções. Mas estamos perto da porta? Qual o tipo da porta? O que é preciso para fechar? Como ela fecha? Qual é o melhor método? O que é preciso? Essa última pergunta nos leva ao segundo passo.

Mulher digitando e falando que o computador diz não.

2. Ter as ferramentas capazes de resolver o problema

Isso significa que não adianta você querer fechar a porta se você não está no mesmo cômodo em que a porta a ser fechada se encontra, se não existe ninguém por perto, se a porta tem problema e não fecha, se ela fecha de uma maneira muito diferente etc.

Ou seja, não adianta elaborar um algoritmo para fechar a porta em Java se a porta só entender JavaScript. É preciso procurar entender como vamos solucionar o problema. E é nesse momento que entra a maior parte da jornada de uma programadora, estudar! Eu sei como funciona a porta? Eu sei fechar a porta? Eu tenho o que é necessário para fechá-la? Se conseguimos responder “sim” para todas essas perguntas, vamos para a terceira etapa.

Homem confuso mexendo as mãos

3. Elaborar uma sequência de instruções para a solução do problema

Você já entendeu como funciona o mecanismo de fechamento da porta e sabe o que é necessário para fechá-la. Agora vamos colocar como um passo-a-passo, ou seja, vamos elaborar um pseudocódigo.

  1. A porta está fechada?
    Se sim, não precisa fechar a porta. Se não, siga para o próximo passo.
  2. Você está no mesmo cômodo da porta?
    Se a resposta para a pergunta for positiva, siga para o passo 3. Se for negativa, não tem como fechar a porta com esse programa.
  3. A porta está longe de você?
    Se sim, ande até ela. Se não, vá para o passo seguinte;
  4. Estique o braço até a maçaneta;
  5. Segure a maçaneta até o passo 9;
  6. Puxe a maçaneta para baixo e segure ela nessa posição;
  7. Empurre a porta até ela fechar totalmente;
  8. Puxe a maçaneta para cima;
  9. Solte a maçaneta;
  10. Pronto, a porta fechou!
Gif de uma mulher fechando a porta feliz

Depois de fazer todos os passos, agora sim, vamos codar! Aqui também vale a regra de estudar, caso você não souber a sintaxe da linguagem de programação que você vai utilizar. Existem vários sites que são muitos bons e que nos salvam muito nesse momento de desespero! Para listar alguns:

Depois de codar vamos executar esse algoritmo em um programa e colocar ele para rodar. É nesse momento que aparecem os bugs, os erros que não vimos quando codamos. Mas isso é normal e faz parte do processo. Caso erros apareçam, é só debugar e stackoverflow neles !

Pronto! Feito esses passos, a chance do seu código estar muito melhor estruturado e você conseguir executar um programa sem erros será de 99%! Não atestamos 100% de eficácia, porque nada na vida é 100% :)

That’s all folks!

--

--