JavaScript para quem sabe nada de JavaScript

Quer entrar no mundo da programação e não sabe por qual linguagem começar? Vem de JavaScript, sim!

Kelly
reprogramabr
4 min readJul 12, 2019

--

Photo by Christopher Robin Ebbinghaus on Unsplash

“Mas Kelly, por que Javascript?” Bom, três coisas me fizeram ir para JavaScript:

1. Eu gosto muito de Front-end, já entendia bem HTML e CSS, então naturalmente iria pra JS.

2. JS é uma linguagem bem versátil e com uma curva de aprendizado que eu considero uma das mais tranquilas. Felizmente (ou infelizmente) é fracamente tipada (linguagens tipadas usam variáveis com tipos específicos).

3. O melhor de tudo: com o crescimento da linguagem, há uns anos o JS roda no Back-end também! Com o amorzinho Node.js! yeeeeeey!

Como eu queria ter conhecimento dos dois lados (front e back) e JS está crescendo muito mais do que eu imaginava, achei válido investir. Valeu muito a pena!

Tá, agora que eu já te convenci a aprender JS (espero que sim, hein!), por onde começar?

Eu sou a louca dos cursos EAD com muito orgulho, então vou deixar aqui tudo o que me foi e está sendo útil nessa jornada. São muitos sites legais e gratuitos (às vezes nem tudo gratuito, infelizmente!).

1. Curso em Vídeo

Não podia deixar de começar falando da pessoa que me introduziu na programação, com o curso simples de HTML: Gustavo Guanabara e o seu maravilhoso canal Curso em Vídeo!

Guanabara tem uma das melhores didáticas para quem está começando do zero, cru mesmo! Ele explica tudo muito detalhado e recentemente lançou um curso de JS ❤ já abordando ES6! Além disso, tem um ótimo curso de Lógica de Programação no canal, que eu considero ser extremamente importante até antes de aprender uma linguagem. Bora lá ver!

Acessar curso de JS: Aqui

Acessar curso de Lógica de Programação: Aqui

2. Udacity

Udacity é uma plataforma EAD de fora que ensina diversas áreas da tecnologia. Acho a didática deles incrível, exatamente o tipo que amo: vídeos curtos e direto ao assunto.

Eles possuem formações/cursos pagos, mas tem muuuuito conteúdo gratuito. Alguns cursos mais famosos (os de JS risos risos) têm legenda nos vídeos e o conteúdo traduzido para PT-BR! Mesmo que você não saiba inglês, pode aprender, sim!

Os cursos são compostos de: vídeo aulas, quizzes, conteúdo escrito sobre o tema da aula. Tudo muito completo e — um dos meus preferidos — free!

Página com todos os cursos da Udacity: Aqui

Ali do ladinho esquerdo você filtra por “Free courses” e aproveite! ❤

3. freeCodeCamp

Assim como Codecademy (que falarei abaixo), o freeCodeCamp é em inglês e com exercícios práticos que você coda no próprio site. Na verdade, o freeCodeCamp tem apenas exercícios. Acho ele ótimo para por em prática toda a parte teórica que for estudando em JS, são mais de 300 exercícios!

Uma coisa legal: eles têm formações gratuitas e com certificado ❤. Não é só de JS! Tem exercícios voltados para front-end com HTML/CSS/Responsive Design, e outras áreas também!

Deixo como dica também o canal deles, com vídeo aulas muito boas, de diversas linguagens. Vale a pena conferir!

Página da freeCodeCamp: Aqui

4. Learn JavaScript

É um site muito interativo onde você pratica com exercícios, mas também acessa um conteúdo complementar para leitura. Você pode marcar o que considera mais importante (tipo um marca-texto em um livro) e fica tudo salvo bonitinho para rever depois.

É um projeto muito legal, feito por uma galerinha show do Github. Ele é gratuito até certo momento, mas o conteúdo gratuito é de grande ajuda para quem está começando!

Acessar site do Learn JavaScript: Aqui

Ah, eles fazem todas as seções de estudos serem como níveis de um jogo, onde você recebe recompensas por terminar. Um amor, né? ❤

5. School of Net

Plataforma EAD brasileira! Eles têm um curso de JS Básico que aborda: variáveis, condicionais, laços de repetições, funções, escopo e outras coisas. Tudo isso é muito importante para quem ta começando, só vamos! ❤

Acessar curso de JS da School of Net: Aqui

Detalhe, eles têm outros cursos gratuitos, dê uma olhada no site!

6. Codecademy

Maravilhoso, ensina diversas linguagens e as aulas são com exercícios práticos que você coda na própria plataforma. Infelizmente é inglês, mas faz um esforço, amiga! Usa Google Tradutor, você consegue! ❤

Outra dica plus: aprendam inglês! Excelentes conteúdos de programação, na maior parte das vezes, estão em inglês, não tem como fugir… :/

Acessar o site da Codeacademy, direto nos cursos de JS: Aqui

Agora eles têm alguns cursos pagos, mas não se preocupe, o site permanece com ótimos cursos free. Dê uma olhada!

Bom, para contribuir com o aprendizado dessa linguagem amorzinho, deixo esses seis sites que me ajudaram e ainda ajudam muito!

A maior parte deles têm outras linguagens e, apesar de eu ser uma evangelista de JS, digo: dê uma olhada nas outras linguagens também. Conheça o máximo que puder da área de TI antes de focar 100% em algo, para evitar ficar perdido (eu mesma que fiquei quase 1 ano tentando abraçar o mundo de TI e aprendi um total de 0 coisas).

Boa sorte nos seus estudos e qualquer coisa tamo aí! ❤

--

--

Kelly
reprogramabr

Eu já atuei como Front & UI. Agora eu atuo com Cloud, voltado para Segurança, que mudança, não?