Hackatona {reprograma} — se não for pra ganhar, nem saio de casa

Como a expectativa pode se transformar na mais intensa e divertida realidade.

Daniela Beleze Karasawa
reprogramabr
4 min readMar 20, 2019

--

Antes de contar minha experiência, eu já deixo o recado: Amiga, vá na próxima Hackatona, por favor. Sem medo, preencha o formulário e aguarde a confirmação (e fique ligada na caixa de Spam)!

Hackatona + Maternidade

A Hackatona da {reprograma} foi um evento cheio de abraços, de sorrisos, de surpresas e de desafios.

Em especial, eu propus à própria Hackatona (sou dessas): levei meu bebê de 1 ano e 8 meses e o maridão pra cuidar dele, consciente de que todos nós iríamos virar a noite no evento.

Marido e bebê aprovaram até o tapete incrível e fofo do Nubank (não posso opinar, porque não dormi).

Foram 3 mochilas com roupas, fraldas ecológicas, brinquedos, um carrinho e até um colchonete. Minha Vanellope von Schweetz (sim, meu carro tem nome!) chegou lotada e ficou no estacionamento do Nubank nos esperando.

Café da manhã rolando, eu mal conseguia comer. Amigas que fiz já pelo “grupo do zap” empolgadas por eu ter levado a família toda. Muitas conversas, muitos sorrisos, muitas trocas.

E muito enfrentamento. A palavra que mais ouvi de outras mulheres mães foi “saudade” e, a cada conversa, meu coração sofria por ver aquelas mulheres tão decididas e ao mesmo tempo tão doloridas por estarem longe de seus filhos. Muitas disseram “Amanhã trago o meu bebê!” — e trouxeram.

Escolhendo a equipe

Café sem açúcar tomado, bora formar os grupos. Encontrei minha professora Caroline Silva da {reprograma} numa mesa. Fiquei por ali mesmo. Fiz a inscrição como Negócios, pois ainda não me sinto pronta para assumir um posto como Dev.

E foi assim, a cada minuto ali, que minha vontade e garra foram crescendo com uma equipe de mulheres incríveis, poderosas, decididas e com características que nos complementaram (gratidão, Carol, Evellyn, Carmem e Renata).

Hackatona é estratégia pura

Estudei antes de chegar na Hackatona (olha a dica, amiga!). Li o regulamento muitas vezes, pesquisei os temas e escrevi algumas ideias na agenda.

Foi esse rascunho que usei para abrir as discussões. Seguimos um caminho com mentorias sensacionais e muitas ideias que já nos deram um rumo para momentos futuros da nossa plataforma web.

Comida, música e diversão

Tudo delicioso. Marmitinhas caprichadas, pizza na madrugada, música. Impecável, mas…

A gente queria trabalhar no projeto. Encontramos um espaço vazio e silencioso. Fomos para lá e a noite passou assim, voando.

Pitch com piti

Na tarde de sábado, havia pedido para a equipe para fazer o pitch. Escrevi o texto na madrugada de domingo e durante a manhã teríamos uma oficina.

Carol ficou com a parte técnica e eu com a apresentação do negócio. Tinha 2 minutos para fazer os jurados acreditarem na gente, Carol tinha 1 minuto.

A pré-banca já deu uma noção que estávamos no caminho certo (tem que fazer o pitch 2 vezes, gente! Pensa num desespero!).

A final

Foram 19 equipes formadas por mulheres arrasadoras, 8 equipes foram para o palco principal mostrar seus produtos para todas e para os jurados.

Nós estávamos na final! Peguei o microfone e pensei “não vim até aqui pra não conseguir. Não vou perder essa chance!”.

Nos agradecimentos, a coisa mais maluca aconteceu. O Abraão Sena, da Shawee, fez menção às mães do evento e perguntaram do meu bebê. Meu marido entrou no minuto exato que isso era dito e o evento inteiro aplaudiu. Desabei. Eu queria ganhar o primeiro lugar? Claro! Mas ali eu já tinha ganhado um prêmio enorme: tocar aquelas pessoas, ver vários bebês pelo evento naquele domingo tão especial.

Fui abraçar meu filho e fiquei longe da minha equipe. Outros agradecimentos e eu agarrada naquele corpinho dizendo “Me chama! Me chama!”. Quando Mariel anunciou foram lágrimas e mais lágrimas de alegria, exaustão, de tudo!

A Hackatona Reprograma foi o evento mais sensacional que participei até hoje. E quando penso nesse final de semana só sinto a força e a paixão que cada mulher tem quando lhe abrem uma porta.

Para saber mais sobre a equipe vencedora, siga a gente no Twitter @DindinPraElas

Fotos: arquivo pessoal

--

--

Daniela Beleze Karasawa
reprogramabr

Back-end Developer | Java | Python + Mercado Pago + Data Science Enthusiastic + Alumni {reprograma} + Vencedora da 1ª Hackatona Reprograma