Testemunho de crianças: o apoio de cães treinados

De que maneira colaborar no depoimento de crianças em audiências judiciais?

Cartas do Litoral
Palavras em Transe
3 min readMar 5, 2017

--

Em maio de 2015 um cão treinado a serviço da polícia canadense ajudou criança vítima de abuso sexual durante seu testemunho judicial.

Foi a primeira experiência desse tipo no Canadá, embora essa prática já estivesse em uso nos EUA.

Segundo a matéria do jornal The Independent, Caber, labrador que atua na polícia da região de British Columbia, permaneceu junto à criança que reiteradamente interagiu com ele ao longo do testemunho.

O treinador de Caber confidenciou aos repórteres:

While testifying, the child bent down several times to pet Caber, which appeared to refocus and calm her…

Caber foi treinado para trabalhar com vítimas e está na polícia desde 2010.

O Washington Post também publicou matéria sobre o assunto. Ali é esclarecido que o procedimento que envolveu o cão, a vítima e o seu testemunho teria sido o seguinte: a criança conhecera Caber alguns meses antes de seu testemunho e ele a acompanhou em todas as entrevistas que antecederam o testemunho propriamente dito. Depois disso, o promotor de justiça solicitou ao juiz que Caber acompanhasse a pessoa de apoio, i.e., alguém designado para estar junto à criança durante o depoimento, sem, contudo, poder interferir no procedimento de modo algum. Desse modo, Caber estaria ao alcance da criança, se necessário. Aparentemente nem todos os exemplos do uso de cães treinados para o apoio de testemunho de crianças incluem a pessoa de suporte.

Vale esclarecer que a pessoa de apoio é prevista em legislações como as do Canadá e do Reino Unido, além de expressamente citada na Resolução Ecosoc 2005/20, do Conselho Econômico e Social da ONU. É esperado que ela forneça suporte emocional para a criança antes, durante e após o testemunho. Estima-se que esse acompanhamento colabore de modo decisivo para reduzir o estresse e a ansiedade, incrementando a confiança e a percepção de segurança da criança. Em linhas gerais, são as mesmas expectativas que marcam o uso de cães treinados para o apoio de crianças em seus testemunhos.

Ainda segundo o Washington Post, em 2015 o Canadá contava com seis cães treinados para essa finalidade e os EUA, 78.

Leia mais sobre o assunto:

http://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,sete-em-cada-dez-funcionarios-acham-que-pets-no-trabalho-geram-mudanca-positiva-diz-pesquisa,70001855849

Leia também:

  • Uma versão modificada foi publicada originalmente em Interface Psicologia e Justiça em 2015.

[Atualizado em 18/07/19]

--

--